domingo, 18 de janeiro de 2015

Série - Defeitos dos Brasileiros II

Na maioria dos casos, as histórias de sucesso no Brasil tem tanto 
planejamento e trabalho quanto ganhar numa roleta.

Esse é o segundo texto da série para desabafar tudo de errado que vejo na cultura brasileira e que por mais que eu não queira me aliar (com o adicional do Asperger para ser refratário à absorver hábitos culturais), algum reflexo acabo tendo nos meus hábitos. Essa série não terá padrão para ser produzida, ou seja, não terei datas pré definidas para produzir os textos.
 
PLANEJAMENTO
 
Uma vez vi uma entrevista com Roberto Justus e ele falou uma frase que não esquecerei mais e que resume o "Brazilian way of life": "O Brasil é mais sorte do que juízo."
 
O Brasil é mais sorte do que juízo... O brasileiro não é afeito a planejamento nem a seguir normas e procedimentos. O nosso lema, do "jeitinho" é a prova máxima que somos improvisadores contumazes.
 
Quer deixar um brasileiro bravo? Fale que ele não fez planejamento, que é amador. Mas na maioria dos casos é verdade! Existem alguns procedimentos que são os melhores e mais eficientes para seguir... Vê se alguém segue!
 
Vi uma reportagem sobre autismo e que estavam usando cavalos e colocando o garotinho para cavalgar e estavam conseguindo bons resultados. Até aí, normal. Eu mesmo quando criança usei de uma forma amadora desse conceito e um cachorro me ajudou muito. Mas na hora que a profissional foi justificar o tratamento é que tive a certeza que "era mais sorte do que juizo". A terapeuta disse que essa interação cavalo-criança fazia a criança liberar hormônios endorfina, serotonina, entre outros e que deixava a criança mais calma. Não deixa de ser verdade, mas esse não é o principal motivo. Usa-se animais no acompanhamento de autismo simplesmente porque os animais tem códigos sociais mais simples. O bicho ou está feliz ou está bravo e deixa muito claro isso. Vc nunca vai ouvir de uma cadela brava uma frase do tipo "vc sabe muito bem porque estou brava"...
 
Os brasileiro veem as coisas acontecerem lá fora e trazem para cá e fazem, sem raciocinar e sem adaptar a nossa realidade. Por isso acontece tanto problema por ai.
 
A frase mais comum nesse país é "na hora a gente faz, na hora a gente vê.". E na hora a gente colhe as caga***.
 
Muitos pobretões fazem isso com a faculdade. E mais da metade tranca a matrícula. E depois colocam a culpa em tudo, menos na falta de planejamento.

Outra frase muito comum: "eu faço planejamento, mas na hora dá tudo diferente". Primeiro, planejamento não é para se concretizar 100%. Ele é um referencial e que precisa ser revisto quando uma das variáveis envolvidas mudam. E em segundo, se ficou completamente diferente do mundo real é porque o planejamento foi feito que nem o focinho, trabalho porco...

Antes que venham me criticar, eu também tenho dificuldade em planejar e seguir normas e procedimento, ou seja, ser profissional. Mas mesmo com as dificuldades que me condição traz, vejo que sou muito melhor que muita gente por aí. Eu ao menos tento.

A seguir deixo um vídeo muito legal que mostra que usar a cabeça é muito melhor do que usar a força bruta:


E esse outro vídeo é resume tudo o que eu disse, com argumentos:




20 comentários:

  1. Vc tem razão. Se é pra liberar "endorfina, serotonina" dá para colocar o garoto em uma roda-gigante ou montanha russa toda semana e pronto. A questão é que o cavalo é um SER VIVO. E a interação entre esse ser vivo e o garoto faz toda a diferença. Isso é mania de explicações cientificistas também. Não considerar explicações mais amplas e achar que tudo se explica por reações químicas no cérebro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma técnica de retórica para parecer mais inteligente do que é. Tem um livro do Machado de Assis em que o personagem foi estudar no exterior, só ficava na gandaia e não aprendeu nada. Decorou 6 dúzia de palavras difíceis para recitar e todo mundo achar que ele era inteligente.

      Excluir
  2. Fala Eike, em que pensa ser pior o brasileiro ?
    a) Acha que é mais esperto que os outros.
    b) Acha que ser mais esperto é sinônimo de tirar vantagem dos outros.
    c) Gosta de direitos mas esquece dos deveres.
    d) Apesar de viver em país democrático há 30 anos não sabe usufruir da liberdade com responsabilidade e respeito.
    e) Todas as anteriores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria legal eu colocar isso em um post exclusivo sobre, pois a minha argumentação ficaria muito longa.

