quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Textos - Preço Médio 2

Postagem na Eike Pobre. Software tem que ser de graça.


Nos últimos dias andei trabalhando com as ações da GFSA3 (conhecida também por Gafezes... kkkk). Gostaria de mostrar o que foi feito, para justificar o que eu queria dizer no post Textos - Preço Médio.




Se não estiver visível, solicito que clique na imagem.

Como podem ver na tabela acima, segurei a ação do dia 01/10/2012 até o dia 15/10/2012. Olha, esses dias eu tive que ter bagos de aço, pois o prejuizos ultrapassaram os R$400,00... Mas segurei firme e realizei lucro em 4,55, com lucro de R$15,97. Podem dizer que é pouco, mas... Lucro é sempre lucro.

Agora vamos ao eu estou querendo dizer a tempos: reduzir o preço médio.

No dia 17, recomprei as mesmas ações a 4,43. Quando vendi as ações no dia 15, fiquei com 2730 - 8,03 = R$2721,97. E recomprei dia 17 a R$2658,00 Ou seja, tive um fluxo de caixa de R$63,97. Na prática, não é a mesma coisa que receber dividendos? Sei... No caso do dividendos não temos custos nem trabalho... Mas também não temos dividendos na mesma frequência que essa operação é possível de ser realizada.

Com todas as operações, descontadas as corretagens, no dia 17 eu tive um lucro de R$53,13.

Imaginando que eu não tivesse operado (seguindo as recomendações dos B&H), o lucro da operação seria de : R$42,00. Lucro total de R$11,13. Não riam, pois esses são os primeiros testes e estou usando isso para aprender e pegar as manhas.


Fui eu quem ensinou o Eike Rico 
a fazer essa operação lucrativa!

100 comentários:

  1. Eike, me diga uma coisa... Como devemos raciocinar com relação a um lucro pequeno versus o IPCA do período? Ou mesmo comparar lucros pequenos em ações com operações de RF? O que vc pensa a respeito? Abraços, seu amigo CuRiOsO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria meio complicado fazer esses cálculos em cada operação.

      Esses cálculos todos só podem ser feitos no final do mês, nas prestações de contas (balanço).

      Excluir
    2. Claro, concordo... mas pergunto para o final do mês mesmo. Acha factível? Interessante? ou seria melhor uma avaliação trimestral ou mesmo semestral disto, já que a bolsa oscila muito? CuRiOsO

      Excluir
    3. CuRiOsO, isso vai de vc.

      A bem pouco tempo atrás eu fazia um controle semanal do meu patrimônio.

      Dei um tempo porque a contabilidade estava dando desânimo com as perdas... kkkkk

      Mas o período vai de vc.

      Excluir
  2. Eike, não fiz as contas, mas seguindo seu raciocínio, esses preços médios seus parecem errados para fins de recolhimento do IR!
    Aposentando em 2038

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposentando em 2038, para efeito de imposto de renda eu fiz um Day trade de R$41,42.

      Sinceramente eu não tenho a menor idéia de como vou declarar isso ano que vem... kkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Ano q vem?

      Eike, se tiver imposto a ser recolhido, tem que ser no mês seguinte ao das operações. A declaração é só ano q vem, mas o recolheminto é sempre no mês seguinte.

      Aposentando em 2038

      Excluir
    3. Não tem problema Aposentando em 2038, eu estou no prejuizo.

      Excluir
  3. Eike,

    São coisas diferentes ao ponto de vista de, imposto de renda, trabalho, custos e afins, você fazer trades mais longos com dividendos.

    Agora se você está olhando o montante monetário, ai sim, são iguais, pois ambos são lucros. Assim podemos equiparar uma pessoa que usa trades longos, trades curtos, opções, mercado a termo, commodities, e até comprando e vendendo pipoca, afinal, lucro é lucro.

