quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Série - Defeitos dos Brasileiros I.

HUEBR
 
Quero iniciar uma série para desabafar tudo de errado que vejo na cultura brasileira e que por mais que eu não queira me aliar (com o adicional do Asperger para ser refratário à absorver hábitos culturais), algum reflexo acabo tendo nos meus hábitos. Essa série não terá padrão para ser produzida, ou seja, não terei datas pré definidas para produzir os textos.  

Política

Eu vejo não somente na blogosfera, mas em tudo quanto é lugar defesas apaixonadas sobre Esquerda e Direita, usando-se as maiores "abobrinhas" para defender ambas posições. Mas é importante definir o que é esquerda e o que é direita. Vou dar um exemplo metafórico que creio definir esses conceitos com precisão:

                                "Ambos querem mamar nas tetas do governo. A diferença é que a esquerda (não de forma igualitária) quer que todos mamem nas tetas
estatais. A direita quer ela sozinha mamar nessas tetas."

Portanto, não temos uma "direita" propriamente dita, é indevido dizer que o PSDB é de direita. Foi o partido que iniciou em nível nacional as bolsas, o que já o exclui da categoria de direita.

Isto posto, vou ao ponto que quero chegar: as pessoas criticam os partidos, mas espera aí! Os partidos são feitos de pessoas! E mais: são pessoas brasileiras!

Então dizer que partido X ou partido Y é corrupto, é uma falácia! TODOS os partidos são corruptos. E mais: TODO BRASILEIRO É CORRUPTO!. Está no nosso DNA "levar vantagem", que é um tipo descarado de corrupção.

E quando uma pessoa dá uma desculpa esfarrapada para se livrar de um trabalho? Isso também é um tipo de corrupção.

Qualquer brasileiro, quanto tem a oportunidade, faz pequenas coisas erradas. E como diz o ditado, "de grão em grão, a galinha enche o papo".

Eu vou ser sincero: eu tive esperanças em relação às manifestações de 2013. Mas do decorrer do processo, comecei a ver a realidade: as pessoas clamavam por direitos. Mas para vc ter direitos, eu tenho que cumprir com meus deveres. E quem quer trabalhar nessa pocilga? Trabalhar? Vamos mudar de assunto, que já está ficando chato...

Para terminar, um vídeo ótimo do Ministério Público - SC e Tribunal de Contas - SC que mostra com precisão o que eu estou querendo dizer:
 
 

19 comentários:

  1. Excelente texto! Muito racional, coisa que anda em falta por aí. Vejo tanta gente fazendo e falando merda que dá até raiva. Estou até evitando alguns amigos esquerdistas-neo-revolucionários-de-iphone-no-bolso.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil, revolucionários? Raro é o governante do executivo que não se reelege, por pior que ele seja. E o povo ainda vem com esse papo de "revolucionário"?

      O que está dando medo é essa mentalidade retrô-demodê típica dos anos 60 de "luta de classes" "elite opressora" e coisas assim que estão sendo cada vez mais comuns. Nunca vi isso dar algo diferente de merda...

      Um abração Corey!

      Excluir
    2. Verdade! Essa onda de separatismo de castas não tá nada legal...

      Excluir
  2. Olá Eike,

    Não é fácil viver num país em que você não concorda com as atitudes e comportamentos da própria população o que evidentemente se reflete em tudo, inclusive na política.

    Ótimo texto, parabéns.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu não vou adaptar plenamente em nenhuma cultura. A melhor definição que eu já li sobre o autismo é que é "um estrangeiro em qualquer cultura". Mas o Brasil exagera. Tem países piores, LÓGICO que tem. Mas eu não vou sair do Brasil para ir morar em Botsuana, né?

      Obrigado pelo elogio.

      Excluir
  3. Ignorante é aquele que achou que o PSDB é de direita: eles são centro esquerda.
    A Direita é - sendo generoso - a favor do estado mínimo, mas aqui estamos falando de uma direita de centro.
    Uma Direita extremista é adepta do estado zero, aka anarcocapitalismo.

