sábado, 12 de maio de 2012

Estimativa de Patrimônio - Semana 19/2012

Aqui já considero a rentabilidade da renda fixa que receberei no mês + o provável aporte.

Renda Fixa = 29327,22
Renda Variável = 1627,00
Total = 30954,22

Rentabilidade mensal % = -0,24
Rentabilidade anual % = -1,17
Rentabilidade Histórica % = -1,17

Análise

Mesmo com as realizações de prejuizo da USIM5 (e R$10,00 em gastos com corretagem), praticamente não tive diferença na estimativa patrimonial em relação à semana 18. E como o Ibovespa caiu -2,2% na semana, considero que até que eu não estou me saindo tão mal assim.

30 comentários:

  1. Bom,é uma perda,mas não é uma perda grande.Todo mundo perde alguma hora(bem mais comum de acontecer no início,não se preocupe;) )
    E eu não quero parecer chato,mas veja os fundamentos das empreses no site Basster.com antes de investir.O vídeo nesse link explica o porque http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2012/05/quando-sair-dos-investimentos-o.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, eu até gostaria de ver (ate pretendo ver) mas a minha internet não ajuda... kkkkkkkkkk

      Mas agora estou tranquilo. Não vou mais fazer as m***** da entrada. No mínimo, eu vou meter o stop em todas as empresas que eu comprar. Mas é claro, vou fazer uma pesquisa mais refinada e vou priorizar as empresas que tá todo mundo recomendando.

      Um abraço Rafa!

      Excluir
    2. Seguir recomendações é uma péssima forma de começar. Usar stop, quando se trata de longo prazo, também (a menos que você pretenda fazer trades curtos).

      Excluir
    3. Fernanda, o Stop é uma proteção antierros. Se eu tivesse usado na Usiminas, não teria perdido tanto dinheiro. Mas paciência.

      Eu já vi uma pesquisa que mostrava que buy and hold no longo prazo é igual a renda fixa. A não ser que vc compre na baixa e venda na alta. Aí é o pulo do gato. E é o que eu pretendo fazer.

      Excluir
  2. O site do Bastte deu uma boa melhorada pois não tinha este historico de informações...vale a pena dar uma conferida.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Esse monitoramento semanal seu e ainda com valor pequeno, na minha opinião, só te dá preocupação desnecessária.
    Quero ver se vc tivesse com os 29327,22 em RV...Ia ficar frenético.rs
    Enquanto isso, eu estou tentando ver o homebroker apenas 1 vez por mês...
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... aí a ação toma um tombo e quando vc vai ver, cadê o dinheiro?

      Não amigo ID... Se é só para olhar uma vez por mês, então eu prefiro ficar na RF.

      Na RV, tudo é motivo para cair... Ou para subir.

      E as minhas movimentações resolveram o problema, estancaram as perdas.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Pretendo e tento ter empresa, que consigam levar tombos, mas que, por serem boas,saudáveis, estes tombos são temporários. Em pouco tempo voltam a subir.
      Não pesquisei e não tenho dados pra te passar.
      Mas duvido que Lirio Parisotto é o Warren Buffet usem essa estratégia de ficar vendendo que há uma queda razoável em algum mês...

      Estancaram as perdas, talvez por a usiminas ser agora uma má empresa (não sei). Infelizmente não tenho embasamento teórico saber e tentar provar que talvez essa estratégia sua não seja boa. Preciso estudar mais.

      Pretendo estancar uma perda minha. A Gafisa.Isto por considerar que realmente não seja boa atualmente e querer focar nas boas pagadoras de dividendos e nos FIIs. abs

      Excluir
  4. Creio que foi uma boa decisão se livrar de Usiminas. Não acho recomendável,no momento, nenhuma ação de siderurgia. A Dona Dilma esta estudando um plano para incentivar o setor. Mas da para investir num setor que esta dependendo da ajuda do governo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandman, até dá para investir num setor que esta dependendo da ajuda do governo. Um ex. são os bancos. Qual setor foi mais ajudado pelo governo nessas últimas décadas que os bancos? Nenhum!

      Sem contar as empresas estatais...

      Mas não adianta brigar com o mercado. Se o mercado diz que a ação é ruim, quem sou eu para discordar?

      Um abraço Sandman!

      Excluir
  5. É isso aí Eike, perder faz parte e todo mundo já passou por isso. Acho que para nós que estamos começando a formar uma carteira, o ideal é escolher ações de boas empresas, que não estão passando por momentos muito complicados. Este não era o caso da USIM5. A empresa vem deixando a desejar há alguns anos (lucros decresentes, margens fracas, etc).
    Vi um comentário seu sobre a pesquisa que diz que RV = RF. Essa pesquisas são ridículas, pois comparam o iBovespa no período em que a renda fixa era mais alta ainda. Ninguém investe no índice Bovespa, e sim em ações. Em outro comentário você falou em tombo. É preciso aprender que os tombos são as melhores coisas que podem acontecer com suas ações, desde que a empresa seja boa. Você vai poder comprar mais ações com o mesmo dinheiro. É preciso aprender isto.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu invisto em índices (PIBB e BOVA)...

      Excluir
    2. AdP, é que eu não vou conseguir achar... Mas uma vez li no grupo BovespaBrasil do Yahoo groups uma mensagem que mostrava que lá nos EUA, a renda varável só era mais ventajosa que a fixa se vc comprasse na baixa e vendesse na alta. Só ir comprando aleatoriamente não te daria nenhuma vantagem. E a pesquisa era longa, dos anos 60 para cá.