    Antes de se fazer comparações entre duas coisas distintas, devemos parametrizar o que você quer equiparar. Se for lucros por um determinado tempo, sim, ambos são iguais, se for equipará-los entre lucro por tempo de trabalho, não são nada iguais. Essa é uma dica que eu dou para mostrar melhor o que você quer dizer quando faz comparações. Isso não só nos investimentos, mas em qualquer conversa. Há uma diminuição nos erros de interpretação quando fazemos isso.

    ^^

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estagiário, eu entendo o seu ponto de vista. Vc quer fazer uma contabilidade mais minuciosa. Assim fica mais fácil identificar falhas e promover correções.

      Mas a minha proposta é de fazer uma contabilidade simples no começo e ir aperfeiçoando no decorrer do tempo.

      Uta!

      Excluir
  4. os custos de R$6,29 estão considerando corretagem da ordem de compra e de venda? quanto a sua corretora ta cobrando por ordem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu considero todos os custos. corretagem, ISS, Imposto de Renda, Emolimentos, etc.... Somo e divido pelo número de operações no dia.

      A Mirae cobra R$2,90 por corretagem + R$6,90 mensais fixo, independente de ter ou não operado.

      Excluir
  5. sobre o preju de R$400, isso dá uns 14% de queda, voce ta trablhando com algum stop ou limite de perda?

    achei que 14% é muito, tipo comprar e rezar pra subir, sem nenhum limite pra sair, de proteção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não coloquei Stop não. Estava monitorando. Se o IBOV fosse ladeira abaixo eu me livraria das ações. Mas percebi que era uma especulação específica na Gafisa e segurei.

      Poderia ter me lascado. É um risco que eu preferi correr.

      Crianças, não façam isso em casa... kkkkk

      Excluir
    2. Eike, veja o que você escreveu: "Se o IBOV fosse ladeira abaixo eu me livraria das ações. "

      Na real, a ação foi ladeira abaixo e vc não se livrou delas.

      Você correu um risco imenso por nada. Arriscou a perder mais de R$ 400,00 pra no final ganhar R$ 15,00. Vale a pena?

      Acho que está te faltando definir um setup claro. Falta também um controle de risco. Não vejo você fazendo controle de risco. Você arriscou perder R$ 400 pra ganhar R$ 15 em um papel ruim...

      Tá na hora de rever seus métodos. Tire uns dias do mercado e use-os para estudar alguma coisa. Em um mês, nesse ritmo de trades de R$ 10,00 vc vai deixar de ganhar uns R$ 100 ou R$ 200 no mês. Mas no mês seguinte, com mais conhecimento, vai recuperar isso rapidinho.

      Excluir
    3. Aposentando em 2038, eu não coloquei no blog todos os trades que realizei no mês, mas na Gafisa eu tive lucro líquido de R$81,26.

      Quando eu falo que o lucro foi de R$15,00, estou fazendo um comparativo entre operar e não operar.

      Mas eu diversifiquei um pouco ela. Comecei o mês com 1000 ações e vendi um pouco, comprando ações da PDG.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Essa sua coretora Mirae presta??? Estou querendo diminuir meu custo de corretagem, a Banif esta muito cara para mim.

    Operário Invest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Operário Invest, eu dou nota 8,00 para a Mirae.

      Ela cobra 2,90 por corretagem, independente do valor. Mas cobra ISS e emolumentos a parte. Mas deu para ver que o custo ainda assim fica baixo.

      Qualquer dúvida é só chamar.

      Excluir
    2. Todas as corretoras cobram ISS e emolumentos a parte?

      Excluir
    3. Emolumentos sim, é cobrado a parte, pois é uma tarifa paga à Bovespa. Já o ISS nem sempre. A Bradesco Corretora por ex. cobra no mínimo R$10,00 por dia de corretagem, mas o cálculo mesmo é uma porcentagem da operação.

      Excluir
  7. Eike,

    olha o q vc colocou no final do texto:

    "Imaginando que eu não tivesse operado (seguindo as recomendações dos B&H), o lucro da operação seria de : R$42,00"

    Desde quando B&H é pra OPERAR papel? B&H por 20 dias???????

