quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fato Relevante - 22/08/2012 - Day trades desastrados e pausa para repensar a vida.

Quem ainda não viu, não perca a nova página do grupo, a Eike Pobre.

Pausa para balanço e planejamento.


Estou num momento crucial. Acredito que é o momento de iniciar uma virada na minha vida.

Apesar de eu ter um emprego que muitos invejam, sei que preciso tomar uma atitude. O último grande objetivo que eu posso alcançar aonde eu estou é a estabilidade. Mesmo sendo estatutário, só se tem efetiva estabilidade depois de concluído o estágio probatório. E esse objetivo eu estou quase conseguindo.

A minha atual função não se tem muito o que ambicionar, é daquelas funções que a pessoa "emburrece" no decorrer da carreira.

Nem mesmo o quinquênio é algo magnífico.

Além do que, venho adiando esse planejamento de vida a algum tempo. Ou por falta de idéias ou por preguiça mesmo.

Sinto que esse é o momento certo para fazer esse planejamento.

Preciso fazer um planejamento para minha vida: Planejamento estratégico, tático e operacional.

Estratégico = Aonde eu quero estar daqui a 5 anos.

Tático = O que eu preciso fazer e ter para conseguir o que eu desejo.

Operacional = Como eu vou fazer e usar o que eu tenho para conseguir o meu objetivo.

Preciso dar um tempo. Preciso repensar muitas coisas. Então eu posso demorar mais para fazer artigos e talvez não veja todos os blogs amigos.

Mas tenho certeza que sairei uma nova pessoa desse processo. Me sinto a larva que entra no casulo para virar uma borboleta.

Explicando dias 20 e 21 de agosto.



Não sei o que deu em mim. Queria fazer day trades de poucas horas ou minutos. Foram 5 tentativas e nenhuma foi bem sucedida... O bom que pelo menos foram poucos reais que eu perdi (R$71,43) e me fez aprender muito.

Trades no dia = - R$71,43
Trades no mês = R$462,75

Vejam abaixo o resultado do trade deste mês detalhadamente:


Se não estiver visível, solicito que clique na imagem.

Trades acumulados = R$1.340,68
Prejuizos prétrades = R$2.037,15
Dividendos recebidos no período = R$344,70
Saldo = -R$351,77

Por hora é só. Peço que me desejem sorte nesse meu objetivo.

Vou colocar 3 vídeos da mesma música, "I wanna Be where You Are", versões do Jackson 5, Jose Feliciano e Beyoncé. pessoalmente acho a versão dos Jackson 5 a melhor, e vc?









55 comentários:

  1. Eike, bom que vc quer repensar a vida antes de tomar um susto dela, essa é uma atitude bem sensata. Tb estou passando por uma fase dessas, mas no meu caso, precisei de um chocalão pra acordar (vou falar disso em breve).

    Boa sorte no seu planejamento e, se possível, compartilhe conosco.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também recebi uns chaqualhões, que culminaram na criação do blog.

      Da crise de 2008 pra cá eu ando recebendo muitos chaqualhões. Na verdade eu sempre recebi. A diferença é que de 2008 pra cá eu aprendi a devolver para quem me deu o chaqualhão embrulhado para presente.

      Um abraço Corey, aguardo o seu relato. Vou compartilhar sim amigo!

      Excluir
  2. Sempre é bom refletir, planejar.

    Mas esse negócio de virar borboleta... Pegou mal! hauahuahau

    To zoando!

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A analogia cabe no contexto, mas sabia que seria zoado... kkkkk

      Um abraço ID!

      Excluir
  3. PQP o que ouve com você Eike senti que voc~e ficou donw hoje, fazer trades é assim mesmo e pelos meus estudos apenas 30% dos seus traders vão dar certo, mas o que você vai ganhar nestes poucos traders que darão certo, vão cobri as suas perdas.

    Eu também repensei a minha vida e você ja sabe o que eu vou fazer, ja estou agindo a minha vida, garanti um apartamento para sair do aluguel, e vou abrir a minha empresa, espero que daqui a 5 anos eu ja tenha passado de 1 milhão e esta é a minha meta.

    Um abração e Boa Sorte.

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou down Lord, pelo contrário. Cheguei a conclusão que preciso mudar o rumo da minha vida.

