domingo, 7 de outubro de 2012

Fato Relevante - 07-10-2012 - Investimentos, eleições e Asperger

Última postagem na Eike Pobre, Não desperdice.


Investimentos:

De um tempo para cá, estou apostando em trades mais longos (talvez até um Buy and Hold). Escolhi ações de altíssima volatividade (SUZB5 (1000 ações) GFSA3 (600 ações) e PDGR3 (500 ações). Se as minhas espectativas se confirmarem e o Ibov tiver uma forte alta, essas tentem a ser as ações com maiores altas e ganharei muito dinheiro. Mas se o Ibov não ajudar, tenho o plano B, ou seja, virar hippie... kkkk

Estou com uma idéia de mudar ligeiramente a minha estratégia de investimentos. Na RF, pretendo reinvestir os rendimentos da Poupança e repassar para o TD. A RV, ficaria na mesma, tentando fazer trades para baixar o preço médio das ações em que estou comprado. Os novos aportes seriam direcionados ao Ouro. Essa é uma idéia preliminar, passivel de ajustes.


Barras de Ouro, que valem mais do que dinheiro...
  
Eleições:

Aqui em São Paulo o negócio está brabo... Não tive escolha a não ser anular o voto.

Em relação ao legislativo, ouvi um comentário na Band News que resume a minha crítica ao sistema, esse que se não for mudado continuarei a anular meus votos: "Vc sabe em quem votou, mas não sabe quem elegeu".

Já em relação ao Executivo, as opções são lastimáveis: Serra, Hadad, Russomano, Chalita. Dá até um arrepio na espinha só de pensar o futuro da minha cidade querida.


Definitivamente, nunca tivemos boas opções...

Asperger:

Nesse final de semana me aconteceu uma coisa que definitivamente me mostrou que preciso tomar uma atitude urgente em relação a sindrome. Comecei a falar coisas desconexas num momento que não podia e coloquei tudo a perder (relacionamento afetivo). Percebi que se eu não tomar alguma atitude, nunca vou ter ninguém do meu lado.

Agora, esperar 10 anos para ser diagnosticado, é inviável. Tenho 33 anos e preciso viver a vida agora. Não posso esperar até os meus 40 anos para iniciar uma terapia, para começar a viver de verdade lá pelos meus 45 anos... Portanto vou iniciar um tratamento por conta própria.

Antes que vcs leitores entrem em pânico, eu aviso: eu sou Asperger, então eu vou pesquisar a fundo o assunto antes de fazer auto-medicação. Os tratamentos que eu vi são terapia e vitaminas. Sem exageros, vitaminas são sempre bem vindas. E terapia idem.

Em relação a terapia a minha primeira atitude está sendo em não aceitar a repetição contumaz de músicas. Reconheço que está sendo difícil não  tocar "disco riscado" e ficar repetindo exaustivamente a mesma música. Vamos ver no que dá.



Para concluir, vai o clip da música que estou lutando bravamente para não repetir a exaustão, ou seja, Wax - Right Between the Eye: 

82 comentários:

  1. Caro Eike,

    Desde que vc não saia tomando remédios sem prescrição, então tudo bem. Estude, adquira conhecimento, que o progresso virá. Isso vale para tudo na vida.

    Em relação a RV, eu vejo que vc deveria focar no básico. Vc já me criticou por promover o Bastter, mas o site dele tem material muito bom, gratuito e vc se cadastra se quiser. Por exemplo, na parte de ações, tem o histórico das empresas com gráficos excelentes. Foque no básico, no método simples. Eu gosto de boas empresas, que dão lucro e com dívida baixa ou sob controle. Gosto de ter papéis defensivos, mas tb algumas ações de crescimento.

    Não sei como vc concluiu isso, mas se realmente o IBOV disparar, as empresas boas continuarão boas e as ruins continuarão ruins, então faça buy and hold em boas empresas. Num cenário altista, empresas dos setores de commodities, como PETR4 e VALE, e siderúrgicas são as que mais crescem.

    Eu acho que vc se preocupa muito com esse lance de cotação e preço médio. Prever movimentos na bolsa é impossível e isso é uma coisa que vc deve aceitar. O que os investidores profissionais - que são aqueles cuja atividade é monitorar o mercado e as empresas - fazem é uma profunda análise de cenários e cálculos complexos para saber quando um papel representa uma oportunidade ou se não vale mais a pena carregá-lo. Esse tipo de análise não é para o pequeno investidor, Eike. Não que falte inteligência, mas é necessário viver para isso. É um trabalho, entendeu?

    Eu não te vejo comentando que leu um livro, que leu um artigo, nada. Vc precisa estudar e definir objetivos claros e TANGÍVEIS. Nada de ficar milionário na bolsa, pois isso não existe.

    Na área financeira, já que atingi meu ápice profissional depois de anos de dedicação, vou te falar meu objetivo ao investir: quero receber R$ 200 mil anuais de renda passiva daqui a 15 anos. Viu que coisa simples? E não vou parar de trabalhar. Se fosse possível que EU ficasse rico na bolsa, então qualquer pessoa poderia ficar tb... kkkk!

    Com 33 anos, vc é novo e ainda tem muito espaço para crescer. Vc já fez faculdade?

    Sobre esse investimento em ouro, tem gente que gosta. Eu e Buffet não gostamos... kkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll, vamos por partes (como diria Jack, o estripador):

      Eu serei cuidadoso ao tomar as vitaminas. Em relação a remédios tarja preta, não tomo nem que 10 médicos diferentes receitem o mesmo remédio. Isso é uma coisa que não negocio.