    Cara, tu tá misturando tudo... já não sei mais o que escrever por aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está ficando doido dimarcinho, só pode.

      Talves a sua dúvida tenha vindo de " o lucro da operação seria de : R$42,00".

      Quando eu escrevi isso, não estava dizendo que era realização. Estava dizendo que o lucro estava em R$42. Assim como o último trade está em lucro de R$11,71.

      Excluir
    2. Vc q escreveu "recomendações dos B&H"

      É recomendado ficar com o papelo por ANOS. Como vc me escreve comparando com um papel que vc tem menos de 30 dias?

      Vc está misturando as metodologias completamente!

      Excluir
    3. Vc concorda que os B&H mandam segurar, não concorda? Então cabe no contexto.

      Excluir
    4. Segurar por 10 anos!!!!!!!!!!

      Segurar por 20 dias NÃO é recomendado !!!!!!!!

      Excluir
  8. Caro Eike,

    Acredito q vc corre muito risco pra pouco lucro.
    EM primeiro lugar a empresa escolhida nao é das melhores.
    Depois a ação cai +- 14%, depois sobe +- 18%, pra vc ter um lucro de 1% apenas.
    Isso pq vc não tem um plano de controle de danos.
    O q vc fez, foi baseado em "achismo" e teve muita sorte. Isso tem tudo pra nao dar certo.
    Acredito q um pensamento em B&H nao se aplica a este papel.
    Em sendo assim, vc deveria ter saido no inicio da queda e ter retornado na subida. Essa eh a teoria q deve ser buscada na pratica.
    Percebo q muitas pessoas q escrevem por aqui querem te ajudar.
    Procure rever seus conceitos. Abra a cabeça. So quem tem a ganhar eh vc.

    Ate,

    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, aqui não tem nenhum achismo.

      A ação da Gafisa está em tendência de alta e é muito volátil. Logo, se ela derreteu em poucos dias, ela vai subir que nem um foguete em poucos dias também.

      Eu quero que me mostre aonde eu escrevi que estou fazendo B&H na Gafisa. Eu escrevi sim, que se eu não tivesse operado como os B&H fazem, o lucro seria de R$42,00.

      Vc como todos os outros tem que parar de interpretar os meus textos. Eu tendo a escrever "ao pé da letra", culpa do Asperger.

      Obrigado pela atenção Ricardo.

      Excluir
    2. Eike,

      Nao disse q vc tava fazendo B&H.
      Eu disse q na minha opniao este papel nao presta pra fazer B&H e por isso, diante de uma queda acentuada o ideal e minimizar as perdas e retornar durante a valorizacao.
      E nao ver ela cair 14% depois rezar, ver ela subir 18% e so ganhar 1%. Vc correu muito risco por muito pouco.

      Foi so isso.

      Ate,
      Ricardo

      Excluir
    3. Eike
      vc poderia colocar o grafico da GFSA e onde está enxergando a tendencia de alta?
      pela ferramenta q utilizo ela aparece como indefinida com tendencia a baixa suave, queria entender melhor seu metodo
      bjs

      Excluir
    4. Ricardo, eu também acho que ela é uma porcaria para B&H. Eu só faço Swing Trade.

      Quem te falou que eu fiquei rezando para ela subir? Eu sabia que ela subiria na mesma velocidade que ela caiu.

      Só fui um pouco apressado para vender, mas eu sou jovem, eu aprendo.

      Desculpe qualquer coisa. Um abraço!

      Excluir
    5. Eike,

      Nao existe garantia de nada.
      Se o papel caiu, nada garante q ele vai subir.
      Nada mesmo. Se fosse garantido era facil.
      Era so esperar uma queda e pronto. Vc vendia tudo, pegava dinheiro emprestado, vendia a sogra o papagaio e comprava tudo do papel.
      Ai quando "garantidamente" ele subisse, era so vender com um super lucro e com a grana comprar o papagaio de volta! A sogra, so com um bom desconto!