      Passei por uma fase parecida quando fiz 29 anos. Quando recebi um processo trabalhista, resolvi muitos problemas da minha família que se arrastavam a uns 30 anos ou menos. Creio que a grande maioria eu já tenha resolvido. Agora, preciso resolver os meus. E esses problemas não são só de âmbito financeiro. Tenho problemas psicológicos também que preciso resolver (ainda me recuso a ir num psicólogo - pessoalmente acho eles mais doidos do que eu... kkkk)

      Abração e sucesso nessa nova fase da sua vida Lord!

      Excluir
    2. Espero que você consiga resolver as pendências Eike.

      Um abração!

      Excluir
  4. As vezes precisamos levar umas bordoadas da vida para sentir que precisamos de alguma mudança na vida, e isso sempre é bom no longo prazo.

    O mais importante é que você sentiu a necessidade de sair da zona de conforto, essa é a grande dificuldade do ser humano.

    Seja qual for o seu objetivo, foque nele.

    "Keep calm and work hard"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, vc falou uma coisa importante: "Zona de Conforto".

      Tudo bem que o colchão de segurança é uma coisa sagrada. Mas quando as coisas ficam óbvias demais e sem riscos, se torna uma situação que não me agrada. O desafio é a mola propulsora do progresso.

      Um abraço Anônimo!

      Excluir
  5. Olá Eike!

    Faz muito bem em parar e refletir, só espero que não vire uma borboleta rsrs.
    Trades são assim mesmo, possuem um desvio padrão elevado, tanto no lucro quanto no prejuízo, o importante é fazer o que fez e manter o lucro sempre acima e operando com stops curtos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk

      Amanhã eu acho que zero as minhas perdas na RV, o que vc acha General?

      Um abraço!

      Excluir
    2. Eike, estou com essa esperança também viu rs
      Mas vai entender esse Mercado, nenhuma técnica parece que dá certo, tudo aponta alta e temos uma queda forte, apesar que é uma resistência psicológica dos 60 mil e se passar, só alegria.

      Abraços!

      Excluir
    3. Olha só que legal aconteceu comigo hoje General...

      Mesmo com a bolsa levando fumo, ganhei R$212,04 em Usim5.....

      ;-)

      Excluir
  6. Eike,
    a melhor coisa que faz é refletir sobre a vida, principalmente se já levou uma bordoada de aviso rsrs
    E se quiser compartilhar, conversar, estamos todos por aqui :)
    mas não faça daytrades! eles exigem um emocional fortissimo, e depois q o primeiro dá errado a pior coisa a fazer é continuar, se torna um jogo, precisamos jogar mais uma p recuperar as perdas, dessa vez vai dar certo, mas as chances de darem certo só diminuem, pois não estamos pensando direito.

    Minha vida nos ultimos 10 anos é pura reflexão, mas desconfio que não vou virar borboleta, essa fase de casulo tá demorando muito!
    boa sorte por aí, mas continue dando um oi de vez enqdo hein?
    E se não curte psicologos ou coisas do genero, busque uma atividade de auto conhecimento, normalmente as orientais são voltadas p isso (yoga, tai chi, kung fu etc)
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostra, chega a ser até engraçado.

      Agora que eu tenho uma corretora de verdade e barata, resolvi brincar de day trade... kkkk Aí já viu a M**** que deu, né? kkkk

      Olha a ação que eu fui comprar... RADL3. Aonde que eu estava com a cabeça de comprar uma drogaria? kkkkkkkkkkkkkkk

      Em relação a reflexão, eu só preciso saber o que eu quero da vida. Aonde eu quero estar daqui a 5 anos.

      Em relação a psicologia, percebi que tenho traços de "Sindrome de Asperger", "Sindrome de Diógenes", "Hikikomori", "Personalidade Esquizoide" e "Transtorno de personalidade boderline". Tá bom? kkkk

      Para vc ver como eu estou pirado... Hoje no trabalho surgiu o assunto da mulher dar palpite na aparência do marido (o assunto surgiu pois eu estou extremamente relaxado, cabelão e barba... kkkk) e falei: se eu tiver uma mulher que fica dando muito palpite nisso, eu vou no fórum para pedir divórcio. E falo isso sem sequer ter uma ficante. Como é que eu vou namorar alguém desse jeito? kkkkkkkk

      Beijos Ostra. Obrigado pelo apoio.