    ResponderExcluir
  4. Eike, essa é a primeira vez que comento aqui, gostei do seu blog mas acho que a definição de esquerda e direita está omitindo algumas coisas
    Primeiro a esquerda não QUER que todo mundo, incluíndo o pobre, fique bem.A esquerda DIZ que quer isso.Os países onde os pobres vivem melhor são os países de economia liberal, tudo que a esquerda odeia. A esquerda não quer que todos mamem nas tetas estatais porque sabe que no fundo, isso é impossível, ela só quer o pobre recebendo uma esmolinha, uma ajudinha, que fique dependente dos políticos de esquerda e esses sim, enchem a cueca de dólar. A esquerda com um mínimo de inteligência sabe que o socialismo é impossível, então ela tem que preservar um pouco de capitalismo, nem que seja pra ter de quem roubar, essa é a diferença do lula de 1989 pro de hoje

    E fora que também existem os anarco capitalistas que são considerados 'direita' por muita gente e que não querem estado nenhum, do governo eles não querem nada, até mesmo o mínimo, justiça e polícia, eles dispensam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vou criticar pois dissemos a mesma coisa. A diferença é que vc explicou o meu parênteses de "(não de forma igualitária)". Quando a pessoa recebe a bolsa família, ela está mamando na teta do governo. Mas é tão pouquinho que mal dá para sentir o gosto.

      Excluir
    2. Eu pessoalmente acho que o governo só deva ajudar deficientes graves e idosos. No caso dos idosos com ressalvas, pois eu acredito que não seja correto a sociedade carregar nas costas uma pessoa que viveu a vida inteira como se não houvesse o amanhã. Nesse caso, somente o mínimo para subsistência.
      Aos demais, o máximo que o governo deveria fazer é cumprir com a sua obrigação: saúde, educação, transporte, segurança e moradia. E que o judiciário faça valer os direitos de todos, sem privilégios. No mais, cada um que se vire.

      Excluir
  5. Parei de ler na definição petista de esquerda e direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o que me irrita nas pessoas? É elas lerem o que querem ler e sair dizendo que fulano escreveu o que não escreveu.

      Excluir
    2. Na verdade achei que fui injusto no meu comentário e resolvi ler o restante, me surpreendi, o texto foi bom, mas ainda sim, achei a definição de esquerda e direita muito tendenciosa para esquerda.
      Resolvi voltar e ler o texto, estou tentando ser uma pessoa melhor e acho importante respeitar opiniões contrarias, achei meu comentário anterior injusto e mesquinho.

      Parabéns pelo Blog,

      Abraço e boa sorte.

      Excluir
    3. Não foi tendencioso a esquerda não. É que as vezes o Asperger atrapalha um pouquinho na hora de escrever. No comentário do anônimo acima deixei mais claro o que eu queria escrever.

      Abraço e seja bem vindo!

      Excluir
    4. Tudo bem obrigado, acho muito legal e de muito respeito vocês que geram conteúdo para internet, com tantos contratempos que temos no dia a dia e com um bando de gente que não acrescentam nada nos comentários pelo contrario só desmotivam, vocês são mesmo guerreiros. Mais uma vez me desculpe e pode acreditar que serei um visitante regular.

      Até mais, boa semana.

      Excluir
    5. Eike, o asperger atrapalha umas coisas mas deve ajudar em outras, não? Você não tem tipo uma facilidade em aprender assuntos que te interessam mais, ou de conseguir ficar focado por muito tempo na mesma coisa?
      Desculpe se é uma pergunta muito pessoal, se for, pode ignorar.

      Excluir
    6. Vc está correto. Eu até brinco, dizendo que são meus "superpoderes" kkkkkk A pessoa que tem asperger, acaba se tornando uma especialista no assunto tema, pois vai focar nele. E tem uma outra vantagem. Nós vemos uma situação, um problema por um "ângulo" que os neurotípicos não veem.

      Excluir
    7. Você podia dar um exemplo disso? De ver um problema por um ângulo diferente?

      Excluir
    8. É complicado exemplificar assim. Mas quando há um grupo de discussão, provavelmente o aspie vai indicar um caminho que ninguém pensou.

      Excluir