sábado, 26 de maio de 2012

Estimativa de Patrimônio - Semana 21/2012

Aqui já considero a rentabilidade da renda fixa que receberei no mês + o provável aporte.

Renda Fixa = 26449,49
Renda Variável = 3882,00
Total = 30331,49

Rentabilidade mensal % = -2,32
Rentabilidade anual % = -3,22
Rentabilidade Histórica % = -3,22
Variação Patrimonial mensal % = + 0,94
Variação Patrimonial anual % = + 11,08
Variação Patrimonial histórica % = + 11,08


Análise:

Primeiramente descobri que o JCP da Eletrobrás será pago ainda esse mês, então já estou adicionando ele nesta Estimativa.

Depois descobri da pior forma que não faz muito sentido comprar ações que pagam dividendos, pelo menos aqui no Brasil. O conceito vem dos EUA. Lá as ações que pagam dividendos são as que menos sofrem em momentos de crise. Mas a minha Eletrobrás cai até no dia que a bolsa sobe! Que proteção é essa?

Nessa semana comecei o investimento em tesouro direto. No post anterior eu cometi um erro. Eu comprei na verdade 0,2 de NTNB 150545 e 0,2 de NTNB Principal 150535. São títulos bem longos. Comprei pois eram os que estavam pagando os maiores juros no momento que eu fiz as compras.

59 comentários:

  1. Você está confundindo os conceitos. A regra final vale para carteiras diversificadas.

    Uma carteira diversificada de dividendos No geral ganha de ações não focadas nisso. Para ver um exemplo, olha a rentabilidade do fundo bb dividendos nos últimos 12, 24 e 36 meses (meses n tao bs para a bolsa). Compare com acoes individuais ou carteiras diversificadas em varios setores (ibox, ibox ativo, vale, petro, pibb). Se verificar, vai ver q no geral a carteira di dividendos deu um baile nas outras. Note outra coisa importante: os fundos reinvestem automaticamente os dividendos recebidos, o q eh importante para a manutencao da regra.

    Outra coisa ainda, para finalizar, vc esta olhando ainda outra coisa errada: o período de analise eh muito curto.

    Moral da historia: a regra eh valida, mas para prazo longo e carteiras diversificadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, então é normal a ação cair depois de receber os dividendos?

      Um abraço!

      Excluir
    2. ER, quando a ação paga dividendo o valor é descontado do preço. Isso é o normal. O que acontece depois independe dos dividendos pagos. O que acontece depois são as variações normais que a empresa experimenta. Algumas caem muito, outras não e por aí vai. Renda variável é assim.

      O que quiz dizer é que geralmente empresas que pagam bons dividendos rendem mais do que as outras nos momentos de crise. Olha lá o fundo BB Dividendos. Em 36 meses, rendeu mais de 70% contra cerca de 15% no fundo BB ibov. E foram 3 anos ruins para renda variável... Como empresas de energia também tem uma característica defensiva, elas também renderam bem nos últimos 3 anos. Olhe a rentabilidade do fundo BB Energia, próximo de 80% nos últimos 36 meses.

      Mas qual o ponto aqui? O ponto é que isso funciona no geral. Um fundo é composto de várias ações. Pra ter média 70%, provável que algumas renderam bem menos que isso, outras renderam mais etc e tal. Nesses casos estudar a média da soma de várias empresas independentes é mais fácil do que tentar estudar a média de uma única variável. A dispersão nesse caso costuma ser maior do que naquele... E outra coisa, além de diversificar, é importante sempre olhar um prazo maior. Um ou dois meses é muito pouco!

      Sei que recomendar coisas é furada, mas dá uma olhada na IPO do ECOO11 com opção com venda.

      É isso.

      Aposentando em 2038
      www.aposentandoem2038.blogspot.com.br

      ps.: fiquei com preguiça de logar, mas depois me adiciona aí na sua lista!

      Excluir
    3. Essa dica que vc está me dando ECOO11 tem dispositivo antiburrice (que é a opção de venda) kkkkkkkkkkkkkkkkk

      2038, vc já está adicionado.

      Obrigado por tudo, um abraço!

      Excluir
  2. Claro q vale a pena comprar açoes pagadoras de dividendos!! Mas de boas empresas e a longo prazo, reinvestindo os dividendos.
    Normal, açao cai depois q paga os dividendos, procure a respeito ;) muitos utilizam os dividendos p comprar mais açoes e aumentar o volume de açoes
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então seria precipitado eu sair da Eletrobrás, Ostra?