      Excluir
    2. Pense, Reflita, Marque o Caminho e sai no facão!!!

      Recomendo psicologos, se for um caso mais emocional, procure por psicologas, se quiser algo mais analítico procure por um psicologo, posso falar isso, fui 9 meses em psicologa e que me ajudaram muito mesmo.

      Sobre atividades, se me permite recomendar uma... Boxe!
      Além de todas as coisas que fazem as outras lutas, o boxe procura deixar você focado e aumentar sua resistencia psicologica. Dê uma olhada no life style dos boxeadores em matéria de psicologia.

      Mas não foge não. Fique por aqui com agente.

      Uta!

      Excluir
    3. Estagiário, pelo o que eu já li no seu blog, vc gosta de uma pancadaria, em? kkkk

      Mas eu não vou em psicólogo não. Me recuso terminantemente. Porque eu já jurei para mim mesmo que se um médico me passar um tarja preta (médico é tarado para passar remédio... kkkk) faço ele engolir por baixo... kkkkk

      Uta!

      Excluir
    4. Na verdade Eike, não é pancadaria, mas sou viciado em adrenalina na sua essência mais pura.

      Mosh Pit, Stage Dive, Boxe, Velocidade, tudo isso nos dá a sensação de adrenalina.

      Acho que essas sensações fazem nossos sentidos melhorarem e nos fazem pensar melhor. Se você sabe pensar coerentemente na eminência de perigo, você está pronto para tudo.

      Essa é minha filosofia.

      Uta!

      Excluir
    5. Adrenalina? Então vc precisa começar a fazer uns day trades rapaz! kkkk

      Não tem nada melhor do que ver as suas ações subirem que nem um foguete ou ver elas derreterem na sua frente.

      Uta!

      Excluir
    6. Eike,

      Tenho analisado umas opções que eu abri posição, e vou te falar, se eu não tivesse pensado em fechar primeiro o negativo, eu já teria fechado a posição em day-trade exatamente 2 vezes.

      Já percebi que ações não sou muito chegado em fazer trades, porque não consigo encontrar um universo onde o caos faça sentido. Agora nas opções, o caso faz sentido, e mesmo que ele não saia como o planejado eu sei o que eu fiz que deu errado, agora eu vejo o preço das ações e eu falo... Tá porque caiu ? Notícia ruim ? Demanda ? Quando a demanda vai voltar ? Está caindo 2 dias seguidos, o terceiro sobe, mas quanto ? Essas perguntas que eu não consigo entender ou pelo menos ter uma previsão de respostas, já nas opções a coisa muda.

      A um único fator que eu li sobre e que não gostei muito. Pessoas que se viciam em adrenalina (isso é possível) tendem a ter uma expectativa de vida de 4 a 8 anos menor do que uma pessoa normal. Mas dizem que o coração funciona que nem um raio, afinal, deve funcionar, a sensação pre morte é algo intenso...

      UTa!

      Excluir
    7. Eike,
      Psicólogos não receitam remedios, apenas Psiquiatras, mas continuo acreditando que atividades de auto conhecimento dão um efeito bem melhor :P

      Realmente, se vc continuar pensando assim, não vai conseguir se relacionar com ninguem, sejam amigos ou namoradas, relacionamentos exigem muito mais de nós do que as vezes imaginamos, se separar por conta de uma critica, as vezes construtiva, não é o caminho rsrsrs

      Mas Asperger é mais serio do que o pessoal imagina, brincamos com isso outro dia no blog do Corey, mas eu tenho um sobrinho com Asperger e acredito que nós blogueiros não temos isso :P

      beijão

      Excluir
    8. Então Ostra, sobre o Asperger. São vários graus. Desde daqueles que praticamente são autistas ao que praticamente não tem nada. São vários graus. Eu imagino que tenho um grau mínimo.

      Olha só: eu quando encuco com uma coisa, não existe mais nada no mundo. A minha vida gira em torno daquele assunto. As vezes eu fico escutando a mesma música horas a fio.

