sexta-feira, 4 de maio de 2012

Fato Relevante - 04/05/2012 - Realização de Prejuizo na USIM5 e início da "Estimativa de patrimônio"

Na verdade são 2 Fatos Relevantes:

1º - De forma pragmática, finalmente realizei prejuizo em 50% das minhas posições em USIM5 (200 ações), conseguindo o preço de 10,75. Foi um bom negócio, pois a ação terminou o dia em 10,25. Redução de R$100,00 de prejuizos, porém ainda tive R$100,00 de prejuízo.

É duro vc chegar a conclusão que fez m****. E m**** é assim, quanto mais mexe, mais fede. Portanto, não tem jeito. Chegou a conclusão que errou, não pense 2 vezes: venda tudo e espere a próxima oportunidade.

2º - Criarei mais um tópico. Será "Estimativa de Patrimônio". Uma vez por semana (post será disponibilizado na sexta, sábado ou domingo) será feita uma prévia dos resultados do Patrimônio. Assim, dá para perceber mais rapidamente que alguma coisa não está indo bem e corrigir enquanto o problema ainda é pequeno.

34 comentários:

  1. agora não olhe mais p tras, erro feito, aula aprendida e bola p frente :)
    tb gosto de acompanhar de perto minha carteira, não consigo olhar só 1 vez por mes como muitos
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ostra. Sâo várias lições que eu aprendi que eu vou levar para o resto da vida.

      O pior é que a bolsa ainda vai cair mais, né?

      Beijos!

      Excluir
    2. nao tenho bola de cristal Eike, mas sim, acho q ainda vai cair mais...
      bjs

      Excluir
    3. Ostra, imagino pelo menos uns 10 bi de volume em queda....

      Excluir
  2. Po isso da uma dor no saco...eu sei o que voce esta passando KKKKKKKKKk...o pior e depois de voce vender tudo a merda do papel começar a subir....

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lord... Esse era o meu medo e que me fez demorar a vender essa bomba... kkkkkkkkkkkkkk

      Quando eu comprei, as coisas não estavam boas para a USIM5. Mas depois que eu comprei, só veio cacetada... (a tentativa de ter assento no conselho pela CSN e o preju do 1 Trim...)

      Pensando bem... Poderia ser muito pior, sabe... A Eletropaulo que não me deixa enganar...

      Um abraço!

      Excluir
  3. Tem muita gente falando mal da Eletropaulo. Quem soube vender ela na euforia ou aproveitou o desespero alheio para melhorar seu preço médio não está se queixando dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, para mim a Eletropaulo continua uma boa empresa. Mas o mercado não entende dessa maneira. E quem sou eu para questionar o mercado?

      E numa série que pretendo lançar em breve, vou demosntrar que esse papo de preço médio só funciona para quedas pequenas. Quando a ação está ladeira a baixo, não funciona.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Pq vc vendeu?
    Pelo que vi, vc vendeu tudo: 2.150 reais.

    A questão é o seguinte. Vc está investindo a curto ou a longo prazo?
    Se vc chegou a conclusão que a USIM5 é péssima e nunca poderia se recuperar, tudo bem.Venda.
    Outra opção seria apenas parar de aportar nela.

    Esse negócio de "Estimativa de Patrimônio" vai é te deixar mais estressado e ansioso. Variações semanais para um horizonte de investimento de mais de 10 anos, não significa nada.

    A não ser que esteja fazendo trades....

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID, eu vendi metade das ações USIM5. Ainda tenho 200 ações.

      Esse papo de longo prazo é uma lenda do meio que pretendo questionar numa série futura. Mas pensa comigo: se vc está vendo que a ação vai descer ladeira a baixo, perder 20, 30%... Vai segurar só porque vc é investidor de longo prazo? Perda é perda, independente do horizonte que vc tem de investimento.

      Em relação a "Estimativa de Patrimônio", eu julgo necessário pois com isso dá para perceber que algo não está indo bem e tomar as medidas necessárias. Claro que não vou ser milimétrico. Se na semana a estimativa do patrimônio cair 0,01% é uma coisa. Mas se cair 3% é outra completamente diferente e indica que algo de muito errado está acontecendo.

      Um abraço e obrigado por tudo amigo.