      Kisses.

      Excluir
    2. A questão Eike é:
      - vc gosta e confia no papel, na empresa?
      - é para longo prazo?
      - qdo entrou qual era sua estrategia?

      Estamos em meio a um bull, ta tudo caindo, alguns mais, outros bem menos, não me desfaço de um papel em um cenario desse qdo meu objetivo é LP e dividendos. Nao se vendemos na baixa e sim compramos ;)

      E desde o primeiro post seu: qual é sua estrategia? A minha atual levei 8 meses planejando e ainda não coloquei em pratica.
      Bjs

      Excluir
    3. Como eu crio uma estratégia Ostra?

      Como vc percebeu, vontade não me falta, mas me falta prática.

      Kisses.

      Excluir
    4. Estudando Eike! Estudando e estudando.
      Planejando, observando o mercado antes de colocar em pratica.
      Isso diminui muito os erros (q vão existir sempre rsrs)

      Excluir
    5. Ostra, ou então indo ouvir "dicas" na porta da escola da filha, né?

      Excluir
    6. ER, se der compra o livro "O investidor inteligente". É excelente e descreve uma excelente estratégia de investimentos, de forma passiva: só comprando e realocando. Tem um tópico sobre isso no investidor agressivo. Olha tb o blog do HC Investimentos.

      www.aposentandoem2038.blogspot.com.br

      Excluir
    7. É isso aí Anônimo, mas sabe que mesmo p fazer esse tipo de coisa precisa de estudo? Caso contrario a informação será inútil ;)

      Eike, vai no blog do HC, le o livro do Decio Bazin, tem um outro q o pessoal tá falando, não tenho certeza do nome, acho q é Mercado de Ações em 25 Passos.
      bjs

      Excluir
    8. Ostra, estava teclando com a Fernanda lá em baixo e confirmei de uma vez por todas o que eu vinha falando: eu entrei na hora errada.

      A minha RV perdeu mais ou menos o mesmo que o Ibovespa perdeu no mesmo período.

      Kisses

      Excluir
    9. Eike, venho estudando bastante há uns 2 meses e agora que minha cabeça está clareando pra muita coisa e eu percebendo que não sei nada. Esse mês compre algumas ações , direto da corretora, mais pra ver a 'coisa acontecer' mesmo, mas confesso que fui um pouco precipitado, apesar de estarem baratas.
      Então a minha estratégia é ir devagar nos investimentos, estudando e aplicando em cada um conforme eu for conhecendo melhor cada um deles: Juros, rendimentos,taxas, de: Poupança, CDB, LCI, FII's, Ações, Etc.

      Dinheiro é muito sério.

      Se vc ainda não viu, vale a pena ver todos desse cabra aqui:
      http://www.youtube.com/user/bastter?feature=results_main

      Confesso que mudou muito minha visão com relação à alocação em RV.

      Abração!

      Excluir
    10. Foi justamente o que eu não fiz Matrix: ir devagar. Mas eu já pastei muito na vida e sempre sonhando com essa oportunidade de investir via corretora. Quanto tive oportunidade não tive dúvida: fui com tudo. Mas não era o momento.

      Não tem problema. Já aprendi alguma coisa e posso recomeçar. Sou brasileiro e não desisto nunca! kkkkkkkk

      Sobre o vídeo: se eu tivesse uma internet que presta eu até veria o vídeo...

      Um abraço Matrix e sucesso!

      Excluir
    11. Eike... pague ma LAN e vá assistir antes de investir. É sério.

      Comece por esse:

      http://www.youtube.com/watch?v=OQGZGC0mTzo&list=UUsra3f6ogpXhIZbSUe2OoaA&index=7&feature=plcp

      Abraços

      Excluir
    12. Oi Eike e Rico na Matrix:

      Sinto a mesma coisa, por mais que leio, estudo e vejo exemplos, só dá pra aprender mesmo na prática, comprando, acertando e errando. Portanto cautela é fundamental!

      Abraços!

      Corey

      Excluir
    13. Eike, coisa feia, apagando comentários de Anômimos, pode não hein, (as vezes opiniões diferentes das nossas nos fazer crescer, mais do que as iguais as nossas).
      Agora você poderce uma criança de 12 anos, chorando, para com isso e se retira do mercado, estuda, aprenda a se concrolar, controlar impulsos, e depois volte, esta parecendo uma criana mimada, "eu quero, eu quero, eu quero", a vida não é assim.

