domingo, 11 de outubro de 2015

Série - Defeitos dos Brasileiros IV

Fonte: http://www.zazzle.pt/informalidade+canecas

A caneca que todo brasileiro deveria ter em casa.

Esse é o quarto texto da série para desabafar tudo de errado que vejo na cultura brasileira e que por mais que eu não queira me aliar (com o adicional do Asperger para ser refratário à absorver hábitos culturais), algum reflexo acabo tendo nos meus hábitos. Essa série não terá padrão para ser produzida, ou seja, não terei datas pré definidas para produzir os textos.

INFORMALIDADE

Eu considero esse o pior dos defeitos dos brasileiros. É esse defeito que acaba induzindo aos demais.

O brasileiro adora a informalidade. Quem nunca comprou um produto pirata? Quem nunca comprou sem nota fiscal? Quem nunca traiu ou foi traído numa relação amorosa? Até a expressão HueBr veio da falta de compromisso dos brasileiros em jogos on line internacionais (brasileiros não conseguem nem ser adicionados dependendo do jogo).

O brasileiro é informal em tudo. O cara assume um posto de trabalho. Passado uma semana, os colegas já se tornam "da família". Em geral, o brasileiro adora tomar cerveja com "a família do trabalho". Ele não se contenta em ficar 8 horas ao lado daquelas pessoas: ainda tem que passar mais 4 ou 5 horas num bar, tomando cerveja e falando abobrinhas.

Quando ganha um dinheiro extra no trabalho, nada de investir. Querem estourar, viajar, beber de cerveja (com os colegas de trabalho, claro!).

Chama qualquer um de amigo. Alguns são mais atrevidos, adoram tocar as pessoas como se elas fossem um celular touchscreen (como odeio isso!).

Vão comprar um objeto, já vão contando os pormenores de suas intimidades... Até parece que eu estou preocupado que a pessoa tem que ir no médico semana que vem tirar uma verruga...

Quando a crise é mais aguda, nada de cortar gastos, nada de estudar... É mais fácil pegar as tranqueiras e ir vender em alguma feira livre, isso sim.

Confundem fazer uma piada com completa falta de respeito. Mas porque? Simples: ele não liga, ele é da família mesmo... Posso desrespeitar o outro, temos laços de sangue... #SQN

Na hora a gente faz, na hora a gente vê... É o hino das pessoas que adotaram a informalidade como estilo de vida.

Confirmar informações recebidas no Whats!? NUNCA!!! Afinal, as pessoas são todas da família, porque um familiar iria contar uma mentira?

Com certeza... os grupos de whats e Facebook são uma extensão da família. O brasileiro é capaz de confiar mais em um perfil de uma pessoa que diz que mora em São Paulo do que na Mãe...

Para que usar conhecimento técnico para fazer as coisas? Faz-se uma gambiarra na hora, tudo se resolve...

Enfim, poderia ficar horas aqui escrevendo sobre exemplos de informalidade dos brasileiros, mas creio que todos sabem, fazem e sentem as consequências disso, não é verdade?

22 comentários:

  1. Eike e a série das pornstars ? Acabou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As que eu postei, teve gente que criticou... É que tem muito aqui que se não for uma panicat bombada com voz de travesti, não é mulher... Mas posso postar mais futuramente sim. Tem muita pornstar alternativa na indústria pornô...

      Excluir
    2. posta a Jynx Maze que não tem erro

      Excluir
    3. Eu dei uma olhada por cima e de fato ela é interessante. Mas adiantando, as atrizes que eu postar serão aquelas que não estão entre as mais pedidas entre os brasileiros, muito provavelmente. E que se destaquem em algum fetiche ou em algum diferencial na performance.

      Excluir
  2. Eike essa informalidade espanta estrangeiros que aqui vêm, e o ambiente menos profissional torna-se menos produtivo. Concordo contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem países piores. Já ouvi relatos assombrosos sobre a Rússia. Mas não devemos olhar os piores, devemos mirar os melhores.

      Excluir
  3. BR HUEHUE. Que tristeza...

    ResponderExcluir
  4. O problema é que o próprio ser humano é assim, ele quer enganar e sempre tentar se dar de bem em cima de outro, a maldade está no DNA da humanidade, por isso não tem como ser mudado é algo genético, alguns tem menos que outros, outros tem mais, esses são os políticos corruptos, ladrões, assassinos, eles tem mais partes ruins por isso se destacam pelo péssimo caráter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo em parte. De fato, nenhum ser humano é santo. Mas alguns comportamentos são potencializados por causa do processo histórico cultural em que a pessoa está submersa. A cultura brasileira valoriza o jeitinho, valoriza levar vantagem nos outros.