      Excluir
    2. "Vai segurar só porque vc é investidor de longo prazo? "
      Não... Vou segurar porque não sei quando vai começar a subir de novo e acredito que no longo prazo (10,15a) terei lucros, independente das variações temporárias...

      Excluir
    3. Olá Eike,
      Sinceramente eu não sei qual o limite de perdas que devemos "suportar" até decidirmos não segurarmos mais o papel. E não considero a USIM5 um mico.
      E tb acho uma coisa...perder 30% de 2.500 é uma coisa.
      Perder 30% de 250 mil é outra.
      To levando um ferro danado percentualmente na Gafisa,mais de 40%... mas por não ser tanta grana assim, vou deixando por lá por enquanto.

      Eu não me preocupo com quedas de 3% em uma semana...

      De qualquer forma, cada um tem seu pensamento.
      Sendo certo ou não essa estimativa de patrimonio sua, será um ótimo aprendizado.

      abs!

      Excluir
    4. Complementando.
      Concordo com o comentário do Max acima.

      Excluir
    5. Max, até concordo com vc quando fala que "não sei quando vai começar a subir de novo", mas existem momentos que a futura queda ou a futura alta é gritante e nem o mais pessimista/otimista consegue contrariar. Eu sei que eu investir só nessas situações vou perder algumas oportunidades. Mas a chance de dar errado é muito menor.

      ID pessoalmente eu considero que se ocorrer uma queda maior que 5% já houve um erro de avaliação. Claro que quando busco dividendos, eu posso ser mais flexível (mas não exageradamente).

      ID, como não desovei todas as ações da USIM5, nada me impede de recomprar as ações por 10,25 com o dinheiro que eu vendi por 10,75... Lucro!!!!

      Excluir
    6. Eike, problema de vender a cada queda maior que 5% é q vc vai acabar com seu capital em pouco tempo, como o proprio nome diz, é renda variavel! Temos que escolher entre ser investidores ou seguir a manada, tá todo mundo fugindo, vamos fugir junto? Não é bem por aí, tá todo mundo fugindo, vamos comprar!

      Claro q se for um erro de avaliação da empresa e no meio do caminho der alguma merd@ aí tem q realizar lucro e cair fora mesmo, caso contrario se foi feita a avaliação da empresa, nada mudou, os preços cairam então, hora de aproveitar as promoções.

      bjs

      Excluir
    7. Pô Ostra! Pensando assim de acabar com o capital se eu realizar com queda de 5%, eu nunca vou comprar uma ação que sobe depois da compra? kkkkkkkkkkkk

      O preço médio só finciona quando tem uma quedinha... Quando tomba, não tem como fazer um preço médio decente. Ou eu vou ter que fazer aportes cada vez maiores.

      Eu vou ser sincero. Eu só comprei essas ações porque estava ansioso de fazer a minha primeira compra na corretora. Aí caí na besteira de tentar fazer o preço médio da USIM5. mMs quando percebi que isso não ia dar certo, eu parei de comprar. E quando vi que nem repique ia ter para me livrar dela, realizei prejuizo.

      Sem essa questão da ansiedade, eu estaria vendo de camarote, esperando o OBV chegar na linha de baixo (demonstrado no post "OBV - Saldo de Volume")+ o Ibovespa chegar abaixo das médias móveis (essa segunda parte já chegou).

      Beijos Ostra, estou aprendendo muito com todos aqui.

      Excluir
    8. sim Eike, vai acabar com ele se usar essa estratégia de venda a cada queda :P

      Vamos mudar o papel, pois já foi esmagado no canto da parede pela escolha dele rsrsrs se ao inves de USIM5 fosse uma PETR4 por ex, e caisse 50% vc realizaria o preju ou compraria mais lotes? Ou se visa dividendos e fosse uma GETI4, iria se desfazer do papel?

      acho q falei em um dos seus primeiros posts: estrategia Eike! Sair vendendo pq caiu nem sempre é uma das melhores
      :)

      Excluir
    9. Presta atenção na minha estratégia...

