terça-feira, 15 de maio de 2012

Fato Relevante - 15/05/2012 - Aquisições de ELET3 e organização do Blog

Mais um fato relevante relacionado ao Blog.

Fiz uma reestruturação no blog, fundindo alguns posts do início. Também padronizei todos os posts, para ficar mais prático e limpo. Também coloquei marcadores em todos os posts, para facilitar uma eventual pesquisa.
Solicito opiniões a respeito das modificações. Críticas construtivas serão bem vindas.

Mais ações na minha carteira.

Comprei mais 200 ações da Elet3, aumentando minhas posições para 300 ações. As compras foram: 100 ações a 15,85 e 100 ações a 15,70. Cheguei a abrir um stop de venda em 15,49 e por um triz que não realizei ele (a ação chegou a 15,51).
Antes que façam a malhação de Judas comigo, aviso: dia 18/05/2012 será o dia Ex-JCP da Eletrobrás, com previsão de pagamento de cerca de 1,20 por ação.

Obrigado a todos e vamos rumo aos 18000 pontos! (brincadeirinha... kkkkkkkkk)

Histórico dos logotipos da minha adorada Eletrobrás.

33 comentários:

  1. tb mudei os moveis de lugar na minha sala rsrsrs

    Elet3 serio? ...Eike, dividendos não são tudo tá?
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Ostra, temos que dar um trato no barraco... kkkkkkkkkk

      Sabe que eu tenho uma suspeita, Ostra? Que os dividendos não irão pagar a queda na cotação. Mas faz parte. E depois, se eu comprar, vou comprar no máximo mais 100 ações, se é que eu vou comprar...

      Obrigado pelas dicas e Sucesso!

      Excluir
    2. Eike, vou repetir algo q falei nos seus primeiros posts:
      - estrategia - qual é a sua? qual seu plano de investimento?
      não de todo seu dinheiro p o mercado!
      bjs

      Excluir
    3. A minha estratégia agora é receber os dividendos da Eletrobrás! kkkkkk

      Se eu me lascar, eu vou sentir na carne aquilo que vc escreveu lá em cima, que dividendos não tudo.

      Mas me dá uma dica aqui... Até que momento vale a pena receber dividendos? Qual seria a queda tolerável na cotação?

      Kisses

      Excluir
    4. Claro q dividendos valem a pena MAS não funciona fazer trade só para receber dividendos, isso é dar dinheiro p mercado.

      a estrategia serve justamente para calcular queda tolerável, isso varia p cada investidor. Tenho ações na minha carteira q não me desfaço tão facilmente, são boas pagadoras de dividendos mas o principal, são boas empresas, com crescimento constante, só compro qdo o preço desmorona, estamos chegando em bons preços p algumas, vendo qdo sobem muito pois como eu disse, dividendos não são tudo, tb gosto de lucros.

      Se eu pudesse dar uma dica seria: se for fazer trades fuja de empresas com dedo do governo (ou a mão inteira como nesse caso)

      Excluir
    5. Ostra, me fala uma coisa... Porque a Eletrobrás é tão ruim assim?

      Excluir
    6. Eike, ela não é uma 'empresa ruim', mas assim como o BBAS e a Petro, sofre interferência do governo conforme interesse do mesmo, veja o qto o BB sofreu nos ultimos tempos, a Petro, são empresas que não saem do lugar.
      vamos colocar assim: eu, Ostra, não curto essas empresas no atual momento, já investi em todas em outros tempos, mas agora não coloco meu dinheiro lá, não por enqto, melhor agora? :)

      Excluir
    7. a tá... olhando por esse ângulo até concordo.

      Bom, já tá comprada. Agora é só colocar um stop e ver no que dá. Receber dividendos sempre é bom, né? kkkk

      Excluir
  2. Ola Eike... e a luma ta com o bombeiro ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. CF, eu não tenho ciumes... Afinal, foi assim que eu enriqueci... Abrindo o capital... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Boa!

    Vou comprar algumas ações da Eletropaulo, e acho que vou começar a investir em outras pagadoras de dividendos, acho que as empresas de telefonia são uma boa também.