      Em relação à RV, é alto risco o que eu estou fazendo. Pode dar certo como pode não dar. E se não der, vou levar um fumo que vai doer meus fundilhos por muito tempo. kkkkkk

      Sobre objetivos, quem tem Aspeger não tem objetivos ambiciosos. o filme "Mozart And The Whale" (Loucos de Amor no Brasil) mostra bem isso. O protagonista fala que fez uma entrevista na IBM e perguntaram qual era o objetivo dele. Ele respondeu que era ir no MacDonalds comer um lanche. Disseram que ligariam depois e vc imagina o que aconteceu, né?

      O meu objetivo são dois: ter uma grana para eu poder me exonerar na hora que me der na telha e ter grana para levar os meus processos até o Supremo, quando necessário. Objetivos fracos, né?

      Eu quero investir umas moedas em ouro. No caso do descontrole na emissão de moedas, o Ouro é a única commoditie que vai manter valor. Esse fenômeno aconteceu no Zimbabue, para dar um ex. exagerado.

      Obrigado pelo apoio e volte sempre!

      Excluir
    2. Vc citou o seu objetivo, mas ele é muito vago. De quanta grana vc precisa? Em quanto tempo? O que vai fazer para atingir? Quanto vai poupar por mês?

      Eu tb acho que vc tá fazendo muita suposição. Eu fiz alguma previsão ou suposição no meu plano? A única coisa que suponho é que estarei empregado, pois sou funcionário público e existe uma chance ínfima de eu perder o emprego. Veja a quantidade de "se" que vc escreve. Por exemplo:

      1) "SE a economia bombar, ganho dinheiro com GFSA3 e SUZB5." (duvidoso)
      2) SE" a economia for pro brejo, ganho com ouro".

      Agora eu te digo, SE o Brasil chegar ao ponto onde só o ouro vale alguma coisa, não é uma barrinha de 500g que irá nos salvar da miséria.

      Só me responde uma coisa: por que comprar GFSA3 e não comprar a melhor (ou a única boa) empresa do setor de contrução civil que é a EZTC3? Por que não comprar VALE5, GETI3, ITUB4, GRND3, NATU3, CIEL3, HGTX3, ETER3, AMBV3, entre outras? Todas as que eu citei passaram pelos cenários mais adversos e continuam sendo boas empresas. Por que vc escolheu a empresa que nos últimos 10 anos deu retorno negativo aos seus minoritários?

      Sua estratégia de investir em empresa ruim achando que vai ficar boa é um tiro no escuro. Isso acontece lá uma vez ou outra e quase sempre não é com a empresa que a gente investe... rs

      Excluir
    3. Troll, o que eu estou fazendo não passa de um trade mais longo. A empresa não precisa estar uma maravilha. Só não pode derreter, como aconteceu com a Usiminas em março.

      Certeza a gente só tem da morte. Mas reconheço que essa minha estratégia é meio "kamikase". kkkk

      Os aportes estou mantendo uma média de R$900,00/mês. do resto, não sei te responder.

      Excluir
    4. Tem gente que faz esses "trades" mais longos, mas é uma metodologia que não domino. É meio que uma combinação de AT com fundamentos.

      Vou te dar umas sugestões e se vc gostar, posso te ajudar, se vc quiser, é claro.

      1) Pensar no seu objetivo de longo pra e colocar tudo escrito no papel. Quanto quer juntar, em quanto tempo, percentual que pretende manter em RF, RV e FII, quanto em média deseja receber de proventos. Eu tenho isso tudo numa planilha do Excel.

      2) Ler um livro de finanças esse mês e postar aqui. Cerbasi não, ok? rs

      Se quiser simular algumas aplicações, use esse link:

      http://www.igf.com.br/calculadoras/simulaVF_1.aspx

      Vc não me respondeu sobre a faculdade.

      Excluir
    5. Vou pensar sobre essas dicas e depois te respondo. É que estou com sono e não penso direito quando estou assim...kkkkk

      Não tenho facu e nem penso ou tenho idéia do que fazer.

      Atualmente com o dinheiro que eu tenho eu poderia fazer qualquer facu. até de medicina. Mas não tenho nenhuma em mente não.

      Amanhã teclamos mais. Um abraço.

      Excluir
    6. Troll, eu até planejo. Mas quando algum ítem foge do planejado, eu entro em pânico e aí eu relaxo totalmente.

      Para um asp é difícil fazer certas coisas que os outros fazem automaticamente.

      Excluir
    7. Bom, em se tratando de bolsa de valores, não tem como garantir nada mesmo, Eike.

      Agora sobre sua vida pessoal, isso só depende de vc. Pensar sobre uma faculdade é uma boa ideia para o curto prazo. Vc pode fazer algo focado para concursos, como Direito, Contabilidade ou Economia. Mas tb pode fazer algo por prazer, que pode te ajudar de alguma forma, como Psicologia.

      Pense nisso e vamos debater.

      Excluir
    8. caramba,anonimo acima e troll master!!!

      Excluir
    9. Anônimo, o seu Xará (kkkkkkkkkk) Tem síndrome de mala, só pode... kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    10. que anonimo,nao entendi?

      Excluir
    11. O Anônimo que já postou o mesmo texto umas 10 vezes....

      Excluir
    12. sobre o que era o texto?

      Excluir
  2. Respostas
    1. Anônimo, pelo menos comigo não tenho mais o que reclamar dele. Só acho um disperdício ele não ser assim com todo mundo. Mas aí é um problema dele e dos alvos escolhidos.

      Excluir
  3. Eike!
    Você não comentou em outro post que iria num psiquiatra ou psicólogo? Como foi?

    Eleição em São Paulo tá brabo mesmo hehehe
    Russomano ficou pra trás... agora é escolher entre Haddad, Serra ou nulo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tenho consulta no final do mês... E com sério risco de ser disgnosticado errado.