      Ate
      Ricardo

      Excluir
    6. "Eu sabia que ela subiria na mesma velocidade que ela caiu."

      Frase assustadora!

      Excluir
    7. Ricardo, se nada é garantido, então para que investir em Renda Variável? Para que namorar, para que viver?

      Afinal, para que eu vou xavecar uma menina se ela pode me dar um fora? Para que eu vou numa entrevista de emprego ou fazer um concurso público? Eu não tenho garantia nenhuma que eu vou passar...

      Eu acho que eu não sou o único Asperger aqui na blogosfera....

      Excluir
    8. dimarcinho, se vc é uma viúva cardíaca, eu não posso fazer nada... kkkkkkkkkkkk

      Vc está parecendo a Regina Duarte em 2002... "Tenho Medo" kkkkkkkk

      Excluir
    9. Eike,

      vc tem bola cristal pra dizer que SABIA (com toda sua certeza) de q o papel iria subir???????

      Excluir
    10. dimarcinho, o que eu acho engraçado é que vc, com todo e seu vocabulário técnico, cálculos complexos e tudo mais está com rentabilidade de -4,5% no patrimônio.

      E eu, com toda a minha simplicidade técnica ( pareço estar num playground, como colocado pelo Troll) tenho rentabilidade de -0,5%...

      Pela sua empáfia dimarcinho, sua rentabilidade deveria estar no mínimo uns 30%...

      Um abraço! kkkkkk

      Excluir
    11. Eike,

      novamente persistindo no erro de comparar rentabilidades de curto prazo?

      Façamos o seguinte. Esqueça TUDO q eu falei pra vc. Continue fazendo o que vc quer. Volto aqui em 3 anos, ok?

      Aí vamos ver.

      Excluir
    12. AH! Um detalhe: estou trabalhando pelo sistema de cotas; vc já reparou como a minha carteira performa individualmente?

      Se não fossem os aportes periódicos, que dado o nível da minha carteira ainda em estágio inicial ele fazem muita diferença, a carteira estaria performando em torno de +12%

      Mas veja a carteira do G65... passou muito tempo perdendo para o CDI, pegou o ano de 2011 q foi péssimo, mas com menos de 3 anos ela já pegou o CDI...

      Eike, eu não me acho melhor do que ninguém. Estou fazendo o que todo mundo aqui está tentando: ajudar vc!

      Suas técnicas já foram realizadas por diversas pessoas e todas elas se deram mal.

      Lembra qdo vc começou a operar? Estava dando certo e eu sempre falei pra vc não se empolgar, pra estudar e tudo mais.

      Não deu outra: tu tomou um ferro feio e postou o famoso "Pausa no blog", perfeitamente complementado pelo Troll "ferro nos trades"

      Vc faz trades totalmente errado, não está fazendo controle de risco e utiliza justificativas como "ela é um bom medidor do mercado pois fabrica embalagens"

      Pelo amor de Deus, cara !!!!!!!

      Vou voltar no Gitman: já pegou pra ler ?

      Excluir
    13. dimarcinho, o "Pausa no blog" não está diretamente relacionado aos ferros que eu levei nos trades.

      A sequencia de raciocínio correta é a seguinte: Descoberta do Asperger, ferro nos trades, "Pausa no blog".

      Imagina a seguinte situação: vc passa uma vida inteira tomando no C* sem saber o motivo. De repente, vc faz uma pesquisa no Google e descobre porque vc sempre se ferrou. Vc vai se desestabilizar, é normal. Tanto é verdade que até a descoberta do Aspeger eu estava com lucros de R$700,00 nos trades em agosto. E terminei com lucros de menos de R$400,00.

      Agora esse seu cálculo de com aportes, retabilidade de -4,5% e sem aportes +12,5% vc chutou o balde. Vc andou tendo aula de matemática com o Galvão Bueno? kkkkk

      Excluir
    14. Eike,

      pega os papéis da minha carteira lá no blog.

      Monta uma carteira com 10% em cada (incluindo Eter3).