    Não lembro da sua carteira, mas não gosta de investir em FII's também ? Existem FII's que dão DY de 10% a.a. fácil fácil.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma aê, Estagiário! kkkk

      Olha lá o que a Ostra escreveu lá em cima... Dividendos não são tudo... Estou mandando ver na Eletrobras porque além de testar o recebimento de dividendos, ela é saudável financeiramente e tem VPA abaixo de 0,30. Mas tem um problema muito sério: acionista majoritário é o governo federal...

      Eu tentei comprar um FII um dia desses e não sei porque travou... Estou desconfiado que o meu HB não aceita esse tipo de compra... Mas preciso confirmar essa informação ainda.

      Uta!

      Excluir
    2. Agora que eu li direito... Vc vai comprar Eletropaulo...

      Mas mesmo assim, eu acho que tem coisa melhor dando sopa por aí...

      Excluir
    3. Existem outras, mas ela está dando muita sopa.

      Tem algumas empresas ai que estão por uma pechincha, mas como estou sem capital no momento, estou só analisando, para quando houver os mesmos problemas em outra hora, não perder a oportunidade.

      Sei que dividendos não são tudo, por isso estou de olho em algumas empresas que não vou falar ainda pois estão no nível de análise ainda.

      Uta!

      Excluir
  4. Vou confessar uma coisa Eike, desde que começei a fazer o blog, não tive tempo pra analisar ações, as minha ferramentas estão desatualizadas, preciso rever tudo, e tem que ser rapido pois a hora de compra esta chegando, não quero ficar de fora, do file mignon.

    Um grande abraço meu amigo Eike.

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord, eu bem que falei no "Fato Relevante - 08/05/2012", que não dava para manter a atualização do blog de forma frenética que eu estava mantendo. Será que não está na hora de vc diminuir os posts?

      Abração e sucesso!

      Excluir
    2. Você tem razão meu velho amigo KKKKKK

      Um abraço.

      Excluir
  5. Pq Elet3? Estou com outras elétricas na minha carteira. O que tem de bom nessa? abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VPA de menos de 0,3 e EX-JCP em 18/05/2012 de 1,2 por ação.

      Eu mesmo ainda não entendi porque o pessoal não quer essa ação. É preciso pesquisar mais a respeito.

      Excluir
    2. Eike, esta empresa sempre teve um P/VP baixo. Você está muito focado em P/VP. Se a empresa for desfeita, quem vai comprar aquelas turbinas?
      Foque-se mais no lucro. E falando em lucros, esta empresa não possui lucros consistentes e as margens são fracas. O lado bom é que a receita é crescente, mas o lucro não.

      http://www.bastter.com/Mercado/Acao/ELET.aspx

      Abraços

      Excluir
    3. AdP, eu estou tranquilo. Eu ainda não domino as expressões do mundo do investimento (conheço mais o juridiquês) mas me parece que quero "Treidar" essa ação.

      Assim: Dia 18/05 é dia de ex-JCP. Nada nada, vou ganhar 300 reais nessa operação. Mas também estou protegido contra m*****. Estou estopado em 15,24. Pelo menos não vou cometer o erro da Usiminas.

      AdP, ninguém vai comprar Furnas e Itaipu. Ela sempre será estatal (mais por falta de compradores do que competência estatal).

      Vc sabia que compramos energia do paraguai lá em Itaipu? São 18 turbinas, 9 de cada país e o Paraguai só precisa de 1 turbina. A energia produzida pelas outras 8 eles vendem para gente. E é uma situação complicada, pois as turbinas paraguaias produzem em 50 Hz, e precisamos converter para 60Hz. São aqueles negócios bem feitos pelos nossos políticos...

      Estava lembrando, eu fui no miolo dessas empresas em 1997. São colossos (talvês elefantes brancos... kkkkkkk).

      Excluir
    4. Obrigado pelo trabalho e atenção AdP!

      Um abraço!

      Excluir
    5. Interessante. Eu sabia que compramos parte do Paraguai, mas não tinha ideia do quanto. Eles funcionam apenas com 1 turbina!? Nessas horas nós temos ideia da dimensão do nosso país.

      Não gosto de "treidar", mas tem aqueles que se dão muito bem nisso. Basta método e sangue frio.

      Abraços e boa sorte

      Excluir
  6. Eike, parabéns pelo Blog.

    Assim como a Ostra, também evito ao máximo exposição a empresas que sofrem interferência direta (ELET, PETR, BBAS) ou indireta do governo. Já to até achando que VALE e bancos múltiplos/comerciais estão entrando pra esse grupo...