      Reconheço que o disgnóstico é complicado (até os americanos tem dificuldades), mas o mais duro é o médico, por pura arrogância nem se dar ao trabalho de investigar o que eu estou supondo (afinal, quem melhor do que eu para dizer o que eu estou sentindo)

      Bufunfa, estou pensando seriamente em anular o voto.

      Um abraço! Seja bem vindo!

      Excluir
    2. Mas você considera a possibilidade de você ter errado no próprio diagnóstico?
      Os profissionais podem acabar te desdenhando por arrogância sim, ainda mais um mal profissional. Mas isso não significa que você está certo.
      Você pode ter algum outro tipo de dificuldade de interação social (timidez excessiva) ao vivo, já que no blog você é um cara bacana.
      Junto com isso você pode estar meio deprimido (crise dos 30 hehe).
      Mas eu não sou psicólogo... só frequento um para as minhas próprias neuras hehehe. Então torço pra que vc tenha o diagnóstico definitivo.
      abração aí.

      Excluir
    3. Se eu considero a possibilidade de estar errado no meu diagnóstico Bufunfa? Não... kkkkkkkkkkkk

      O máximo que pode mudar é ao invés de ser diagnosticado como Asperger, ser diagnosticado com autista de alto rendimento. Mas as diferenças são tão pequenas que não vai fazer a menor difernça.

      Tímido eu não sou, pois eu começo a conversa na boa. o preblema está quando há a menor chance de ruptura com a realidade que está estabelecida na minha cabeça. Aí o cérebro Asperger mostra o seu lado mais cruel.

      Crise dos 30 eu já passei, e promovi uma revolução na minha vida (chegar aos 29 sem grandes realizações foi duro para mim...).

      Abração!

      Excluir
    4. Eike, eu ia falar sobre isso, mas vc mesmo já respondeu. Essas síndromes de comportamento podem realmente ser muito semelhantes entre si, sendo que muitas vezes é feito o mesmo tipo de terapia para várias delas. Se o seu diagnóstico não for Asperger, mas o tratamento te ajudar, acho que é isso o que importa.

      Excluir
  4. vc é de sp? diga-nos como é viver em sp ganhando milzinho por mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha anônimo, eu moro na periferia de Sampa, então os custos são menores aqui. Roupas, supermercado, eletroeletronicos são mais baratos, pois quem vender caro aqui vai fechar as portas.

      Tá certo que eu sou caseiro e tudo mais... Mas se eu não fizesse aportes e fosse baladeiro, curtiria a vida a doidado.

      Eu vejo a molecada por aqui: passam o domingo inteiro encima de uma moto, indo pra lá e para cá. E muitas vezes carregando uma menina na garupa que é até que interessante.

      Funk cheio de palavrões está repleto por aqui. E tem bailes funks em todas as "comunidades".

      Para usar a cidade plenamente, aí vc precisa 5, 8 mil... mas qual o gosto de gastar R$300,00 num almoço se vc pode gastar R$70,00 num rodízio de churrasco e se entupir de comer?

      Eu sinceramente vejo os gastos absurdos nos outros blogs e não consigo sequer imaginar esses gastos.

      De desejar pode me perguntar mais coisas.

      Um abraço!

      Excluir
    2. "mas qual o gosto de gastar R$300,00 num almoço se vc pode gastar R$70,00 num rodízio de churrasco e se entupir de comer?"

      Lá uma vez ou outra, não vejo problema em se dar um presente. Vamos curtir um pouco a vida, pois ela é única.

      Excluir
    3. Concordo com o Troll,

      Não adianta viver com 100 reais no bolso e não viver nada.
      Acho que este é o erro da maioria das pessoas, deixam de viver para viver no futuro. Logico que precisamos poupar para o futuro, mas também temos que viver.

      Eike,

      Se você tem certeza que tem ASP, por que você não vai em um psicólogo, fala que você tem aspenger e quer que ele lhe faça uma tratamento para pessoas com aspenger ?
      Você está indo no médico para saber o que já sabe, não faça essa pergunta pra ele, já que você não quer receber a resposta que você não tem aspenger.
      Acho que com esta abordagem você conseguirá se sair melhor com um médico.

      UTa!

      Excluir
    4. Essa abordagem pode até funcionar Estagiário. Porém o risco do médico ter Síndrome de Deus não pode ser descartado, mesmo falando dessa forma que vc sugeriu.

      Eu vou ser sincero: eu não vejo necessidade de "curtir a vida".

      Uta!

      Excluir
    5. Então Eike,

      Se você não vê necessidade, ótimo, mas o que eu quis dizer é... Não passar vontade em ir em algum lugar mais caro por causa de aportar mais no final do mês.
      Isso em minha concepção é ruim. Porque você vai deixar de aproveitar hoje, pra aproveitar em um futuro que você nem sabe se vai aproveitar.

      Acho que essa linha tênue entre gastar e poupar é muito fina, e acredito que devemos pensar muito bem quando ela aparece.

      Então Eike, mas o que você vai fazer? Tomar remédios mesmo que sejam liberados sozinho ? Concordo, o médico que você foi deve ter sido ruim, mas não podemos tomar essa visão com todos os médicos. Isso é ser preconceituoso de certo modo.

      Acho que se você está com "receio" de ir aos médicos alopatas, tente ir em outros tipos de médicos. Dependendo da sua "enfermidade", é resolvido apenas indo nos homeopatas.

      UTa!

