domingo, 21 de outubro de 2012

Textos - Enriquecimento

Postagem na Eike Pobre Software tem que ser de graça.

Enriquecimento.



Na blogosfera a motivação é a mais variada possível: uma vida melhor, segurança, Camaro, abrir processos, mulheres, iates, mulheres, mansões, mulheres... Mas o objetivo é um só: o enriquecimento.

O enriquecimento consiste no aumento do valor líquido patrimonial (descontado a inflação).

Na minha visão simplista, só vejo duas formas de conquistar o enriquecimento:

1º Ganho de capital. Tudo que vc comprou por X e vendeu por X+(alguma coisa) consiste em ganho de capital. O ganho de capital deve pagar IR, salvo algumas excessões previstas em lei.

2º Resolução dos problemas alheios. Uma empresa de TI não fabrica um computador porque não tem nada para fazer. Ela fabrica pois alguém em algum lugar do mundo tem um problema: precisa de uma máquina que faça processamento de dados.

Em geral, o ganho terá os dois componentes.

Nos próximos textos pretendo detalhar como funcionam os dois ítens e sugestões para realizá-los.

Abaixo mostro um blogueiro em meio a planejamentos financeiros:



14 comentários:

  1. Olá Eike ! Eu vejo uma terceira forma que é o investimento em fluxo de caixa! O investimento em fluxo de caixa consiste em adquirir coisas que colocam dinheiro no seu bolso com certa freqüência , como ações boas pagadoras de dividendos e fundos imobiliários, por exemplo. E a utilização desse dinheiro para a aquisição de mais ações ou cotas de FII.

    Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, na minha visão o fluxo de caixa não promove riqueza, porém é uma excelente ferramenta administrativa e eu vou tratar disso num texto futuro.

      Os rendimentos em FII de verdade enriquecem, mas eu colocaria na categoria "ganho de capital".

      Um abração!

      Excluir
    2. Categoria ganho de capital, subcategoria renda passiva, se resgatado, e juros compostos, se reinvestido?

      Excluir
    3. Eu não tinha pensado em subdividir essa categoria, mas pode ser, anônimo.

      Excluir
    4. Danilo, traduzindo em 2 palavras: acumular ativos!

      Excluir
    5. Dimarcinho, essa sua expressão não é "politicamente correta".

      Para um desavisado, dá a impressão que sou um sovina clássico: deixo de comer para guardar dinheiro debaixo do colchão.

      O ganho de capital não se resume a acumular ativos. Também deve-se incluir a rentabilização dos mesmos.

      Excluir
    6. Eike,

      seu texto é sobre enriquecimento, correto?

      E a chave para o enriquecimento é acumular ativos e minimizar passivos.

      Bons ativos, ao longo tempo, irão se valorizar e irão gerar cada vez mais renda para seu proprietário. Assim, é se esperar que eles tenham uma boa rentabilização.

      []s!

      Excluir
    7. Vc está correto, dimarcinho. Se o ganho de capital é mal usado e aplicado em passivos, o seu patrimônio no final não teve ganho de capital.

      ;-)

      Excluir
  2. Eike, tenho uma visão semelhante à sua. Aliás, estava escrevendo algo para meu blog, quando li sua atualização e o coloquei lá com uma pequena citação. Interessante que alguns raciocinam como fluxo de caixa e outros como patrimônio. Eu tenho a mente voltada para o raciocinio em patrimônio. Depois dê um pulinho no meu blog e dê sua opinião. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dúca7, o foco não pode ser no fluxo de caixa, vc está correto em focar no crescimento patrimonial.

      Mas o fluxo de caixa é uma ferramenta muito importante e não pode ser negligenciada. Sem um fluxo de caixa bem gerido, vc acaba se descapitalizando.

      Obrigado pela citação e já estou te seguindo e te adicionei na lista de "Blogs Ricos".

      Um abraço!

      Excluir
  3. COMPROU E VENDEU GAFEZES QUANTAS VEZES HJ??? KKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma vez. Eu não fiquei o pregão inteiro em cima do HB. Mas que deu uma coceira para vender nos primeiros minutos, isso deu... kkkk

      Excluir
  4. Eike:

    Na minha opinião, o fator mais importante pra quem busca a IF é gerar fluxo de caixa ou pelo menos uma maneira de obter renda periódica de maneira simples (venda de papéis, por exemplo).

    Agora, pra quem quer se capitalizar, pra comprar um imóvel, por exemplo, acho mais importante o ganho de capital em determinado período pré definido.

    Veja meu erro de principiante: minha ideia sempre foi a IF, mas comecei investindo em cdbs, que só são resgatados em 2 ou 3 anos, portanto não são investimentos ideais pra quem procura fluxo de caixa.

    Aguardo sua abordagem.

    grande abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corey, nos próximos textos eu vou demonstrar que o importante para conseguir a IF é o ganho de capital, porém o fluxo de caixa também é necessário.

      Aguarde cenas do próximo capítulo.

      Um abraço!

      Excluir