quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fato Relevante - 09/05/2012 - INSS

Hoje, aproveitando o dia ocioso, fui tentar resolver problemas pendentes na minha vida.

Um deles era ver a situação do meu INSS e puxar todos os pagamentos já feitos.

A minha dúvida era saber se minhas contribuições de autônomo estavam caindo corretamente, uma vez que iniciei os pagamentos em 2012 e me disseram que bastava colocar o número do Pis/Pasep na GPS.

Essa parte está correta e perfeita.

Qual foi o meu susto quando fui olhar as contribuições históricas? Eu tive uma demanda trabalhista e parte do processo envolvia os recursos que seria direcionados ao INSS. Mas qual foi a genialidade do Judiciário/INSS? Depositaram tudo (cerca de 10 mil em valores atualizados) num único mês! Se eu precisar do INSS esse valor de 10 mil vai entrar nos cálculos como 3 mil e poucos (valor do teto). O correto seria terem quebrado esse valor em 12 ou mais meses.

Moral da história: confie sempre desconfiando.

INSS, sempre facilitando a vida do
cidadão brasileiro...

4 comentários:

  1. Preciso olhar o meu tb....

    Estou na dúvida se este depósito único vai te prejudicar... Pq o cálculo é em cima de médias dos depósitos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema ID é que existe um teto de contribuição. O que fica acima disso não entra no cálculo.

      Olha, é fácil de vc acompanhar. É só ligar 135 e pedir um agendamento de CAC senha. Aí vc vai na agência e pega a senha. Com essa senha vc acompanha todas as informações cadastrais via internet.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Eu tinha previdencia privada pelo itau...mas cancelei quando vi que a rentabilidade anual era menor do que a poupança, assim ja é esculacho....mandei cancelar....

    Em abril o gerente do personalite fez um plano de vida e previdencia...mas vi que era outra furada e cancelei 1 mes depois...a melhor previdencia e a que vc faz..

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não sabe da maior Lord... O Mauro Halfeld num dia desses recebeu uma carta de um autônomo falando que pagava salário mínimo para o INSS. Sabe o que ele respondeu?

      Que era para ele aumentar a contribuição para o INSS e que o INSS era o plano mais completo do mercado.

      Pessoalmente eu sempre tive antipatia em relação a previdência privada. Para mim não passa de uma poupança com alta taxa de administação. Mas tem gente que gosta, paciência.

      Os investidores tem preconceito com o INSS porque olha para ele somente como tábua de salvação na aposentadoria (o pior é que muita gente faz isso mesmo). Mas ele é muito mais que isso. Ele é um bruta seguro. Vc tem direito a renda quando está doente, garante a sua esposa pensão vitalícia, aposentadoria. Aonde vc vai conseguir esses benefícios com menos de R$70,00/mês?

      Eu tenho duas previdências uma no RPPS (serviço público) e do INSS.

      Um abraço Lord!

      Excluir