      Quando vc fala em "Ninguém investe no índice Bovespa" é uma verdade mesmo. A não ser que a pessoa compre só fundos.

      Quando eu comprei a USIM5 ela não tão ruim assim. Mas desde que eu comprei, só veio cacetada... Aí não existe milagre. Ainda mais com todo o resto da bolsa vindo a baixo...

      Os tombos são bons para investir quando se está fora dele, esperando ele acabar para entrar... Vc dentro, indo junto com o tombo não é nada agradável... kkkkkkkkk

      Abraço!

      Excluir
  6. Além da poupança,

    A afirmação de que ninguém investe no ibovespa não é tão verdadeira assim. Pode não investir diretamente nela, mas investem em fundos que copiam sua carteira, o que dá praticamente no mesmo. Mesmo antes dos ETFs já existiam os fundos de bancos e outras entidades que copiavam o índice.

    De qualquer forma, achei essa pesquisa muito estranha. Seria interessante postar o conteúdo da pesquisa aqui, pra gente ter melhores parâmetros de debates.

    Aposentando em 2038
    Www.aposentandoem2038.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo, não dá praticamente o mesmo. Ibovespa não reaplica os dividendos. Fundos que replicam o ibovespa são nada além de fundos que replicam o ibovespa. iBovespa é um índice. Não há taxas de compra/venda, imposto de renda e taxas da CBLC. Há uma diferença brutal entre os dois.
      Além disso, o iBovespa tem muita empresa fraquinho, o que inviabiliza estes estudos.

      Abraços

      Excluir
    2. O AdP tem razão. Nenhum fundo vai conseguir a rentabilidade do ibovespa. Sempre um pouquinho menos. Tem os custos de administração, taxas da CBLC, IR... E por aí vai.

      Excluir
    3. Mas tem a reaplicação de dividendos nos fundos, q não tem no ?IBOVESPA...

      Excluir
    4. Isso eu não sei Max. Ao menos deveriam fazer isso mesmo.

      Mas mesmo que reapliquem. Será que os dividendos vão ser maiores que os custos? Tenho lá minhas dúvidas.

      Excluir
    5. Fundos reaplicam, Ibov não.
      O ibov não perde valor quando uma ação que está na sua composição paga dividendos. Fundos sim.
      Ibov não paga taxas. Fundos sim.

      Fundos podem tentar replicar, mas sempre terá alguma diferenças.

      Abraços

      Excluir
    6. O pior do IBOV são as empresas ruins.

      Eu andei pesquisando fundos privados de empresas que utilizam os critérios de análise fundamentalistas, e eles ganham do IBOV de longe em praticamente 95% dos casos.

      Se houvesse algum ETF com "Empresas lucrativas nos últimos 10 anos", talvez eu até investisse.

      Agora, investir no IBOV/BOVA11?? Sai de retro!!!!

      Excluir
    7. AdP, porque os fundos perdem valor quando recebem dividendos?

      Dimarcinho, a formação do Ibovespa tem a ver com volume de negociação. Logo, vai ter muita tranqueira que tem alto giro.

      O que eu acho interessante é a paixão dos investidores. tem gente que ama Bova11. Outros detestam...

      Um abraço a todos!

      Excluir
  7. Eike, se importa em dizer quanto aporta mensalmente? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, eu só não publico nas estimativas pois são estimativas e ainda não é definitivo.

      Mas está previsto um aporte de R$1.000,00.

      No geral eu sempre procuro fazer esse aporte. Mas se ocorrer um imprevisto e meus gastos aumentarem, com certeza o aporte será menor.

      Um abraço e se precisar é só dar um toque!

      Excluir
  8. Eike Rico,
    Tenho acompanhando alguns blogs, entre eles o seu e isto me estimulou a criar o meu próprio blog. O objetivo é compartilhar experiências e aprendizados e me manter firme na caminhada rumo a aposentadoria antecipada.
    Se puder, me adiciona, ok?
    investidorderisco.blogspot.com.br

    Obrigado! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto IR! Já te adicionei e estou te seguindo. Seja bem vindo!

      Excluir
  9. Fez muito bem em assumir seu prejuízo após uma análise Eike Rico eu fiz a mesma coisa na SULT3, os investidores que não enxergam isso são muito hipócritas pois já tem carteiras enormes e já tiveram seus erros no início de sua vida de investimentos que hoje não precisam declarar por ai e nós que temos pouco capital e estamos mostrando nossas movimentações com transparência na web somos alvos de críticas e ao meu ver todos tem a chance de aprender e felizes são aqueles que conseguem aprender com os erros em vez de abraçá-los, até parece que mais ninguém que investe em RV perdeu alguma coisa durante toda a existência da carteira, até o Warren Buffet perdeu em grandes investimentos relatado na biografia A Bola de Neve.
    Continue com essa disciplina :) e sucesso na próxima escolha e análise.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. General, obrigado pelo apoio.

      Se vc for ver entre todos os blogueiros da nossa turma, acredito que eu sou um dos que está tendo a melhor rentabilidade em porcentagem em abril/maio, mesmo estando com perdas.

      Tem gente com rentabilidade de -10%, -15%. Mas tudo isso faz parte do jogo.

      Até agora estava sem estratégia. Foi só a emplogação de fazer a minha primeira compra no corretora. Agora vc verá o Eike Rico estrategista! kkkkkkkkk

      Um abraço e sucesso amigo!

      Excluir
  10. Eike, parabéns pela iniciativa e pelo ótimo trabalho que está realizando.
    Poderia me dar uma força?

    http://trocandocebola.blogspot.com.br/

    Um grande abraço =D

    ResponderExcluir