    Eu li algum artigo que questionava se altos dividendos compensavam determinados riscos, se eu encontrar eu mando pra você (é um artigo americano, então o "risco governo" deles está relacionado muito mais com mudanças na legislação/regulamentação do que com a interferência direta no governo, mas dá pra fazer uma comparação).

    Boa sorte!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios IP e se vc achar o artigo, eu o receberei com todo carinho, apesar de não saber ler em inglês... Até aí eu me viro. Obrigado pela atenção.

      Faz sentido esse seu artigo. Pensa bem: se a empresa sofre muitos riscos, os altos dividendos não serão sustentáveis.

      Não sei IP, mas não conseguiria ser um investidor "Buy & Hold". Com aquela minha categoria "Estimativa de Patrimônio", controlando o patrimônio toda a semana isso fica ainda mais gritante.

      Eu sou da filosofia "o amor é eterno enquanto dura". Se a ação tem tudo para me decepcionar nos próximos meses, para que eu vou segurar ela?

      Sorte é importante. Por mais que façamos planejamentos e estimativas, se não tivermos uma pitada de sorte teremos prejuizos.

      Um abraço e sucesso!

      Excluir
    2. Eike, infelizmente não encontrei o artigo, mas ele diz mais ou menos o seguinte (vou colocar o que eu lembro):

      "Se uma empresa possui elevado DY, e se os preços de suas ações caíram ou subiram menos do que o mercado e/ou o P/L é baixo, isso pode significar que já houve uma precificação desse ativo baseado em uma baixa expectativa de lucros/resultados futuros"

      Mais ou menos isso: algumas boas pagadoras de dividendos (ex. ELPL) só possuem DY elevado porque o preço de suas ações é baixo em relação aos seus pares ou ao mercado como um todo, devido a expectativas mais pessimistas para o futuro. Assim, a cotação tenderia a underperformar, ainda que a volatilidade fosse menor do que a do mercado. Cotação menor e descendente pode levar a um elevado custo de capital, forçando a empresa a se endividar por outros meios, e forçando uma redução da expectativa de lucros futuros, que por sua vez levaria ou à queda nas cotações ou à queda no DY. Ou ambos!!

      Excluir
    3. Claro, o texto foi feitos nos EUA pós-ENRON, onde as empresas de utilities sofreram um bocado, pelo menos comparando com a evolução da cotação da APPLE, por ex. E além disso pressupõe um "mercado eficiente".

      Diz a lenda que uma vez um economista (não lembro, acho que era Fama) foi avisado que tinha uma nota de US$ 20 no chão do campus.

      - Impossível!! Se alguém deixasse cair a nota no chão, outra pessoa já teria pego.

      Eis a irracionalidade da teoria dos mercados eficientes: já encontrei algumas notas no chão da rua!! rsrs

      Um abraço!

      Excluir
    4. Eu refetindo sobre isso que vc colocou, pensei uma coisa IP:

      Dividendos altos, das duas uma: ou a empresa é um saco sem fundo ou ela está sendo sucateada. Pensa comigo: quando ela paga dividendos, é menos dinheiro para investir.

      Não tinha parado para pensar nisso. Eu fui muito no embalo dos outros. Obrigado IP.

      Excluir
    5. Eike, claro que empresas que pagam bons dividendos (DY alto) são, por regra, boas opções. Ela pagam ao investidor em dinheiro, e este tem a liberdade de reinvestir ou não, e se optar por reinvestir, pode ser na própria ação, em outras ações ou em outras classes de ativos. Já as empresas que não pagam dividendos forçam o reinvestimento na própria empresa (ex. Berkshire Hathaway). Por um lado, isso significa que a empresa está focada em investir o lucro nas suas próprias atividades, ou seja, há uma expectativa de crescimento nos negócios. Por outro, ela não dá aquela liberdade para o acionista decidir onde reinvestir. De qualquer forma, o melhor é sempre pesquisar bastante!!

      Um abraço!

      Excluir
  7. Parabéns pela disciplina Eike!
    Nesse momento de ofertas da bolsa quem tem bala na agulha vai se dar muito bem no longo prazo :) belas aquisições

    Abraços!

    ResponderExcluir