      Excluir
  5. Conheço um que foi trabalhar em Campinas e outro que foi trabalhar nos EUA se queixando justamente disso: em um ambiente de trabalho de alto nível, a frieza com que era tratado pelos colegas de trabalho, essa coisa de"colega de trabalho não precisa ser seu amigo" realmente não precisa ,mas na prática....Somos seres emotivos,sociais, não podemos negar nossa própria natureza e represar isso não é nada bom para a saúde psicológica, espiritual... Primeiro que ter amigos, conhecidos ,seja lá o que for... no trabalho ou em qualquer lugar é ótimo. Em segundo....se começam a notar que só se aproxima das pessoas para fazer networking , ou para colher informações, viverá isolado, vide os psicopatas que abrem fogo dentro das escolas, geralmente pessoas isoladas e revoltadas.
    Os gringos não são ETs superiores, são iguaizinhos a nós,por dentro e por fora,tb tem vagabundos e pilantras, precisamos é acabar com o complexo de vira lata. O que difere é as escolas de alto nível que tiveram, e não são educados pelas novelas, ao contrário de nós A informalidade vem daí. o povo está sem rumo, sem educação, nenhum governo até hj levou a sério a educação obrigatória estatal sim desde o básico ( as melhores universidades são particulares?...), com aperfeiçoamento de professores no exterior. Estão preferindo dar o ensino p iniciativa privada criar as lucrativas faculdades Zé das Couves. Outra coisa quem dá caráter são os pais, as famílias estão desarticuladas pela putaria que a tv propaga. Portanto somos povo criativo , comunicativo e trabalhador, falta é governo que seja brasileiro de verdade e invista pesado em educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo da sua opinião e vou justificar o porque. O brasileiro se queixa da "frieza" dos outros justamente porque não consegue separar o pessoal do profissional. Sobre as pessoas que saem atirando para todo lado é porque surtam, após longos processos de desrespeito chamado bullying e provavelmente não são psicopatas. Em nenhum momento coloquei os gringos como seres superiores, mas reconheço que eles tem métodos superiores. Até porque quando o brasileiro quer, ele é o melhor do mundo. Mas nada acontece por acaso. Sobre as faculdades Zé das Couves, o aluno de uns instituição dessas pode sim se tornar um excelente profissional, com potencial para ser reconhecido mundialmente. Mas para isso tem que fazer cursos de pós de renome e fazer muito uso de google acadêmico. Quem quer ter esse trabalho aqui? Tem muita gente que faz curso para ganhar pontos que vão gerar aumento de salário ou ganho de uma gratificação e não porque quer se tornar uma pessoa ou profissional melhor.

      Excluir
    2. OK ,mas nada melhor que ter um ambiente familiar no trabalho, fica muito mais produtivo e sincero,forma um time de verdade, diminuem as chances de alguém inventar algo pra te prejudicar. Bom.. só a educação pública,gratuita,massiva e de qualidade poderá salvar o país e também retirar da informalidade e da incompetência milhões de brasileiros, alguns sentados no congresso nacional. Também concordo que o aluno faz a faculdade e conheço ótimos profissionais vindos de faculdades particulares mas a grande maioria delas não é boa, basta olhar a produção científica de cada uma delas. As pós de renome na maioria são feitas em instituições públicas ou no exterior.
      A questão é que somos um país jovem e estamos atrás em desenvolvimento. Lá fora são países que sofreram guerras, aprenderam a economizar. Toda metodologia e planejamento é aprendida nas boas escolas.Há cobrança firme. Aqui não temos isso, a ignorância já vem do ensino básico deficiente, resta-nos o improviso, o chute e pasmem...já trabalhei em multinacional que os gringos ficavam surpresos com o jeitinho brasileiro na solução de problemas técnicos. Concluindo, a meu ver não é culpa do ser humano, brasileiro, mas do ambiente em que ele vive.
      O que fica difícil admitir é um cara criado na Europa ,com a melhor educação a seu dispor ,não aproveitar isso, e pode ter certeza que tem um monte. No Brasil ninguém cuida da educação por vontade suprema do Tio Sam, que não quer mais outro gigante pois a China já incomoda demais.....

      Excluir
    3. Concordo que a educação deveria ser pública e de qualidade para todos, mas pergunto: o que é educação de qualidade? Eu entendo que seja uma educação que desenvolva o CHA (conhecimento, habilidade e atitude) nas pessoas. E que exija resultados, "esprema" o aluno até a última gota, pois sem pressão, não acredito em boa formação.

      Discordo que um ambiente "familiar" torne as pessoas mais produtivas, pelo contrário. Um ambiente "familiar" pressiona menos e é mais tolerante a erros.

      Concordo que é um absurdo um cara bem formado não aproveitar.

      Discordo que a nossa educação é um lixo por causa dos EEUU, pois que eu saiba, somos um país independente e quem manda aqui somos nós. Se eles mandam, é porque deixamos. E se supõe que a esquerda está no poder a mais de 12 anos, então nem o argumento de "entreguistas" no poder cola.

      Excluir
  6. Como assim defeitos dos brasileiros?

    SOMOS O MELHOR POVO DO MUNDO

    Todo mundo sempre feliz, terra das melhores mulheres do mundo, se tem um problema a gente dá um jeitinho...Pagode,cerveja,futebol,carnaval e gostosas...

    HUEEEEEEEEEEEE BR! BR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fim de semana com dinheiro pode até ser o melhor do mundo... Quero ver sem dinheiro em horário comercial se a opinião é a mesma... kkkkkkkkkkkkk

      Hueeeeeeeeeeeee BR!!!!

      Excluir
  7. O melhor do Brasil é o brasileiro. A coisa é como é ... De quem você acha que é a culpa ?

    Adoramos dizer que é de outra pessoa. Que nada, é nossa !
    (mas é tão melhor jogar a bomba pro colo do outro ...)

    ResponderExcluir
  8. Para mim, o pior do brasileiro é que ele leva a sério as coisas que não são sérias(Futebol, novela e sensacionalismo) e não leva a sério as coisas sérias(política, dinheiro, respeito, honestidade e profissionalismo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que tem a ver com a informalidade isso que vc colocou.

      Excluir