      Usando como exemplo da Petr4. Eu ia me livrar dela muito antes de cair 50%. Mas ficaria de olho nela. Se caísse 50%, aí seria o momento de pensar em iniciar as compras, capiche? kkkk

      O que eu vou dizer não é absoluto, mas há fortes indícios que a bolsa ainda vai cair mais um pouco. Já deu para perceber que a USIM5 tem uma tendência de seguir o IBOV de forma exagerada. Então, quando o mercado se acalmar, lá vai eu comprar as ações mais baratas. Estou esperando a reversão. Eu sei que acertar o C* da mosca é impossível. Mas eu posso me aproximar dele, não posso? kkkk

      ;-) Vai por mim Ostra. Vai por mim que vc vai se dar mal... kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    10. capiche... a estratégia é sua, não minha :P Sim, tem espaço para quedas ainda, e se vier o que estou vendo vai ser grande, mas não tenho bolinha de cristal.

      eu me dar mal? sim, pode acontecer, tudo é possível

      Excluir
    11. Eu não sei se vc entendeu a piada. Eu quis dizer que se vc acreditar em mim e me seguir vc não vai se dar bem. kkkk

      Agora me fala no meu ouvido para ninguém ouvir... O que vc está vendo???? kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    12. eu entendi sim Eike rsrsrs mas não esquenta, eu não acredito em ninguém, as vezes nem em mim.

      No momento o q estou vendo? Alem da tela preta do seu blog tb visualizo um hipopótamo laranja de 2 metros no meio da minha sala ;)

      mas não precisa ser vidente p ver q no momento tudo indica queda violenta, mercados da europa, EUA, China, VIX elevando o q indica que logo será momento de compras (ou seja, queda em mercado)... só juntar os pontos :)

      Excluir
    13. Ostra, é isso que dá misturar energético com sal de frutas... Fica tendo alucinações... kkkkkkkkkkkkkkk

      É isso Ostra! Estou aguardando o momento de compras! Vc falou tudo agora.

      Mas é só vir uma notícia boa que todo mundo esquece isso e vão para o pique-nique com a família (incluindo a sogra... kkkkk). Mas dessa vez, eu quero ir junto .... kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. VCs, market timers, são muito corajosos... quem sabe um dia eu fico que nem vocês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vou precisar estudar muito antes... Mal sei ler um balanço...

      Excluir
    2. Não é difícil fazer esse tipo de análise Max.

      Na análise fundamentalista vc vai olhar patrimônio, lucro e preço da ação. Desses 3 indíces, saem uma dúzia de outros índices. Não é difícil. É trabalhoso.

      Agora na análise técnica ou gráfica, é ficar viajando na batatinha em cima dos gráficos e tentando ver algum tipo de tendência.

      Um abraço Max!

      Excluir
    3. Pois é... no começo parece simples... Veja o lucro e compara com o preço e volume das ações.... Mas eu fui ler aquele "investidor Inteligente", do Graham, na edição brasileira nova e comentaram que, para achar o volume de ações circulantes, vc tem que levar em conta que existem Bônus em ações para funcionarios, debentures que podem "virar" ações, despesas ordinárias sendo declaradas como extraordinárias, para maquiar o balanço... Na boa, fiquei com medo....

      Excluir
    4. Mas aí Max, vc tem que ver que tipo de investidor vc quer ser e que investidor vc pode ser.

      Para seguir a filosofia "buy and hold" do Graham, vc precisa escolher muito bem as ações para não correr o risco de acontecer o que aconteceu comigo, por ex. Aí vc tem que ir na empresa, conhecer o "chão de fábrica", saber de cor e salteado tudo relacionado da empresa. Esse tipo de estratégia não permite uma queda de 30% de valor.

      Vc pode seguir uma estratégia mediana. Escolher várias empresas. Se vc escolher errado, uma compensa a outra.

      Um abraço!

      Excluir
    5. Pois é... foi isso que eu fiz... comprando ETF (PIBB)... Quem sabe, no futuro, após obter mais conhecimento, eu me arrisco com empresas individuais?

      Excluir
    6. É uma estratégia. Pelo menos vc não corre o risco de perder 30% de uma hora para outra...

      Um abraço!

      Excluir
  6. Olá Eike, estou add seu blog. Muito legal.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Parabens pela coragem esse mês tb fiz algo parecido vendi LLX e comprei alguma BB. Não entrando em criterio de avaliações rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado II.

      II, é isso mesmo. Se vc está vendo que a ação vai tomar um tombo, vc vai segurar só porque é Buy and Hold? Não tem sentido isso.

      Excluir
  8. Beleza de post, Eike!

    ResponderExcluir