quinta-feira, 28 de junho de 2012

Textos - Crises na bolsa brasileira e como agir, by Fernanda.

Em 2008 o mercado estava em euforia: investment grade, notícias boas por todos os lados, capas de revistas falando maravilhas sobre a bolsa...tudo isso são sinais de que não é hora de comprar.

Já no final de 1998 e começo de 1999 a situação era o inverso: medo, incerteza, capas de revistas falando sobre a queda da bolsa e mostrando a fuga dos investidores...tudo isso são sinais de que a hora é de comprar.

Quer outros exemplos?

1971 - euforia, as ações vão subir pra sempre, capa da veja mostrando pessoas que pegaram dinheiro emprestado pra comprar ações etc (ações estavam caras e não era hora de comprar). Caiu forte logo em seguida.

1973 - após uma queda de quase 70%, as revistas diziam que a sala de pregão da bovespa estava praticamente às moscas, que pessoas tinham perdido fortunas, e os investidores tinham fugido (hora de comprar). Ficou andando de lado até 1983, depois subiu 1300% até 1985.

1985 - expectativa pelo plano Cruzado, a veja novamente faz uma capa mostrando a euforia dos investidores, a rentabilidade de mais de 100% acima da inflação no ano, e bla bla bla (topo histórico, não era hora de comprar). Caiu forte logo em seguida até fazer fundo em 1990, por causa do plano Collor.

1994 - Expectativa pelo plano real, controle da inflação, valorização do dólar, economia voltando a crescer em 1993 etc. Euforia de novo, ações caras, Ibovespa nos 5 mil pontos, topo histórico até então. Tinha subido 1200% desde 1990. Caiu forte logo em seguida.

1995 - Caiu 50% até março de 1995. Medo da crise do méxico, medo da volta da inflação, incertezas, investidores fugindo e o governo sofrendo ataques especulativos. (Ações baratas, hora de comprar). Resultado, subiu 700% de 1995 a 1997.

1997 - Euforia, bolsa subindo 60% no ano de janeiro até junho, revista veja falando maravilhas sobre investimento em ações, bovespa no topo histórico (13 mil pontos), todo mundo querendo comprar. (não era hora de comprar). Resultado: caiu forte no final de 1997 e em 1998, de 13 mil pra 6 mil.

1999 - Medo, crise da ásia, crise da rússia, desvalorização do real, todos com medo, a hiperinflação ia voltar, a selic foi pra 45% ao ano (morram os amantes da renda fixa kkk) e as perspectivas eram as piores. Ações baratas, hora de comprar. Subiu 200% de janeiro de 1999 a março de 2000.

2000 - Tudo ótimo, o pior já passou, não teve o bug do milênio, as empresas ponto.com seriam o futuro do comércio mundial, bla bla bla. Ações MUITO caras, não era hora de comprar. Em março de 2000 fez topo e logo em seguida caiu forte, de 18 mil para 8 mil em outubro de 2002.

2002 - A bolda das pontocom tinha estourado, pessoas decepcionadas, o Brasil ia dar calote, dólar nos 4 reais, o Lula ia transformar o Brasil numa Cuba, Moodys, Fitch e Merryl rebaixando a nota brasileira, Bovespa com volume de 200 milhões de reais por dia, analistas dizendo até que a bovespa iria fechar, pois ninguém mais teria interesse em comprar ações, etc. Ações muito baratas, hora de comprar. Resultado: subiu de 8 mil pra 74 mil (700%) em 5 anos e meio, num longo ciclo de alta.

2008 - Euforia, O Brasil é a bola da vez, temos o investment grade, a China vai crescer 15% ao ano pra sempre, o Brasil será a nova potência mundial, o ibovespa subiu 700%, todo mundo correndo pra comprar ações. Isso sinaliza que é hora de vender. Resultado: caiu mais de 60% em 5 meses.

Resultado: quando todos querem comprar, significa que é melhor ficar quieto. Quando todos recomendam cautela, analistas recomendam ficar na renda fixa à espera de uma definição para o cenário econômico, quando dizem que ahá muitas incertezas sobre a economia e a bolsa, é hora de comprar forte.

Você diz que meu exemplo de 1998 não vale pois na época havia uma crise. E agora não há crise? Há sim, e por sinal uma das piores crises dos últimos tempos. Você vai dizer que ainda pode piorar. Sim, pode piorar. Mas só enxergamos o fundo do poço depois que ele já passou. Só saberemos qual foi o pior momento desta crise depois que ele já tiver passado.

Em 1999, logo após a crise, houve a bolha das pontocom. E em 2008, também não houve bolha? Então, do mesmo jeito que estava caro lá, 13 anos atrás, estava caro tb em 2008, e isso era bem visível.

Historicamente, quem comprou em momentos de baixa teve lucros espetaculares. E já faz mais de 4 anos que atingimos o topo histórico, e ainda estamos com uma queda de quase 30% desde então.

Mesmo quem "errou" e comprou o índice em um momento em que as ações estavam caríssimas, como em março de 2000 (nessa época estavam tão caras quanto em maio de 2008) teve uma rentabilidade de 200% de lá pra cá. Ou seja, prejuízo não teve.

Clique no link para acessar o blog da Fernanda Investidora, link

5 comentários:

  1. Ja tinha lido nos comentarios e curti bastante o texto dela. Tirando a dec de 70, as outras acompanhei de perto :P

    Uma sugestao, coloca no texto um link p o blog dela, maioria sabe quem é, mas caso venha alguem de fora, fica sabendo quem é a Fernanda
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fala ae Eike!!!!
    Que tombo foi esse?
    Esta tudo caindo, se continuar assim vou fazer alguma comprinhas.

    Um abração!!!

    Lord.

    ResponderExcluir
  3. melhor e mais lúcido post até hoje no blog.

    ResponderExcluir