      Excluir
    6. Eike,
      Se for realmente asperger não vera necessidade, mas dá diferença no dia a dia e desenvolvimento fazer coisas diferentes, por mais dificil q seja, a diferença no meu sobrinho qdo faz programas diferentes é imensa, mas dá muito trabalho faze-lo participar e interagir.
      Qto as vitaminas, vai com cuidado pois excesso delas tb pode prejudicar o organismo.
      Boa sorte no medico
      Bjs

      Excluir
    7. Estagiario falou uma coisa legal, ha metodos alternativos, p autismo, asperger, entre outros probleminhas o metodo padovan funciona super bem, da uma pesquisada
      Bjs

      Excluir
    8. Agora entendi. Vc discorda da filosofia "pobretão way of life". Na verdade até eu discordo, pois quando quero/preciso de algo vou e compro. É meio raro acontecer, mas acontece... kkkkk

      Estagiário, estou cansado de médico porco arrogante. E está cada vez mais fácil encontrar um tipo desses.

      Concordo que muitos médicos são tão vítimas quando eu, pois o diabo nessa história são os planos de saúde.

      Uta!

      Excluir
    9. Ostra, pelo o que eu entendi o método Padovan é um tipo de fisioterapia, para reaprender ou aprender alguma fase da evolução da criança, seja no engatinhar, andar, fala, etc.

      Pelo o que andei pesquisando, é normal as crianças com autismo (isso nos EEUU) serem tratadas com todos os recursos possíveis e imagináveis, o que está até dificultando a avaliação da eficácia dos mesmos.

      Ostra, vc não tem idéia como é tentador fazer "mais do mesmo". É sério, estou tendo que fazer força para não repetir a mesma música várias vezes (e mesmo assim, eu dou umas escapadas... kkkk)

      Excluir
    10. Eike,
      Se desconfiar sempre de tudo, nada ira efetivamente funcionar :P
      Falei do padovan pois acompanhei de perto e sei como o metodo funciona, trabalha com reprogramação neurologica e motora.
      Mas qualquer tipo de atividade q faz isso pode ajudar não apenas p autismo, comop depressao, ansiedade, stress, algo como yoga, tai chi, kung fu, rolfing. Claro q qq uma dessas precisa ser com excelente profissional.
      Se vc equilibrar sua ansiedade conseguira raciocinar melhor e viver melhor, o resto naturalmente se acertará.
      Bjs

      Excluir
    11. Nâo Ostra, eu não estou desconfiando no método. Só estou tentando entender ele.

      Vc acredita que o X do problema do autismo está no controle da ansiedade?

      Kisses.

      Excluir
    12. Não Eike, o problema do autismo é neurologico, tb não conheço nenhum caso alem do meu sobrinho, que sofre muito com ansiedade.

      Como disse, não sei se seu caso é asperger, mas vc é claramente mega ansioso e isso precisa ser cuidado :)
      Bjs

      Excluir
    13. O que eu percebi até o momento que 2 situações me deixam ansioso: entender as intenções das pessoas (o tal código social) e quando o "roteiro" do que deve acontecer não se concretiza. Aí eu entro em pânico e os sintomas asperger ficam mais agudos.

      Kisses.

      Excluir
    14. Acabei de fazer um teste no IG

      http://delas.ig.com.br/comportamento/2012-10-08/teste-voce-vive-no-presente.html

      Que diz que eu vivo o futuro.

      Excluir
    15. Eu fiz e o resultado diz que eu vivo o Passado...

      Excluir
  5. Mas como não tinha candidato em SP???
    Tinha a Soninha!!!

    ResponderExcluir
  6. Me diz uma coisa, vc sabe q essas empresas q vc escolheu e considera ate fazer B&H, tiveram prejuizo de 1,5 bilhao de reais?

    ResponderExcluir
  7. Eike,

    chegou a dar uma olhada no livro do Gitman q eu sugeri?

    Já havia estudado o mesmo, mas ainda não tinha. Hoje comprei ele pra deixar de consulta em casa.

    O Troll fez um comentário bastante pertitenente: vc não faz um comentário sobre blog, artigo, seja lá o que for.

    Das duas uma: ou vc leu e não comentou ou está tirando tudo da sua cabeça.

    Em qq área é melhor se informar primeiro com os especialistas para depois poder fazer alguma análise crítica.

    Já disse: esse livro é só pra começar. Ele é B-Á-S-I-C-O.

    []s!

    ResponderExcluir
  8. Olá Eike,
    Boa sorte no seu diagnostico.
    Tenho lá minhas paranoias tembém, já entrei em uma crise de depressão/stress e é barra, mas aos pouco com o apoio da família estes sintomas sumiram.
    Nossa.... vc é bem novo mais novo que eu 36.
    Te imaginava morando sozinho em um ap (pequeno) na Bela Vista e uns 42 anos. rsrsrrsr
    Nada haver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa anônimo... Essa é a impressão que eu passo no meu blog? kkkkk

      Excluir
  9. Será que posso confiar agora no Trolla.Agora os remédios de tarja preta não estão dando efeitos colaterais ...Gostei das idéias do Trolla.Não é com FELL que se chama moscas.Certo, Trolla.
    Ass:Codorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Codorno, não querendo ser chato nem preconceituoso, mas... Qual o seu problema?

      Os seus textos são incompreesíveis...

      Excluir
    2. Tenho a impressão de que ele não é brasileiro.

      Excluir
    3. Então Troll, eu estou perguntando pois não vou ser agressivo antes de entender o motivo de um texto tão desconexo, como foi o Pobretão, que o chamou de Mongolão.

      Excluir
  10. nao conhecia seu blog, legal pra caramba!eu tinha uma grana em ouro e açoes (maldita milk11 que derreteu - ainda bem que sai antes de cair abaixo de R$2), mas o ouro segurou bem os lucros (ja vendi ele)de igual a voce tenho umas 2500 gafisa(ta mais ou menos) e umas 500 ogx (pena que comprei um pouco antes de cair -e tive que vender um pouco)mas acho que essas ainda vao bombar bastante.o que voce me recomenda?
    att rico iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu se fosse vc não pediria recomendações para mim, afinal, eu sou meio doido... kkkkkkkkkkkk

      Vou dar uns palpites. Mas deixo claro que isso não é recomendação de investimento.