      Eu não gosto de muvuca, prefiro ficar em grupos pequenos ou em dupla. relacionamento amoroso então eu sou um completo desastre.

      Tem mais coisas, mas vou relatando no decorrer do tempo.

      Kisses

      Excluir
    9. Lembrei mais uma: falo coisas erradas nas horas erradas. E quando vi, já foi.

      Excluir
    10. Vc consegue perceber os sentimentos dos outros? Tipo, se a pessoa esta incomodada, brava ou triste? Olha nos olhos das pessoas qdo fala?
      Tem algum tipo de mania, TOC?

      Excluir
    11. Eu até olho, mas é forçado. Não consigo olhar naturalmente nos olhos não.

      Já sobre sentimentos é uma das poucas caracteríscas do asperger que não tem a ver comigo. Eu tenho uma certa facilidade em preceber no rosto da pessoa que tem algo errado ou certo.

      Em relação a mania, eu falo sozinho. se eu estou muito estressado eu chego a bater boca comigo mesmo no meio da rua... kkkk xingo mesmo...

      Outra coisa: eu tenho dificuldade em perceber duplo sentido. Só percebo se for muito escrachado. Não percebo maldade sutil.

      Excluir
    12. Interessante,
      Meu sobrinho tem td isso, só q em dose alta. Uma inteligencia absurda p algumas coisas, principalmente matematica e musica, mas não consegue se relacionar com ninguem, mesmo da familia, então a inteligencia é sub utilizada.

      Procura um psicologo, ao menos p te direcionar, pq diagnosticar a essa altura acho q não faz diferença alguma rsrsrs

      Excluir
    13. Namoro eu nem tento mais. Das duas uma: ou eu vou terminar no primeiro espirro ou eu vou tranformar a pessoa no centro do universo.

      Excluir
  7. Eike,

    Desculpe a sinceridade e deixe eu dar uma cornetada mais uma vez. Largue esses trades! Isso não leva ninguém a lugar nenhum, basta ver os milionários aí e ver quem faz trade... nenhum.

    Fiquei nessa vida dois anos e sei do que falo. No final das contas, ou vc sai no zero a zero, ou sai no preju. Se der muita sorte sai ganhando pouco.

    Leia alguns livros do Buffet, aprenda a ler balanços (eles serão o seu stop). Minha vida mudou depois que aderi o estilo fundamentalista, muito mais qualidade de vida inclusive. Largar os trades será um fato natural em sua vida, observe que criaturas famosas no meio já chutaram o balde como Bastter e até o Stormer já viraram fundamentalistas.

    Um Abraço e espero que acorde o quanto antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, primeiramente gostaria de dizer que dos blogueiros que eu conheço, só vc e o investidor sardinha são os que realmente seguem o que o Buffet ensina. Compram ações com fundamentos e seguram.

      O pessoal vem com esse papo besta de comprar eletropaulo e segurar, mas o Buffet nunca mandou comprar ação tranqueira.

      Sei que o ideal era ter comprado Usim5 a 5,65 e ter segurado, por exemplo. Mas eu tenho medo de perder tudo que eu já ganhei. Por isso eu faço Swing Trade.

      Quem sabe no futuro, se eu perder o medo, eu não me torne fundamentalista?

      Um abraço e obrigado pelas dicas.

      Excluir
    2. Me indicaria bons livros do Buffet pra ler?
      Valeu!!!!

      Excluir
    3. Raapz, fazer trade é para trouxas. Leia as biografias do Buffet, ele lê balanço, estuda todo santo dia. Ninguém ganha na bolsa por sorte, acaso.

      Escute o que o Mobral fala,além do Buffet, há o Pasrisotto, o DAniel Dantas. Todos bilionários que leem balanços.

      Livros :


      Bola de Neve, biografia, ensina como ele agiu durante varias crises, como ele sempre olhou o p/l BAIXO das empresas

      Warren Buffet e análise de balanços, devia ser leitura obrigatória.Ensina a entender os potos principais dos balanços.

      Há os livros do Paulo Portinho tb.

      Excluir
    4. Isso aí. Se você ler esses dois livros aí acima não vai querer fazer trade nunca mais.