      Verifica qual seria a rentabilidade da carteira.

      Aposto que de matemática entendo muito mais q vc...

      Excluir
    15. Dimarcinho, se vc tivesse vergonha na cara vc nem vinha discutir comigo.

      Compra a CMIG3 a 34. Ela estava com preços acima do topo do Ibovespa de 2008, sem nenhuma explicação plausível. Ela começou uma queda livre ( e o senhorito fica arrotando em "controle de risco") e não tomou nenhuma providência.

      Vc é um fanfarrão, pede pra sair!

      Excluir
    16. Vou comprar mais Cemig amanhã !!!!!!

      E no outro mês! E no outro! E no outro!

      Vc não entendeu PORRA NENHUMA do que é investir no longo prazo ainda.

      Excluir
  9. tua corretora te ama :P
    sem falar o tempo gasto e stress em frente ao HB p o total de lucro, mas se está se divertindo, bele :)

    Não esquece de recolher a DARF do daytrade no prox mês!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom alguém avisar pro Eike que o IR referente a operações de day-trade e o IR referente a operações "normais" são recolhidos e calculados de maneira diferente.

      Prejuízo em operações normais não isenta IR de day-trades com lucro, e vice-versa.

      Excluir
    2. Anônimo. estou no prejuizo nas duas frentes, Não se preocupe.

      Excluir
    3. Ostra, isso é muito melhor do que passar a noite de sábado numa balada levando altos foras... kkkkkkkkkk

      Excluir
    4. A Receita só aceita DARF com valor mínimo de R$ 10...

      :))

      Excluir
    5. Troll, imagino que quando a DARF é menos que isso, acumule para o mês seguinte, não é isso?

      Excluir
  10. Onde tá o preço médio?
    Vejo você começando e finalizando uma operação, abrindo outra a um preço mais baixo, finalizando, abrindo outra a um preço mais baixo, finalizando.

    Você podia abrir uma operação na GFSA, outra na PDGR, outra na RSID, outra na PQP, que o raciocínio seria o mesmo. Não tem preço médio, você só abre outra operação a um preço mais baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem falar no IR de daytrade,
      não importa se está vendendo e depois comprando ou comprando e depois vendendo, movimentou o mesmo papel no mesmo dia é daytrade!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o Marketing Multi Nível aí !!!!!

      Excluir
    2. - spammer dos infernos!!!foi tambem no site do mobral.
      o link cOntem VIRUS!!!

      Excluir
    3. - pdm2.dll
      - tambem li no blog da dona ostra que o site frpromotora funciona no esquema de piramide (mas nao chequei este fato mas dona ostra tem credibilidade).

      Excluir
    4. opa
      eu disse que 'parece' ser rsrs
      obrigada pela 'credibilidade', quando eu criar meu super hiper mega esquema de piramide eu te chamo p ajudar :D

      Excluir
    5. Pesquisem o que aconteceu com as empresas "Zeekler" e "Zeek Rewards" em agosto desse ano.

      Marketing Multi-Nível, é só se cadastrar e divulgar, blábláblá... sempre as mesmas piadas...

      Excluir
    6. e o Mister Colibri tb!!

      Excluir
    7. Pessoal, achei meio suspeito e por dica de vcs, resolvi excluir o comentário.

      Excluir
    8. Galera,

      vamos denunciá-lo por spam. Ninguém o está autorizando a fazer propaganda e ISSO é característica de spam.

      Já fiz a minha parte, espero que todos estejam fazendo também.

      Excluir
  12. - nao se deixe abalar com opinioes alheias nao Eike, ta ganhando nos trades ta muito bom, nao importa quanto,Gafisa ainda tem muito potencail de alta, acredito na sua opiniao (tem muito invejoso por ai).
    rico iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rico iniciante, eu até ligo para as críticas, mas não deixo de fazer nada por causa delas. Esse é o lado bom de ser asperger... kkkk

      E depois, estou diversificado. Se a gafisa derreter, tenho a Suzano que segura os prejus... kkkk

      Excluir
  13. Bom, Eike, R$ 42,00 e nada são a mesma coisa em relação a qualquer operação de trade. Vc sabe que seu objetivo com essas operações não é ganhar dinheiro.