      Tudo depende do que vai acontecer com o IBOV. Se ele disparar, essas ações especulativas (e de alto risco) como GFSA ou OGX, tendem a explodir e te deixar feliz.

      Agora... se o IBOV derreter... Senta e chora, pois a cacetada vai doer mais com essas ações.

      Um abraço Rico Iniciante.

      Excluir
    2. obrigado, com suas orientaçoes me sinto bem mais seguro para aumentar as compras de açoes.
      rico iniciante

      Excluir
    3. Mas as ações seguem o IBOV, ou o IBOV segue as ações?!

      Excluir
    4. Anônimo:

      Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?

      Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?

      Excluir
    5. O Ibov é um índice que reflete o movimento do mercado e a performance dos papéis que o compõe. Então o Ibov segue o movimento performance média de suas ações. Se essas ações subirem, o Ibov sobe, nunca o contrário. Então o Ibov pode subir 100%, mas nada garante que seu papéis irão segui-lo, pois sua empresa pode não fazer parte do índide, ou ter um peso pequeno, ou ser uma empresa ruim que não dá lucro. O Ibov não faz milagre com empresa ruim.

      Excluir
    6. eu tambem sigo a perspectiva do Eike e acho que gafisa vai bombar e passar do R$7 facil - ai meu lucro vai ser mais de 100% garantido, minhas ogx quando voltarem ao patamar de 20 da minha compra vou rir a toa.
      rico iniciante

      Excluir
    7. Sardinha aloprada ou algum troll sarcástico detected

      Excluir
    8. po voces nao acompanharam a gafisa que deu a MAIOR alta do indice hoje?vai subir mais ainda,so por eu estar começando agora nao te da o direito de ficar taxando os outros de sardinha (ou voce nasceu sabendo tudo?)
      rico iniciante.

      Excluir
    9. Estamos todos aprendendo sempre.
      A questao e q no seu comentario vc utilizou algumas frases q nao sao compativeis com RV. "gafisa vai bombar e passar do R$7 facil"
      "lucro vai ser mais de 100% garantido"
      "ogx quando voltarem ao patamar de 20"
      Por mais q vc queira, uma empresa com prejuizo anual de 977 milhoes dificilmente vai subir tanto, quem dirah "facil".
      Outra coisa basica e q em RV nao existe lucro garantido, quanto mais um percentual tao baixo quanto 100%.
      E pra finalizar, um papel nao tem obrigacao nenhuma de voltar a um patamar anterior.
      E so isso.

      Abs

      Ricardo

      Excluir
    10. Gente, independente no método usado (Análise Técnica, Análise Fundamentalista, Achismo, Oráculos, etc...) todo investimento em RV é uma aposta. Ninguém pode afirmar nada com 100% de certeza. Mas precisamos formar posições, porque senão é invíavel o investimento em RV.

      Gafisa é uma ação extremamente volátil. E quando o risco é maior, o lucro pode ser maior também (assim como o prejuizo).

      Excluir
    11. uma coisa eh apostar com as chances a seu favor e outra eh apostar sabendo que vai perder

      Excluir
    12. Anônimo, como vc pode ter tanta certeza que comprar Gafisa é prejuizo na certa?

      Excluir
  11. Eike, rapaz, na realidade eu quero te ajudar.
    Para de apagar as minhas mensagens.
    Basicamente falei para vc parar de teimar e ter "certeza" que tem aspenger.
    Se ADMITIR a possibilidade que não tem, e que está apenas depressivo, e que seus erros são seus erros e sua falta de FOCO e estudos severos, poderá EVOLUIR e ser mais feliz.
    Acha mesmo que apagando o meu post, vai resolver o seu problema?
    Não estou dizendo que é impossível vc não ter esse tal de aspenger, mas custa consultar um psiquiatra, ir lá sem ficar de marra já dando a real pra ele, tipo: "olha, doutor, já sei o que tenho e é isso aí. Só que assine a receita que eu faço o tratamento em casa".
    TE LIGA, Eike.
    Ass. Príncipe Motumbo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Príncipe Motumbo, estou levantando a bandeira da paz.

      Eu nunca vou enquadrar um médico dessa forma. Mas a obrigação mínima dele é investigar e descartar a suspeita se for o caso. Mal olhar para minha cara e ir descartando um coisa dessas é muito grave.

      Eu sei o que eu já passei na vida por causa disso. É o que explica muita coisa desagradável que já me ocorreu.

      Erros são parte fundamental dos meus estudos de RV. Mas eles se aprofundaram depois que descobri Asperger e perdi um pouco o foco. Mas não é desculpa não. É a pura realidade.

      Excluir
  12. Eike,
    Vou considerar seu auto diagnostico como correto e vou tentar escrever da mesma forma que falo com o meu sobrinho, ele tambem tem certeza de estar certo mesmo quando todos em volta dizem que ele esta equivocado...

    Passaram quantas pessoas por aqui, incluindo anonimos, dizendo que seu metodo de investimento não esta legal? Umas 20? E desde o inicio do blog? Muitos, tirando um ou outro que esta claramente se tirando uma da sua cara, e vc por ser inocente infelizmente não nota essa maldade. Pare e pense, pq todos que passam por aqui, sem maldades, dizem que vc esta errado? Pq todos dizem que vc vai acabar se dando mal no seu metodo? Pq todos dizem p vc estudar, alguns indicam livros? Use a logica q sei q vc tem e pense na resposta....