      Eike, nunca comprei tranqueiras como ELPL ou outras do gênero, estou me referindo a empresas realmente decentes.. daquelas q vc compra e esquece na carteira, só acompanha o balanço a cada três meses. Investir pra ficar estressado na frente de uma tela pra mim não dá mais, já passei por isso e perdi muito tempo.

      De qualquer forma, sucesso na sua jornada.

      Excluir
    5. Mobral, a sua carteira hoje é composta de quê?

      Excluir
  8. Não há adrenalina nenhuma em fazer swing trade, desde que vc faça com ações que irá comprar para compor a sua carteira.
    Faço isso direto.
    Exemplo:
    Mês passado comprei 300 BBAS3 por 19,50 e vendi por 24,13. Recomprei por 22,08. Não vi prejuízo ou problema algum. Mesmo porque, se a ação disparar, fiquei com a grana. Se cair, estou com a ação que considero boa.
    Este mês comprei 200 CRUZ3 por 26,20. Se chegar a 28,50 venderei numa boa, e aguardarei cair de novo para recomprar.
    Tudo sem emoção alguma, visto que, como disse, compro ações que pretendo ter. Não compro tranqueira para fazer trade.

    ResponderExcluir
  9. Eike,

    se vc quer realmente fazer TRADES vc tem q estudar MUITO.

    Como dizemos aki no Rio, "Tu quem q estudar pra kraio"

    Nâo adianta. E, como eu já disse antes, isso será sua vida de autônomo.

    Day-trade é o mais difícil de todos, esquece isso. Qto maior a volatilidade, mais complicado é.

    1) Estude muito; já ti enviei vários links sobre o assunto, é só ir lendo td por lá
    2) Seu capital precisa ser maior; 50mil dá, mas 100mil seria ideal pra começar;
    3) Os lucros q vc tiver fazendo os swing/position trades, tu pega parte (ou todo ele) e compra ações de empresas boas, caso contrário vai ter 73 anos idade tendo q fazer trades ainda
    4) Qdo tu já estiver bem no esquema, aprenda a fazer a venda coberta; esse não tem erro, seguir o tio bastter
    5) Siga essa ordem, por favor e não pare de estudar nunca.

    Ser trader é difícil. Se o seu psicológico está atrapalhando, é melhor não tentar.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Eu estou na fase de repensar e planejar, como você já deve ter visto em meu blog, mas a barca não pode parar.
    Regra da termodinâmica e da cinética e retirar-se é até pior porque o atrito estático sempre demanda mais energia pra sair da inércia.
    Ponto chave pra mim foi me reprogramar mesmo.
    Eu sempre quis juntar mais de um milhão em x anos, já tendo casa e carro...
    sempre quis viajar e isso e aquilo.
    Mas não fazia por onde.
    Todo mês pagava contas e por mais que melhorava o salário não melhorava isso.

    Tive de me reprogramar pra chegar onde eu quero chegar.

    Abraço e não some, seu blog tem me ajudado bastante.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Kabeção... já falei pra vc assistir os vídeos do Blaster... mas tú não ouve...
    Eu mesmo sei que ainda não é o tempo de eu investir em ações, pois meu capital é baixo ainda. E talvez eu nunca invista em ações e sim outros ramos... imóveis, etc.

    Qto mais conhecimento sobre algo vc tiver, menos risco vc terá.

    Você poderia estudar pra outro cargo publico que te pague melhor. aproveite que vc tem tempo.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quanto considera bom pra investir em ações afinal?
      Ou melhor, a partir de quanto?
      aportes mensais de quanto?
      Algum inicial, ou zero?

      Excluir
    2. Bom, na minha atual 'ignorancia', seguem as respostas:

      Acho q o mínimo seria uns 30 mil.
      Se pensa em comprar para manter longo prazo (5 anos no minimo), separe uns 50% do seu aporte para aportar em ações.
      Se pensa em fazer trades, tem que estudar bastante e ir com muita calma.
      Particularmente, eu invistiria em ações hoje se tivesse uns 50 mil em Renda Fixa e uns 30 mil para Ações, daí começa a ficar interessante.

      Fazer Trade? Não tenho tempo pra isso. Mas poderia especular no médio prazo... o que pode sair pela culatra o tiro também. Ou seja, se entrar em Ações, esteja preparado para perder também.