      Mas todos os ítens envolvem a incapacidade de viver em sociedade e eu escolheria a letra E.

      Excluir
  3. Não existe a palavra "planejamento" aqui nessa cultura. Bem lembrado cara kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu exemplo dos universitários. No blog do Pobreta recentemente os caras meteram o pau no curso de Diretio, mas quando li os relatos dos anônimos era sempre ¨passei a facul punhetando....¨, ¨perdi na OAB.....¨e coisas do tipo, os caras passam 5 anos bebendo cachaça na porta da facul e querem sair com emprego bom. Parece a galera da Real esperando chegar aos 30 anos e a vida mudar, instantaneamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Anon.

      Um dos relatos lá era meu. E esta escrito textualmente que passei A ADOLESCÊNCIA punhetando. Na parte da facul, estudei feito um FDP pra não colher nada depois, E passei na OAB.

      Melhor dar uma melhorada na sua interpretação de texto.

      Ass: Antidireito.

      Excluir
    2. Tudo é questão de planejamento, a não ser que estivéssemos vivendo uma crise aguda, com depressão na economia, o que não é o caso.

      Houve alguma falha do planejamento de sua carreira, Antidireito. Numa carreira não basta estudar que nem uma mula. As vezes até não estudar pode te favorecer o "Net Work"...

      Excluir
    3. Não vale a pena ler aquela bosta. Aquilo é um antro de perdedores, de gente estúpida e monga cujo único prazer na vida é TENTAR rebaixar os outros pro mesmo nível de mediocridade deles.
      E o pobreta é um fake.

      Excluir
    4. Eu não sou tão radical, anônimo. Uma parcela do que é escrito (algumas postagens e uns 20% dos comentários) são mais do que aproveitáveis. Podem até mesmo substituir meses de terapia.

      Excluir
  5. É isso mesmo, o povo brasileiro não sabe planejar. Mas esse não é o problema, esse é mais uma consequência do problema real, que é o próprio povo.
    O povo brasileiro é preguiçoso, burro, vitimista, tosco, não sabe fazer nem quer aprender a fazer nada direito.Não é coincidência que como todo vagabundo,o sonho da vida é passar em um concurso onde vai ganhar um monte de dinheiro às custas dos otários que são obrigados a pagar pelo serviço de bosta que ele faz.
    O brasil não vai ser NADA, NUNCA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo comentar alguns desses seus pontos em postagens futuras.

      Excluir
    2. Tem outra coisa também, que é meio que uma curiosidade
      Gente de verdade lá de fora, do mundo civilizado, trata os outros por senhor, senhora, você, etc
      Já brasileiros tratam os seus iguais como 'e aí filho da puta', 'diz viado', 'fala baitola' etc
      É curioso isso, e meio parecido com o que acontece nos states, por lá os negros americanos não querem que os brancos chamem eles de nigga, mas eles mesmos vivem se chamando entre si de nigga
      Acho que deve ter alguma coisa a ver com auto estima.

      Excluir
    3. Eu acho que são fenômenos diferentes.

      Lá a cultura é do politicamente correto, então olhar feio já é motivo de se ofender.

      Aqui o Huesil já é a cultura do informal. Chamar de senhor chega a ser ofensivo (quem já não ouviu como resposta o "senhor está no céu"?).

      Creio que dentro do grupo dos negros americanos também haja uma certa "informalidade".

      Excluir
    4. Mas ninguém precisa descer o nível até o esgoto pra ser informal. E depois, o povo brasileiro sempre foi informal, nos anos oitenta e noventa as pessoas também eram informais, mas não eram chulas assim.

      Excluir
    5. Outro exemplo: veja os elementos que comentam no fórum do pobreta, como eles se tratam. É de chimpanzé, lixo, etc pra baixo

      Excluir
    6. Vcs tem razão. Não há justificativa para as pessoas se ofenderem, serem chulas.

      Excluir
  6. Investidor, bom dia!
    Tenho seu blog cadastrado na minha lista de blogs favoritos e acompanho suas postagens com frequência.
    Estou fazendo uma pesquisa das ações, FIIs e modalidades de renda fixa mais promissoras para os próximos 4 anos. Você poderia participar?
    Se sim, basta responder este post listando as 5 ações preferidas, 5 FIIs preferidos e a modalidade de renda fixa preferida.
    Grato,
    Uó!
    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Se os turistas americanos agissem como os brasileiros:
    https://www.youtube.com/watch?v=Gbq1hLAv9aY

    Achei engraçado a parte do LOUD NOISES LOUD NOISES
    Essa é outra verdade, brasileiro adora poluição sonora. E agora que ta chegando o carnaval vai ser pior ainda

    ResponderExcluir