    Vc esta com a carinha dentro de uma caixa vazia e acha que o que esta ali dentro é o lindo, pois esta enxergando apenas Essa caixa, afaste-se um pouco, tente olhar de outro angulo e observe que ha muitas outras caixas recheadas de conteudo e que a sua na verdade esta vazia.

    Logo acima falou que nada é 100% nos investimentos, fato, esta correto! Mas novamente, um exemplo figurativo:
    Vc vai atravessar uma rua de mão unica, qual as chances de chegar seguro do outro lado? Se alguem disser 100% esta errado, mas ha formas de calcular esse risco,, veja:
    - se atravessar sem olhar, observando as nuvens, com fones de ouvido ligados no maximo, suas chances de um atropelamento são altas, MAS vc pode ter a sorte de chegar ao outro lado, agora imagine-se atravessando varias ruas dessa forma, provavelmente sera atropelado em pouco tempo, ou ira enfiar o pe em um buraco ou cair em um bueiro, esse é vc investindo

    - mas se desligar a musica dos ouvidos, olhar p um lado, observar os obstaculos no chão, a chance de chegar do outro lado aumenta, certo? Mas pode ser atropelado poor uma bicicleta na contra mão...

    - entao vc desliga o som, olha p os dois lados, mesmo sendo mão unica, observa os obstaculos e atravessa, quais as chances de sempre chegar inteiro e bem do outro lado? Quase 100%, isso é o q os bons investidores fazem, observar todos os riscos, se proteger deles antes de qq movimento.

    Pq nesse exemplo não podemos garantir 100%? Simples, nada na voda é 100%, só a morte, vc pode estar atravessando a rua e cair um ferro de passar na sua cabeça vindo de algum predio, ou vc tropeçar no nada e cair... esses sao os riscos no mercado, mesmo planejando tudo, estudando, ainda podemos nos machucar, mas minimizamos isso com estudo e experiencia

    De qual forma vc quer atravessar a sua rua, sendo a rua seus investimentos? Pq todos te dizem p estudar? A forma q vc escreve deixa claro seu pouco conhecimento do q esta fazendo, deixa claro q esta perdido.

    Sua forma de enxergar o mundo precisa de ajustes, esses ajustes são as proprias pessoas a sua volta, vc enxerga problemas, dificuldades, erros, qdo todos dizem que esta tudo bem? Sera que o problema não é fruto das suas inseguranças? Vc enxerga tudo certo e bem qdo todos dizem que esta errado? Esse é o momento de parar e pensar: pq todos dizem o contrario do que estou vendo?

    E como eu te disse uma vez, espero que não sacuda os braços qdo fica feliz ou ansioso, e q não bata as costas na parede qdo estiver sentado sem fazer nada :o)

    Bjs, bom dia das crianças por ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vo começar pelo fim, Ostra. Eu não balanço as mãos quando fico feliz ou ansioso, mas fico andando pra lá e para cá num frenesi alucinante, sem contar que fico falando sozinho.

      Ostra amiga, que o meu método precisa de melhoras, isso é evidente. Mas também é uma injustiça dizer que eu vou quebrar. A única forma de eu quebrar na RV seria eu ter comprado as ações do Banco Crizeiro do Sul na véspera da liquidação.

      Nesse atual momento a minha rentabilidade é zero. A minha gestão equivale a deixar o dinheiro debaixo do colchão. O meu patrimônimo está crescendo somente por causa dos aportes.

      Um exemplo extremo é o do Pobreta. Rentabilidade de -20%. De cada R$1.000,00 de aportes, ele queimou R$200,00. Sem contar a que custo ele está investindo. Deixando de viver o presente para viver um futuro que pode nem chegar.

      Eu não sei se eu vc percebeu, mas eu já corrigi um erro que estava fazendo: Por algum tempo eu estava fazendo all-in na RV. Agora parei com isso e estou comprado em 3 empresas (se bem que duas são do mesmo setor, que ainda é errado). GFSA3, PDGR3 e SUZB5.

      Eu só acho que vc (assim como a grande maioria) está muito apressada. Vc conhece bem o seu sobrinho e sabe que ele tem o tempo dele. É a mesma situação que a minha.

      Olha a grande evolução minha. Comecei investindo em VPA baixo. Esse era o único critério (kkkkkkkk).

      Obrigado pela atenção Ostra, sou muito grato.

      Excluir
    2. Ostra, parabens pelas palavras, por tentar ajudar sempre.
      Concordo com tudo q disse.
      Agora so depende do Eike.

      Abs

      Ricardo

      Excluir
    3. Eike, há algum tempo atrás eu te sugeri procurar um grupo do Hospital das Clínicas que trabalha com pacientes Asperger, até te passei o telefone. Vc conseguiu contato com eles ? No mínimo acho que eles podem te indicar algum psiquiatra ou psicólogo bem preparado para lidar com esse diagnóstico...
      E só mais um palpite, desculpe-me a intromissão: sou bem nova em investimentos na bolsa, mas tenho lido e aprendido bastante. E qdo leio que vc está só em 3 empresas, 2 do mesmo setor, e bem voláteis, me passou a impressão de que uma certa "sabotagem" de vc contra vc mesmo, como se vc estivesse querendo se auto-prejudicar... Pense nisso, quem sabe pode ter algo a ver... Boa sorte !!!! J.

      Excluir
    4. Eike,

      se me permite, veja seus argumentos:

      "Um exemplo extremo é o do Pobreta. Rentabilidade de -20%. De cada R$1.000,00 de aportes, ele queimou R$200,00."

      Investir em ações é longo prazo. Usar uma estratégia de All-in seria como atravessar a rua correndo, com o sinal aberto. É provável que dê certo, mas se tomar um tombo no meio do caminho... HOJE a rentabildiade é -20% em SEIS MESES! O que são seis meses num horizonte de longo prazo? É o começo ainda. Pode ter certeza de que se a empresa se levantar, é provável que em 3 anos ele esteja com rentabilidade maior do que tdo mundo. A questão é "se a empresa se levantar". E para isso existe a diversificação.