    Ok, vc disse que está apenas aprendendo até "pegar as manhas". Então gostaria de saber quanto vc espera ganhar quando pegar essas manhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll, chutando baixo eu tenho que ter um lucro líquido em RV de no mínimo 10% a.a.. Menos que isso é melhor de deixar na RF, que não tenho trabalho.

      Excluir
  14. Fala Eike. Testei teu método de preço médio e ele é bem válido; se realizar um estudo, você pode até evitar o day-trade, utilizando o swing trade - mais demorado, mas com melhor rendimento. Já falei e vou repetir: por que não inicia uma posição B&H e continua com trades? Melhor: por que, com os lucros dos trades, você não compra ações e faz B&H?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. investidorfinanceiro, concordo que eu tenho que abaixar um pouco a adrenalina e ficar um pouco mais quieto... kkkk Quem sabe o cloreto de magnésio que eu estou tomando não ajude nessa tarefa? ;-)

      Não consigo ser B&H, desculpe... kkkk

      Mas Fazer um swing gostoso é o meu objetivo... kkkk

      Excluir
    2. Leite de magnésia é sempre bom... hehehe, mas maná das crianças... é fod*.

      Excluir
    3. Não é leite de magnésia... kkkk

      É Cloreto de magnésio...

      Excluir
    4. Pois é Eike, só que TODO investidor sério e vencedor faz buy and hold. Não existe esse negócio de AT vs AF. Me apresente apenas um investidor que seja grafista puro e milionário e eu saio da bolsa.

      Vc precisa desenvolver um novo olhar sobre o que é investir em renda variável urgentemente. Às vezes vc passa a impressão de estar num playground, quando na real a coisa é muito séria, a ponto de pessoas e instituições chegarem a cometer crimes para vencerem nesse sistema.

      Excluir
    5. Se não existe um grafista puro que ficou rico agora está começando a existir e se chama Eike Rico!!!! kkkkkkkkkkkkk

      Troll, eu adoto controle de risco para o patrimônio (Não para Renda Variável).

      O dinheiro que está na Renda Fixa, fica na RF. O máximo de mudança que estou fazendo é mandar os juros da poupança para o TD.

      Na RV é risco, ainda não aprendi como faz, mas estou aprendendo... kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    6. Troll, não adianta usar argumentos assim com ele. Pois parece que o objteivo final do EIKE RICO é conseguir DIVERSÂO e afagos no ego. As pequenas vitórias na bolsa disparam surtos de dopamina, molécula do prazer no cérebro dos investidores. Seria tudo maravilhoso, o problema é ganhar uma porrada, perder muito e ficar desnorteado para sempre...

      Excluir
    7. Nossa... Alguns anônimos aqui sofrem de sindrome de hipérbole e sindrome de urubu...

      Sinto desaponta-lo, mas hoje já estou com lucro de R$20,00 em day trade... kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    8. Almoço grátis! Vai firme que a IF está logo ali!

      Excluir
    9. Não anônimo...

      Esse foi um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade....

      Excluir
  15. Interessante, eu estou tentando criar coragem pra me aventurar também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é vc treinar um pouco antes no simulador, mas se vc tiver dinheiro sobrando, pode pegar 1/4 dele e jogar na bolsa... Mas saiba que o risco de perdas existe.

      Excluir
    2. tah certissimo pq 1/4 eh bem conservador. se perder nao perde quase nada e pode arriscar mais um 1/4. com 4 tentativas nao tem como nao pegar as manha dos trades.

      rico iniciante

      Excluir
    3. rico iniciante, vc está muito otimista... kkkk

      4 tentativas não é nada para aprender trades. eu já devo ter feito mais de 100 operações e ainda estou aprendendo. Na verdade nós somos eternos aprendizes.