      E outra como diz a Ostra, as pessoas que vem ler seu blog, são seus convidados, portanto trate-os bem, ou faça apenas um diário e não coloque no ar.

      Abraços e boa sorte.

      Zangado

      Excluir
    14. to quieta no meu canto em meio a uma segunda tipica e ouço meu nome...

      Apenas pq fui citada: tratamos bem nossos visitantes, mas os mal educados são convidados a ficar de castigo no canto pensando no que fizeram, e lá na minha sala ainda perdem o café!

      beijos a todos, e aos mal educados, 2 beijos pq deve ser falta de carinho rsrs

      Excluir
    15. Anônimo Zangado, eu sempre recebi todo mundo aqui super bem.

      Mas uma coisa que eu não vou admitir é Trolleiro metido a Rafinha Bastos. Mensagem desrespeitosa será sumariamante excluída, sem excessão.

      Agora eu vou na sua casa, coloco os meus pés com sapatos sujos de lama no seu sofá, cuspo no chão da sua casa e se vc falar algo ainda mando vc calar a boca e se vc me expulsa da sua casa vc ainda é o errado? Me poupe Zangado.

      A boa sorte já voltou. A Elet subiu R$0,35 por ação hoje.

      Um abraço.

      Excluir
    16. Matrix, obrigado pelas dicas dos vídeos. O mais breve possível eu os verei.

      Corey, simulação é muito bom pois vc não comete erros bobos. Mas nada substitui a prática, não tem como.

      Ostra, vc é muito boazinha. Eu sou mentalidade de Moisés da Bíblia: gente rebelde tem que ser apedrejada até a morte! kkkkkkkkkkkkkkk

      Um abraço a todos que são meus amigos de verdade.

      Excluir
  3. Eike, apesar de ter poucas ações, mas também não vi nada de defensivo nas elétricas nesta baixa do ibov, mas ainda assim acredito nesta regra, acho que foi excessao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu dou a sorte de escolher a excessão... kkkkkkkkkkk

      Alguma coisa não fecha nessa empresa CF. Ele não é tão podre quando a cotação diz. O que está acontecendo?

      Parece que tem um grande investidor que está fazendo aquisição hostil da Eletrobrás. Mas ele garantiu que não dará palpites na adm. da empresa, comprou somente porque acha um bom negócio. Será que é isso?

      Um abraço!

      Excluir
    2. Eike, se os fundamentos da empresa estão de acordo com seus critérios e é para LP não teria que se preocupar. Agora, este papel esta desabando desde 2010 e os dividendos são baixos. Usiminas 2?

      Excluir
    3. CF, essa Elet está muito estranha.

      A Usiminas desmoronou por causa da aquisição hostil da CSN, do prejuizo e da crise da RV mesmo. Pelo menos eu tenho argumento.

      Agora a Elet? A única desculpa é estar na mão do governo. Mas aí seriam ruins a Petro, o BB, e por aí vai...

      Excluir
  4. Olha, ja li dois livros sobre Warren Buffett. O camarada e fera,porém creio que precisamos adaptar alguns conceitos dele a nossa realidade. Primeiro ele investiu numa epóca totalmente diferente num país que apresentava um crescimento extrordinário.
    Agora, esses seus títulos do TD estão mais pra RV do que fixa.
    Eike,pretendo um dia criar meu blog mas no momento o meu trabalho me impedi tenho muita coisa pra contar inclusive da minha prifissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O NTNB-Principal com toda a certeza. Eu duvido que eu não vou ter problemas com esse papel se eu segurar ele até o vencimento.

      No caso que vc levanta Sandman, até eu comprando Usim e Elet teria lucros... kkkkkkkkkkkk

      Eu adoraria ler um blog seu. Faz uma forcinha, nem que seja só para publicar um post por mês...

      Um abraço Sandman!

      Excluir
  5. Querido Eike, você está parecendo muito ansioso.

    Se você pretende mesmo investir em ações, acostume-se com o fato de que isso é renda variável, portanto, varia pra cima e pra baixo.

    E se você compra ações pensando em receber dividendos, o que importa são os dividendos e não as cotações.

    Obs: Eletrobrás não é nem de longe uma empresa interessante, seja para crescimento, seja para dividendos.