      "Eu só acho que vc (assim como a grande maioria) está muito apressada. Vc conhece bem o seu sobrinho e sabe que ele tem o tempo dele. É a mesma situação que a minha."

      Ao mesmo tempo q vc não olha pro longo prazo do Pobreta, fala sobre dar tempo para você. Não acha incoerente?

      "Eu não sei se eu vc percebeu, mas eu já corrigi um erro que estava fazendo: Por algum tempo eu estava fazendo all-in na RV. Agora parei com isso e estou comprado em 3 empresas (se bem que duas são do mesmo setor, que ainda é errado). GFSA3, PDGR3 e SUZB5."

      Você escolheu 3 empresas que não possuem lucros consistentes. Isso é PÉSSIMO para longo prazo. Por isso estão lhe mandando estudar.

      "Olha a grande evolução minha. Comecei investindo em VPA baixo. Esse era o único critério (kkkkkkkk)."

      VPA é um dos piores critérios para utilizar. A EMPRESA NÃO VALE O QUE ELA TEM E SIM O QUE ELA TEM MAIS O QUE ELA PODE GERAR. E, em geral, o que ela pode gerar vale bem mais. Um carro vale preço de mercado dele, mas um táxi (que nada mais é q um carro) vai valer MUUUUUUUUUUUITO mais, pois é possível gerar uma grana forte através dele. Claro que existem licenças e tudo mais, mas em termos de ativo, o ativo principal de ambos os casos é uma caixa de aço em cima de 4 rodas. Possuem o mesmo VPA, mas 2o caso VALE muuuuuito mais que o primeiro.

      Se vc teve capacidade para passar num concurso público, estudar alguns poucos livros de Finanças não será problema

      []s e bom feriado!

      Excluir
    5. dimarcinho, eu estou indignado com vc. Se eu for grosseiro e mal educado, peço desculpas antecipadamente.

      O Pobreta me compra a ação ELPL4, que está em tendência de queda desde começo de abril (sim, eu olho gráficos e faço Análise Técnica), Tomou vários cacetes do governo e ainda tem perspectivas de levar mais (alguns são previsíveis e outros ainda não), é uma empresa que trabalha no limite e qualquer imprevisto derruba todo o sistema, não paga mais aqueles dividendos absurdos (que era o grande motivo dela estar valorizada) e vc tem a pachorra de dizer que ele está certo e eu estou errado? Que palhaçada é essa?

      SUZB5 está em tendência de alta desde final de junho. GFSA3 em tendencia de alta desde final de julho e PDGR3 em tendência de alta desde final de maio. Depois o Pobreta está certo e eu errado. Legal isso. Isso me cheira a perseguição ou até mesmo a Trollagem.

      Por acaso vc já ouviu falar que quem é puramente grafista está pouco se lixando com os fundamentos da empresa e ele olha somente as formações dos gráficos?

      Um abraço!

      Excluir
    6. Anônima J. :

      Em relação ao hospital das clinicas eu posso estar enganado, mas eu não preciso de um encaminhamento de posto ou algo parecido? Porque se for assim eu estou fora, pois nesses postos ele só diagnosticam algo se eu chegar babando tendo um ataque epilético.

      Sobre o investimento, reconheço que é altíssimo risco o que eu estou fazendo. Como explicado no dimarcinho acima, todas as ações estão em tendência de alta e eu só me ferro se elas reverterem (que é um risco possível).

      Um abração!

      Excluir
    7. Eike,

      o q vc pensa ou deixa de pensar sobre uma empresa é totalmente irrelevante. O que importa são OS RESULTADOS QUE ELA ENTREGA.

      E a primeira coisa que uma boa empresa deve apresentar são LUCROS CONSISTENTES (ou seja, sem alternar entre lucro e prejuízo)

      Veja no final dos links a seguir a diferença brutal de lucro entre a Eletropaulo e as empresas que vc está posicionado:
      http://www.fundamentus.com.br/graficos.php?papel=ELPL4&tipo=2
      http://www.fundamentus.com.br/graficos.php?papel=GFSA3&tipo=2
      http://www.fundamentus.com.br/graficos.php?papel=SUZB5&tipo=2
      http://www.fundamentus.com.br/graficos.php?papel=PDGR3&tipo=2

      Não há palhaçada nenhuma. Se eu tivesse q escolher para comprar uma dessas 4 empresas, com certeza seria a Eletropaulo. Em segundo lugar a PDG.

      Vc fala de grafismo, mas não utiliza (pelo menos não mostra aki) nenhuma técnica de grafismo ou análise técnica q esteja usando. Não vou fazer novamente aquelas 4 perguntas, pois vc não gostou.

      Mas pode ter certeza de duas coisas:

      1) Enqto vc não ESTUDAR Análise Fundamentalista, vai continuar achando que Gafisa é melhor que Eletropaulo e não irá saber diferenciar as empresas boas das ruins.

      2) Enqto vc não ESTUDAR Análise Técnica, vai continuar sem saber responder as 4 perguntas. E não saber responder elas, é ser uma mero torcedor da bolsa, sardinha aloprada, enfim, aquele cara que com ctz vai perder dinheiro na Bolsa.

      Novamente: não interessa se vc ACHA uma empresa boa ou ruim. Os dados contábeis da empresa é mostram isso.

      Você pode odiar o Flamengo e amar o 15 de Piracicaba, mas não há como discutir que o Flamengo é melhor.

      Contra fatos não há argumentos...

      Excluir
    8. Que fatos dimarcinho?

