domingo, 12 de julho de 2015

Série - Defeitos dos Brasileiros III

Tem brasileiro louco para colocar esse símbolo na nossa bandeira...

Esse é o terceiro texto da série para desabafar tudo de errado que vejo na cultura brasileira e que por mais que eu não queira me aliar (com o adicional do Asperger para ser refratário à absorver hábitos culturais), algum reflexo acabo tendo nos meus hábitos. Essa série não terá padrão para ser produzida, ou seja, não terei datas pré definidas para produzir os textos.

IDEOLOGIA

Ideologia em si não é uma coisa ruim. Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A partir desse conceito, todos nós temos ideologias. O problema é quando a ideologia errada é usada no momento errado e da forma errada.

Não é de desconhecimento de ninguém na blogosfera que temos no nosso país pessoas (muitos "intelectuais", principalmente) que sonham em implantar o socialismo em terras tupiniquins. Até aí, ter um sonho bobo qualquer pessoa pode ter. O problema está quando esse sonho bobo começa a se espalhar para todas as atividades da vida.

Vou dar um ex. na minha vida: eu estou percebendo que não estou conseguindo o diagnóstico porque se o médico fizer o diagnóstico de síndrome de Asperger, ele estará se "curvando ao imperialismo norte americano" (pelo menos foi o que eu entendi nas entrelinhas das palavras de um profissional).

John Maynard Keynes

Na questão econômica, piorou. O Keynesianismo, que foi uma linha da economia desenvolvida por John Maynard Keynes, que pregava a intervenção estatal SOMENTE quando o mercado não fosse capaz de se auto gerir. E quando esse mercado conseguisse dar os primeiros passos, o estado deveria cessar a intervenção. O que fazemos aqui não é Keynesianismo, é intervenção estatal que beira o socialismo.

O que falta ao brasileiro, na minha visão? Maturidade. Maturidade para separar ideologia de questões técnicas. Não tem nada de imperialismo ianque ajudar uma pessoa que se enquadra na síndrome de Asperger. Que independente do que pensamos, o capitalismo é o melhor sistema econômico desenvolvido e conhecido pelo ser humano até o momento da publicação desse texto e que com ele devemos respeitar um princípio básico chamado CONTABILIDADE. 

Obs.: Quero deixar claro que não sou totalmente contra Marx (o materialismo dialético revolucionou o pensamento humano). Sou contra a sua teoria econômica

Abaixo, deixo um vídeo clip feito por  John Maynard Keynes... kkkkkkkk

16 comentários:

  1. Hayeke e misis se reviram no túmulo KKKk
    Keynes o pai da contabilidade criativa o modelo dele não se sustenta a longo prazo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas amigo... O Keynes NUNCA falou para abrir os cofres por tempo indeterminado. O problema é que fazem as m**** e colocam nas costas dele.

      Excluir
  2. Grande Eike,

    Keynes é muito odiado pelos liberais ortodoxos, mais em 29 ninguém teve uma ideia melhor que a dele; Hoje é fácil questiona-lo, se bem que em 2008......enfim.

    Gostei do Post, observei uma maturidade cada vez maior.

    abraços.


    Ass: Voltairiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltariano, o Keynes foi genial. A regra deve vale enquanto o capitalismo financeiro existir. Só que os "keynesianos" são na verdade socialistas, pois, com o exemplo do Brasil, continuar com os incentivos após o PIB crescer 7,5% (2010) é no mínimo burrice e pedir para acabar em m****.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá Eike,

    Estou na bolsa há poucos meses e venho seguindo o básico que ando estudando, ou seja, o Bastter. Ando aportando em empresas que vem sempre crescendo em patrimônio, receita, boa marge, dívidas controlas e bons lucros, claro.

    Pesquisando contra a linha Bastter, achei alguns comentários seus a respeito dos 'papagaios' dele, mandando pesquisar o que aconteceu com seus antigos seguidores etc etc.

    Pode me indicar o que estudar? O que ler? Quais os erros e problemas dele?
    Gostaria de ouvir críticas ao que eu estou fazendo (meu objetivo é viver de dividendos e proventos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço que vc exemplifique quais foram os meus comentários e quais são os "papagaios" do Bastter, pois do jeito que está o texto a minha condição aspie impede de entender o seu texto.

      Sobre viver de dividendos e proventos, eu sou contra vc comprar uma empresa SOMENTE pelo fato dela pagar bons dividendos. Um milhão de coisas podem acontecer e uma empresa que paga bons dividendos pode deixar de pagar com uma simples canetada presidencial (vide as elétricas)

      Após apanhar muito, o melhor a fazer é escolher a empresa via análise fundamentalista e definir preços de compra e preços de venda.

      Eu faço assim:
      Sou pessimista ao definir preço de compra - "A ação não vai baixar tanto"
      Sou otimista ao definir preço de venda - " A ação não vai subir tanto"

      E dependendo do que acontecer, após a compra ou a venda, ajusto esses valores para mais ou para menos.

      Outra coisa importante: compre aos poucos. Se o seu pessimismo for menor que o do mercado e a ação despencar, vc consegue ajustar o preço médio.

      E SEMPRE: COMPRE BARATO E VENDA CARO.

      Excluir
    2. Sim, to ligado na parte dos dividendos...até porque são descontados do preço da ação, mas pretendo passar muito tempo só reinvestindo os mesmos.

      Li suas mensagens sobre o Bastter em discussões com o investidor troll.