    :)

    Você liga todo dia para a imobiliária com o objetivo de saber qual a "cotação" da sua casa? Então por que faz isso com as ações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, o grande problema é que eu entrei na pior hora possível. Eu até agora não tive o gostinho de ter lucro.

      Se eu tivesse entrado no fim de dezembro, eu estaria dando risada agora.

      Mas faz parte. E eu acho que é até bom eu perder logo de cara do que perder 50% lá na frente. Assim eu fico mais "experto"... kkkkk

      Essa gestão "em tempo real" é para eu ter algum parâmetro. Com essas quedas de rentabilidade já deu para perceber que estou com problemas na formatação da minha carteira e que ela precisa de mudanças. Se eu fosse no esquema "buy & hold", já pensou a paulada que eu iria levar?

      Obrigado Fernanda pela atenção. Um abração!

      Excluir
    2. Eike, mas eu não entendo uma coisa...afinal de contas, o que vc pretende fazer? Trades?

      Se você fosse no esquema de buy and hold, não estaria levando paulada nenhuma, pelo contrário. Estaria eufórico com a possibilidade de aproveitar mais uma liquidação.

      Depois quando o mercado engata uma alta todo mundo quer entrar comprando, e aí sim é hora de se preocupar e reclamar que tudo já subiu demais:)

      Excluir
    3. Eu quero ter lucro Fernanda! kkkkkkkkkkkkkk

      Estaria levando paulada por causa das ações que eu escolhi. Para vc ter uma idéia, a minha rentabilidade em RV está em -27% (já embutido o JCP que eu vou receber). E olha que eu entrei em março. Por mais queda que esteja ocorrendo, é um valor muito alto. Tem algo muito errado nas ações que eu escolhi.

      Excluir
    4. Mas espera aí. Eu estou apavorado mesmo. O Ibovespa perdeu mais ou menos isso desde que eu entrei...

      Excluir
    5. Eu acho importante salientar que você deve ter uma estratégia definida.

      Se o foco são dividendos e longo prazo, não se apavore com as oscilações do mercado. Do mesmo jeito que os preços vão, elas voltam (tanto pra cima quanto pra baixo). O importante é tentar sempre comprar BOAS empresas por um BOM preço.

      Já se o foco for o curto prazo, não tem outro jeito a não ser a combinação gráfico + stop.

      Só não pode misturar uma coisa com outra, senão você vai ficar doido e acabar fazendo bobagens.

      Excluir
    6. Frenanda, por melhor que a ação seja, não dá para perder 25% e ficar imóvel.

      A minha idéia é o gráfico+stop e vou deixando enquanto o mercado for meu amigo. Mas até agora nada...

      Obrigado por tudo.

      Excluir
  6. De fata, na maioria das vezes as ações caem apos pg dividendos porém não é uma regra universal.
    Eike,e importante o apredizado mas fica melhor qd a gente aprende ganhando. Hoje, existe a troca de idéias na rede e isso e uma coisa recente que vc esta tendo a oportunidade de aproveitar.

    ResponderExcluir
  7. Eike, o que vc acha da grendene?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente é uma ótima empresa, Não consegui ver nenhum índice negativo.

      Requer um pouco de cautela, pois ela está no max de 52 semanas. Mas isso também não é nada para pânico. Nada impede dela subir ainda mais.

      Vc está encontrando ações interessantes CF. Eu preciso só de uma internet melhor para poder escolher melhor, sabe....

      Excluir
    2. Este papel está no radar, se engatar uma queda razoavel fica mais interessante.

      Excluir
  8. Rapaz a Eletrobrás é uma empresa cheia de problemas, ela é pior do que a Petrobras, a ingerência do governo federal é total, a diretoria é tudo apadrinhados de politicos, eu até tive lucros com a ELET6 em 2008, mas foi por pura sorte. E os dividendos dela variam muito de um ano para o outro.
    E melhor procurar um pacote de ações que pagam dividendos, como fundos, ou ETF's veja se o seu banco oferece algum fundo de Dividendos, e se o mesmo é pago diretamente em sua conta ou se é reaplicado em forma de cotas.

    Um abração!!!

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord, pessoalmente ainda acho que a Eletrobrás, ainda que seja mal gerida e tals, ela não deveria estar tão mal das pernas assim. Mas quem sou eu para discutir com o mercado? Se o mercado acha ela ruim, ela é ruim e ponto.