      Excluir
    3. E mais... antes de investir em ações, entenda um pouco sobre Renda Fixa (Poupança, Tesouro Direto, CDBS, Índices da Inflação, etc.

      Sei que não é dificil, mas é o básico pra começar a entender como funciona o Dinheiro... tem muita gente que compra ações e não sabe nem como funciona o Índice BOVESPA.

      Excluir
    4. Mas Matrix, eu já vi vídeos do Blastter...

      Eu sou doido, fazer o que? kkkkkkkkkkkkkk

      Para vc ver... Ontem a bolsa tomou um belo tombo e eu ganhei 200 contos...

      Poupança ei já tenho demais, chega... kkkkkkk

      Um abraço Matrix!

      Excluir
    5. Valeu a resposta Rico na Matrix.
      Renda fixa eu entendo, não entendo ainda é a bolsa.
      Mas estou vendo que ela ainda tá alta demais, melhor usar esse tempo pra aprender pra quando der a escorregada que tem de dar (pelos resultados negativos nas empresas grandes daqui e do mundo que me refiro a isso) eu entro fundamentado e ganho dinheiro.

      Enquanto isso vou 'conretizando' na renda fixa alguma segurança pra mim.

      Excluir
  12. Bastter fala muita coisa legal na parte fundamentalista.

    ResponderExcluir
  13. Galera o blog do pequeninvestidor é um curso completo de investimentos, recomendo a todos os amigos que iniciam.

    ResponderExcluir
  14. Olá Eike,

    Para um homem relaxado, com cabelão e barba ficou meio estranho virar borboleta......KKKKKKKKKKKK me fez ri de verdade, obrigada por me fazer ri.....

    Bom, agora falando serio.
    Acho que vc deve está um pouco perturbado mesmo, principalmente pela pressão dos TRADES.
    Para te tranquilizar te recomendo tomar FLORAIS, sei que vc vai dizer que é besteira, mas pelo menos dá um lida na internet sobre, me ajudou bastante quando eu estava meio atordoada.
    Só não some. Ok?
    Boa sorte.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prometo que não vou sumir. ;-)

      Seria legal uma massagem também. Mas um homem relaxado com cabelão e barba afugenta mulher... kkkkk

      Obrigado pelo apoio. ;-)

      Excluir
  15. ALÉM DA POUPANÇA foi excluído

    Menos um, e dos melhores... O QUE ESTÁ ACONTECENDO POR AQUI????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho mesmo... O cara até desenvolveu a planilha que todo mundo da blogosfera usa.

      Ele deve estar mudando algumca configuração do blog, só pode ser isso.

      Excluir
  16. Eike, cuidado com rotulos. Para um psiquiatra ja é difícil diaguinosticar um transtorno mental que dirá um leigo. Então nada de achar que sofre de isso ou aquilo.
    Achar uma small cap que vai virar blu chip e mais fácil que achar um bom psicologo, portanto não tenha muita expectativas em relação a eles. Ja psiqiatra, embora a maioria seja meia doida, pode de dar uns remedios que ajudam no curto prazo.
    Aconselho vc a continuar escrevendo no blog pois isso e terapeutico e se bobear é melhor que analise.

    ResponderExcluir
  17. EIKE PEÇO QUE NÃO FAÇA O GAY TRADER!!!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Fala Eike!

    Sonhei com seu clone essa noite, ele me disse pra eu ter foco e fazer uma coisa de cada vez, e que na dúvida, devo fazer aquilo que ficará mais alto. O que ele quis dizer?

    Cara, na boa, se vc acha que tem algum problema, procure ajuda médica. Eu já demorei muito pra procurar um psiquiatra, mas qd o fiz, foi uma das melhores atitudes da minha vida. Tomei remédios 3 meses, voltei lá e fazem 3 anos que estou "careta" e muito melhor de cabeça.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que vc não pode abraçar o mundo. Se houver dúvida sobre foco, fale comigo que eu e meu amigo Asperger entendemos bem disso... kkkkkk

      O difícil vai ser me convencer que eu preciso de uma ajuda profissional. E o mais difícil de me convencer: que eu vou encontrar algum profissional que preste.

      Um abraço!

      Excluir