      Excluir
  16. Eike, para ganhar 10% a.a. é só comprar FIIs e ações de empresas sem dívidas que vc ganha isso. Não precisa fazer trade.

    Acho que vc busca adrenalina, o gosto de apostar, o desafio ao perigo.Parece que seu objetivo não é o dinheiro, muito menos as GPs, seu negócio é vencer e provar que está certo.Vc quer mostrar aos investidores que seu método é capaz.


    Sinceramente, para aprender a ganhar grana na bolsa, acho mais barato comprar uns livros do Warren Buffet, Ben Graham e outros fundamentalistas. Mas se é assim o seu lazer, boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu já pedi para ler os meus textos ao pé da letra.

      Eu falei que esse é o valor mínimo. Menos que isso, é perda inútil de tempo e energia.

      Anônimo, se eu fosse tão fissurado assim em adrenalina, eu colocaria 100% do meu patrimônio em RV, que não é o caso.

      E pelo o que eu vejo aqui a única forma de ganhar dinheiro na bolsa é via análise fundamentalista, afirmação que não concordo.

      Um abraço.

      Excluir
  17. Cara, dizem que Warren Buffet é Asperger e ele é contra os trades. O que uma coisa tem a ver com outra?


    Acho que seu emprego é monótono e chatinho como o meu.Mas como todo ser humando precisa de um mínimo de risco vc caça essa adrenalina nos trades. Vc quer emoção, o dinheiro não é importante para vc e sim a sensação de vitória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso do Buffet ser Asperger, a única certeza que temos que ele vai levar a análise fundamentalista até as últimas consequências e que ele nem perde tempo com trades, uma vez que ele enfiou na cabeça que a melhor forma de ganhar dinheiro é via Análise fundamentalista.

      Eu até gosto do meu emprego. Mas quero ter outras fontes de renda, e a bolsa será uma delas dentro em breve.

      Minha estratégia em RV envolve um risco mais elevado ( de baixo risco já basta 75% do meu patrimônio estar em RF)

      Um abraço!

      Excluir
  18. Eike,

    Na minha terra, agente chama esse tal de asperger de teimosia!

    Ate,

    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos 2 teimosos então... Um abraço!

      Excluir
    2. Na minha tb!

      E na minha terra, tb tem um ditado assim:

      "Errar humano, persistir no erro é..."

      Abraços!

      Excluir
    3. Melhor ser teimoso com as ações que eu tenho do que ser com a Eletropaulo... kkkkk

      Excluir
    4. Eike,

      só uma coisa para deixar bem claro: eu não seria acionista da Eletropaulo.

      Existem muito melhores no setor.

      Agora, se tivesse q escolher entre Gafisa, Suzano, PDG e Eletropaulo, a ELPL4 ganha de longe...

      Excluir
    5. Nada garante que se a economia bombar, o setor de construção vai junto, mas se ele acredita nessa premissa, então pq não vira sóci de uma (única) boa empresa do setor, como a Eztec?

      Isso que eu queria entender... :\

      Excluir
    6. dimarcinho, está explicado porque eu tenho rentabilidade de -0,5% no ano e vc tem -4,5%....

      kkkkk

      Excluir
    7. Eu também gostaria de entender, Troll... kkkkkkkkkkk

      Excluir
  19. Eu previ que o General Investidor, com sua teimosia e impáfia ao misturar AT com o mercado de opções, ainda levaria uma grande trolha para aprender a repeitar o mercado. Ele não me ouviu, desdenhou, e esse mês a profecia se concretizou. Não que eu estivesse secando o cara, pois gosto dele, porém eu conheço os perfis e já cometi esses erros básicos. Sou um sobrevivente, pois errei, assumi e sempre CONTROLEI o risco, coisa que vcs não fazem.

    Vou fazer a mesma previsão para vc agora, Eike. Se continuar com esses trades alucinados, onde arrisca perder R$ 400 para ganhar R$ 50, até dezembro de 2012, vc terá prejuízos acumulados de, no mínimo, R$ 5.000,00 com trades.