      Já que vc é o rei da análise fundamentalista, explique porque a cotação da Eletropodre está derretendo e já perdeu 50% da cotação.

      Caso vc não saiba, valorização de cotação é ganho de capital e na verdade é a única forma de aumentar patrimônio com ações. Dividendos não aumenta patrimônio.

      É muito bonito isso que vc fala, em relação a lucros. Mas na prática isso não funciona.

      Eletrobrás tem lucro e no entanto o VPA dela é equivalente a uma empresa pré falimentar.

      Outra coisa que vc nunca ouviu falar pelo jeito é "especulação". Uma ação pode ter ganho de capital mesmo com prejuizo. O banco Cruzeiro do Sul valorizou 20% no derradeiro dia dela.

      Agora só quero saber o que tem a ver Flamengo, 15 de Piracicaba e RV...

      Demonstrar a análise técnica que eu faço é uma sugestão e pode ser implementada. Vou pensar a respeito.

      Excluir
    9. Falando em Contra fatos não há argumentos...

      Estava vendo no Ranking de Rentabilidade do General Investidor e vc, que é o Di finance, está com rentabilidade de -4,5%. Com essa marra toda, era para vc estar no mínimo com uns 10% de lucro.

      Eu, por pior que eu escolha ação, estou beeeeeeeem melhor que vc (-0,5%)

      Agora está explicado.

      Realmente, contra fatos não há argumentos....

      Excluir
    10. -4,5%, -0,5% ou +10%... isso em um ano é o mesmo que 0x0 para quem olha longo prazo...

      E classificar uma empresa de ruim por conta de uma variação de curto prazo é ser muito imediatista, né? Olha a cotação de 10 anos de ELPL4 e depois compara com GFSA3. Agora nos responda em qual vc gostaria de estar posicionado desde 2002, ok?

      Excluir
    11. Apesar de eu já ter feito um post novo, vou responder aqui mesmo.

      Aonde um consigo um gráfico de 10 anos da gafisa , Troll?

      Excluir
    12. Em alguma opção no seu HomeBroker tem isso Eike.

      Excluir
    13. Não vou me ater aos detalhes, mas duas coisas para vc parar pra pensar. Respire, pare e pense:

      1) "É muito bonito isso que vc fala, em relação a lucros. Mas na prática isso não funciona."

      Entra no site do Bastter, vai na área de ações e compara os gráficos de longo prazo que mostram Lucro x Cotação. Depois me diz se na prática isso não funciona. E me diz pra qual ação isso não funcionou. Umazinha só.

      2) Você comparar minha rentabilidade SEIS MESES com a sua mostra o quão despreparado vc está para investir na bolsa, seja no longo prazo, seja no curto prazo.

      Além disso, uma queda de 50% é motivo para desfazer do papel? Significa então que todas as outras do setor deveriam ser vendidas? Cemig? Geti? Transpaulista? hmmmm... errado again, Eike...

      Não sou o rei da análise fundamentalista, estou loooonge de ser. E sabendo disso, a cada dia q passa estudo mais sobre o assunto. Só q ela precisa de alguns longos anos para dar resultado e não apenas SEIS MESES, ok?

      Já q vc não está conseguindo ver os dados de longo prazo, vejamos os dados de ambas estas empresas COM reinvestimento em dividendos:

      ELPL4 - Em 2002, saiu de 2,20 para 18,39 em 10 anos; rentabilidade composta de 23,66%aa!!! Maior que Warren Buffett !!!

      GFSA3 - Em 2006, saiu de 10,37 para 4,38 em 10 anos; rentabilidade composta de -13,38%aa, ou seja, NEGATIVA.

      Me conta, Eike, quem está mais feliz, o investidor de longo prazo de Eletropaulo ou o investidor de longo prazo da Gafisa?

      Veja, mesmo com a ELPL4 com queda de 50% como vc colocou, o investidor estaria tendo uma rentabilidade espetacular!

      Qto a especular... antes de vc abrir esse blog eu fazia isso há uns 3 anos, apenas para concluir que meu capital era muito pequeno e estava jogando dinheiro fora com corretagem. Até saí no lucro, mas o custo benefício não valia à pena.

      Mas eu tinha ESTRATÉGIA. Assim como eu tenho hj. Eu definia mto bem os pontos de entrada e saída e utilizava alguns setups para me guiar... e stop loss era algo sagrado.

      Grande abraço!

      Excluir
    14. Correção:

      "GFSA3 - Em 2006, saiu de 10,37 para 4,38 em SEIS anos; rentabilidade composta de -13,38%aa, ou seja, NEGATIVA."

      culpa do ctrl+c, ctrl+v rsrsrsrsrs

      Excluir
    15. Troll, na Mirae o máximo que eu consegui foi puxar dados de 2008 pra cá.

      Excluir
  13. Eike,
    Só vou dizer duas coisas:
    - em momento algum disse q vc vai quebrar, apenas se machucar :)
    - o que o pobretao fez ou deixou de fazer é com ele, e se eu fosse falar qq coisa seria diretamente p ele, vou te responder algo q sempre digo p minha pequena: o que seus amigos fazem é problema deles, nesse momento estamos falando de vc, da sua capacidade e inteligencia para ser alguem melhor atraves das suas proprias escolhas.

    De qq forma, eu não estou apressada, apenas preocupada! Quem me dera ter tido um monte de gente me avisando no começo q minhas posições em opções a descoberto iam dar merd@ ou q o momento q estava entrando em Cosan não poderia ser pior :P

    Paro por aqui e te convido para degustar uma polenta gratinada no pão, e como nã bebe cerveja, faço um suco de limão com manjericão p vc :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não quer bater um papo no google talk não Ostra? O que eu posso te oferecer é suco de caju... kkkkkkkk

      Excluir