      Eu pretendo sair do mercado acionário por um tempo e ver esse derretimento de camarote. A não ser que eu encontre alguma ação que esteja contra a tendência, coisa meuo difícil nesse momento.

      Mas não pretendo comprar ações por causa dos dividendos. Eles até podem vir, mas como brinde.

      Estou aprendendo. Uma hora vou ter que acertar, impossível. kkkkkkkkk

      Abração Lord!

      Excluir
  9. "Mas quem sou eu para discutir com o mercado? Se o mercado acha ela ruim, ela é ruim e ponto."

    No longo prazo sim, no curto não.

    Existem milhares de investidores que estão vendendo as ações com pena dos papéis, assim como você. Estão tomando os prejuízos do papel e indo para outro lugar com o dinheiro que restou.

    Você disse que quer ter lucro. Dica. Compre ações de empresas que não pagam dividendos mas que usam ele para aumenar ou melhorar a empresa. Quer ter dividendos ? Então não fique preocupado com o sobe e desce das ações.

    É quase impossível encontrar uma empresa que dê dividendos e lucros ao mesmo tempo quando você está em um bull de mercado.

    Ai você fala, "Mas você não tem Elet na sua carteira, por isso que você fala isso."
    Não tenho Elet, mas tenho ELPL4, que comprei a R$36,07 e estou tomando um prejuizo de 30% (cotação de hoje: R$25,10).
    Estou pensando em vender ? Realmente ? Não. Estou pensando em comprar ainda mais.

    Agora uma coisa que deve ser frizada. Está com medo de perder, não está preparado para perder, não quer perder ? Abrace o prejuízo, respire fundo, leia, estude, pesquise, mantenha controle de suas emoções e volte quando estiver melhor.

    Ficar na RV com medo realmente não é uma boa coisa.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estagiário, para mim tudo isso é novidade.

      Eu cheguei a fazer algumas simulações com ações no Excel, algumas simulações nos simuladores. Mas não é a mesma coisa que o mundo real.

      Aí escuto todo mundo falando que "dividendos" é algo maravilhoso, que é o que devemos buscar numa ação. Andei vendo uma reportagem que mostrava as empresas que pagariam mais DY. E a Eletrobrás é uma das que vai pagar maior DY.

      Beleza, mas o que adianta pagar dividendos e a cotação evaporar? Estou descobrindo um santo para cobrir o outro assim.

      Como eu não sabia como funcionava o JCP, demorei para colocar STOP. Se tivesse feito isso antes, teria saído com um prejuizo mínimo.

      E eu não sou tão por fora assim. Não sei se vc lembra que mandei um post no seu blog avisando da queda no Ibovespa que viria e que veio mesmo. Eu tenho conhecimento em muita coisa (básico em analise técnica suficiente para prever tombos) mas não estou conseguindo por em prática. Talvez seja a ansiedade.

      Mas tudo bem. Eu sou novo, eu aprendo.

      Um abraço e obrigado por tudo.

      UTA!

      Excluir
    2. Olá Eike,

      Quando é na vida real, a coisa muda, completamente.
      Mas é normal, isso agente aprende conforme o tempo.

      Você aprendeu a parte difícil, na minha opinião, você deveria continuar na bolsa, mas com uma exposição menor, para continuar a aprender.

      E dica. Não se desfaça de todos os seus papéis da elet. Deixe alguns e veja o que acontece.

      Uta!

      Excluir
    3. Vc vê que coisa? As ações da Elet subiram que nem um foguete no dia 28/05. Essa bolsa é coisa de doido mesmo... kkkkkkkkkkkk

      Uta!

      Excluir
  10. Se não há perspectiva de crescimento, não há lucro... os dividendos são descontados do preço das ações quando são distribuídos... portanto você só lucrará realmente com ações boas pagadoras de dividendos caso a empresa tenha bons fundamentos que justifique sua valorização no mercado secundário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então na verdade vc não "ganha" os dividendos... Vc "resgata" parte da ação. E porque a galera faz tando espetáculo com isso?

      Falam em reinvestir... Mas tem mesmo, pois foi descontado...

      Um abraço e obrigado pela informação.

      Excluir
  11. E ai Eike, primeira vez por aqui

    Cara te entendo, passei por isso quando teve a crise da Grécia, e por coincidência justamente com a ELET.