    Sinto muito dizer, vc pode ficar com raiva e me xingar, mas é a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe Troll, eu não vou ficar bravo com vc pois vc soube colocar o seu ponto de vista, respeitando minhas peculiaridades.

      Sobre a colocação que vc fez, vou tentar explicar de uma forma geral. Eu já expliquei tudo, mas de forma fragmentada.

      Vamos lá:

      1º - Se o Ibovespa ultrapassar a linha móvel de 200 períodos e bater os 65.000, por exemplo, acredito que essas ações que eu estou comprado serão as mais beneficiadas. Essa alta estaria lastreada pela expectativa de crescimento para 2013. Acredito na suzano pois ela é termometro de atividade econômica (ela faz embalagens para muitos produtos) e é uma das primeiras a serem beneficiadas com um crescimento do PIB. Costrutoras são também beneficiadas com o crescimento do PIB pois imóvel é um investimento clássico.

      2º - A gafisa tem volatilidade muito alta, assim sendo, cair 8% e subir 10% no dia seguinte é normal.

      3º - as 3 ações estão em tendência de alta desde maio (a PDGR parece que está perdendo o fôlego, estou acompanhando) e só não continuam subindo pois o IBOV não está ajudando.

      4º - em relação a PDGR, ela está passando por uma reestruturação após da chegada do novo presidente. Se ele apresentar um plano que o mercado aprove, ela tem grandes chances de valorizar muito.

      Tudo isso pode dar errado? Claro que pode e eu tenho consciência disso Troll.

      Vamos imaginar a pior hipótese: as três empresas declaram falência (situação essa improvável, mas não impossível). A minha rentabilidade ficaria em -25% do total do patrimônio, quase o mesmo do Pobretão, que está comprado em uma ação que há quem ainda recomende (né dimarcinho? kkkk)

      Eu não vou deixar as perdas chegarem em 50% da Renda Variável Troll, pois se eu sentir que o IBOV vai derreter, eu caio fora, assim como fiz com a Usimico em maio.

      Eu pareço doido, mas não sou tão assim. Só tenho um jeito diferente de ver o mundo... kkkkkkkkkkk

      Um abraço!

      Excluir
    2. Uma empresa de embalagens que eu investiria é a Dixie Toga. Infelizmente esta fechou seu capital.

      Abraços

      Excluir
    3. Não, Eike, eu não recomendo Eletropaulo. Recomendo Cemig, Geti, Transpaulista.

      Agora, entre as todas as q vc citou, a ELPL4 é a melhor disparada!

      Excluir
    4. dimarcinho, não é o que parece... Vou lembrar o que vc escreveu a alguns dias atrás:

      Veja, mesmo com a ELPL4 com queda de 50% como vc colocou, o investidor estaria tendo uma rentabilidade espetacular!

      Excluir
    5. AdP, o nome não me é estranho, mas não sabia que a Dixie Toga era uma empresa de embalagens...

      Excluir
    6. Eike,

      acho q vc precisa de aulas de Português, principalmente em interpretação de texto.

      "Veja, mesmo com a ELPL4 com queda de 50% como vc colocou, o investidor estaria tendo uma rentabilidade espetacular!"

      Onde está escrito aí que eu recomendo Eletropaulo?

      Já disse e repito: não recomendo ela.

      NO ENTANTO, se eu tivesse q escolher entre os seus papéis e Eletropaulo, não teria dúvida de ficar com esta última....

      Excluir
  20. Tá ficando divertido esse blog, as discussões são mais interessantes que as do blog do Pobretão.

    Acompanhando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que está ficando chato no Blog do Pobretão é que além dele focar nos problemas, para ele só existe uma forma de resolve-los: Ganhar o milhão, comprar o camaro e encher de panicats....

      Mesmo ele tendo esse objetivo bobo, mas focasse na solução, acredito que o blog ficaria mais legal.

      E eu acho que o meu blog está tendo uma combinação legal de conteúdo + bobagens... kkkkk

      Excluir