      Mas isso de comprar barato, vender caro, ter fundamentos pra achar que vai subir ou descer, é necessário ficar acompanhando de perto o HB diariamente...

      Então você só aconselha entrar na bolsa quem puder trabalhar assim, vendo de perto as cotações?

      Estava pensando nos lucros à longo prazo, coisa de 5, 10, 20 anos mesmo...

      Excluir
    3. Eu até recomendo vc acompanhar em tempo real as cotações, mas não colocar dinheiro nelas, como iniciante. Foi importante eu ver o que acontece em tempo real, as ações oscilam demais. Essa noção é necessária para aprimorar seus investimentos.

      Quando falo em comprar barato e vender caro, vc não vai fazer em tempo real, até porque em tempo real vc não consegue ter essa noção. Vc vai definir esses valores (caro e barato) fora do pregão, seja pela análise fundamentalista, seja pela análise técnica. Aí vai do seu gosto.

      Quando vc fala em lucro para daqui a 20 anos, me fez lembrar de uma frase de Keynes: "No longo prazo, estaremos todos mortos".

      Excluir
    4. Quando falo em lucrar à longo prazo, quis dizer lucrar de forma mais consistente, em privilégio a tentar um risco maior, DURANTE esse tempo, e obviamente não lucrar somente ao fim dos 20 anos.

      Mas a frase do Keynes, nesse contexto, me lembrou bem a frase de algum ex-BBB ou famoso: "Pra que levar a vida tão a sério, se nascemos de uma gozada." Ou seja, bem vaga e até ingênua.

      Excluir
    5. O importante é entender que não existe lucro maior com risco maior, lucro de longo prazo... O que existe é lucro.

      O que eu costumo dizer é que na bolsa vc não sabe quando vai ter lucro: pode ser em 20 minutos ou 20 anos. O que podemos fazer é usar técnicas para reduzir ao máximo esse tempo, buscando maior efetividade.

      Se não me engano é o Buffet que fala "não entro para ganhar, entro para não perder"... É uma sábia dica. Impede de vc fazer estratégias arriscadas demais (e com grande chance de dar em m****)

      Excluir
  4. Pretende fazer outros textos sobre outros economistas como Smith, Marx ou Friedman?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho conhecimento aprofundado sobre outros teóricos de economia. Conheço um pouco de Keynes e Marx (não tem como não conhecer Marx num país que beira o socialismo).

      Posso futuramente fazer um texto sobre Marx, mas adianto de antemão que acredito que o conhecimento que ele desenvolveu é genial, usado no local certo. E definitivamente economia não é o lugar certo para se usar os conhecimentos de Marx.

      Excluir
  5. Achei muito bom seu texto. Confesso que nunca parei para pensar mais profundamente no sistema onde estamos inseridos.
    Sou de uma geração que ouviu muito discurso anticapitalista e hinos para a juventude tipo "capitalismo selvagem", "índios", etc. Igreja católica que na sua opção pelo pobres abraçou ideologias comunistas. Classes sociais cada vez mais separadas.
    Ocorre que o capitalismo sempre deu motivos para o crescimento do comunismo e socialismo (um tipo de comunismo mais aberto). Exploração da mão de obra, ausência de direitos trabalhistas, e no começo da Revolução Industrial violação de direitos humanos. enfim. Minha visão é que ainda é um sistema que beneficia poucos.
    Mas o tempo passou. Meus heróis estão ai, expropriando o país, pilhando empresas, estados, usurpando poderes, e receio que esteja se formando um clima para um tipo de golpe de governo. Tanto de um lado quanto de outro.
    As teorias sempre são manipuladas ao favor de interesse próprio. No caso da de Keynes, aplicada no momento certo nos EUA, país super liberal que em 2008 tiveram que intervir na economia. Pena que no Brasil, sempre fomos acostumados a depender do governo, e levará gerações pra isso ser quebrado.

    ResponderExcluir
  6. "O mundo comunista, é fácil notar, tem um grande mito (a que chamamos ilusão, na vã esperança de que a nossa superioridade de julgamento vá fazê-lo desaparecer). Este mito é um sonho arquetípico, santificado através dos tempos, de uma Idade de Ouro (ou Paraíso) quando haverá abundância para todos e um grande chefe, justo e sábio, reinará dentro de um jardim de infância humano. Este poderoso arquétipo, na sua forma pueril, apoderou-se do mundo comunista e não é porque nos opomos a ele, com a superioridade do nosso ponto de vista, que há de desaparecer da face da Terra. Nós também o alimentamos com a nossa infantilidade, pois nossa civilização ocidental está dominada pela mesma mitologia. Inconscientemente, acalentamos os mesmos preconceitos, as mesmas esperanças e expectativas. Também nós acreditamos no Estado da Providência, na paz universal, na igualdade do homem, nos seus eternos direitos humanos, na justiça, na verdade e (não o proclamemos alto demais) no Reino de Deus sobre a Terra." (Carl Jung)

    A crença na providência estatal está no inconsciente coletivo do povo brasileiro. A ascensão do "partido dos grotões" nesses últimos doze anos é claramente um produto disso. Um país que não acredita no estudo, no trabalho duro e na autonomia do ser humano jamais será um país desenvolvido. Brasil não é Escandinávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jung diz o mesmo do fascismo e o que ele diz sobre fascismo cabe ao libtard anticomunista brasileiro de hoje. Capitalismo de Estado não tem nada a ver com socialismo, muito menos enquanto concentra renda.

      Excluir