    Mas eu fui garoto, não sabia que depois da distribuição dos dividendos a cotação sofria um desconto, e fui mais garoto ainda, melhor fui um verdadeiro tapado de Pai Mãe e Parteira, quando me apavorei com crise supra citada e adivinha só VENDI...

    Mas enfim, a gente aprende né (espero ter aprendido).

    Abraços

    E.T.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo Et! As portas da minha Holding estarão sempre abertas para vc!

      O problema da Elet é que a bendita cai até nos dias que as outras ações sobem. Ela está entrando no rol dos micos, junto com Toyb, Milk... kkkkkkkkkkkkk

      Estou pensando seriamente com colocar um stop de venda.

      Um abraço!

      Excluir
  12. Você nem sabe o que está fazendo, sugiro colocar tudo na poupança e estudar muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais? Creio que pelo menos 75% do meu patrimônio já está em poupança.... kkkkkkkkk

      Um abraço!

      Excluir
  13. Fala Eike...
    Bem vindo ao mundo dos títulos públicos...
    Cara, fiz uma aposta arriscada tb... os meus títulos são a maioria NTNB, a maior parte está para 2024... e o resto no 2035...
    Tenho LTNs tb para 2016...

    Riscos existem em qualquer lugar... a bolsa cair, como agora...
    outros modelos de RF, o banco quebrar...
    e etc...
    Eu sinceramente acho que o risco nessas NTNBs de longo prazo é o risco de oportunidade. Os juros baixando, tendem a aumentar o preço dos títulos. Se os juros voltarem a crescer no futuro, os títulos que foram comprados hoje estarão pagando menos que os do futuro... esse é o risco, o risco de perder dinheiro.

    Na forma como a economia mundial, a moratória do governo brasuca é uma das coisas que não aposto. Ao meu ver, o máximo que pode acontecer é a mudança no prazo da dívida, e mesmo assim será pago com os juros combinados.

    Acho um ótimo investimento, principalmente por não entender muito de renda variável. Com o tempo e o estudo, pode ser que eu venda alguns títulos e coloque em RV. Mas por enquanto, tudo que tenho vai pra compra de títulos.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão de livro: Títulos Públicos Sem Segredos de Fábio Gelfi Pereira

      Excluir
    2. Jackal, no curto prazo a moratória do Brasil é improvável. Mas como acompanhamos a economia, seremos os primeiros a saber que as coisas não estão boas e sairemos antes que a m**** aconteça.

      O bom de títulos atrelados a inflação é que vc tem certeza que terá ganhos reais, independente do que aconteça. Mas em alguns momentos outros títulos terão rentabilidade maior.

      RV é fácil Jackal: compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos... kkkkkkkkkkk

      Obrigado pela dica do livro.

      Um abraço!

      Excluir
    3. Vou me meter na conversa, desculpe...

      Se o Brasil der calote, a última coisa que estarei preocupado é com investimentos, se isso acontecer a merda já terá sido jogada no ventilador antes.

      Outra coisa, os títulos, mesmo tendo vencimento longo, possuem liquidez, então até mesmo o custo de oportunidade não é tão relevante.

      Confio mais no TD que em CDBs mesmo de bancos grandes, pelo menos eles possuem liquidez semanal.

      Abraçoes!

      Corey

      Excluir
    4. Não, Eike, títulos atrelados à inflação não são garantia de uma rentabilidade real, pois é descontado imposto de renda tanto sobre os juros pagos quanto sobre a correção monetária. Então, quanto mais alta a inflação, menor será a proteção, até o momento em que a rentabilidade poderá se tornar negativa.

      Excluir
    5. Fernanda, o ruim de ser um emergente é isso: eu cometo esses erros bobos... Eu nunca paguei imposto de renda, então me perco totalmente com essas coisas.

      Mas é verdade mesmo. E o governo está incentivando esse tipo de investimento. Será que eles estão pensando em relaxar com a inflação?

      Excluir
  14. Eike, acho que você precisa definir uma estratégia.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AdP, o meu grande erro foi ter entrado na hora errada. Entrando na hora errada, não existe estratégia que funcione.

      Se eu entrar na hora certa eu ganho dinheiro até com a Usim5... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Um abração!

      Excluir
    2. Crie uma estratégia que independa de timing. Timing não é muito importante para o longo prazo.
      Seja qual for a estratégia, é importante defini-la.
      Abraços

      Excluir