domingo, 15 de abril de 2012

Fato Relevante - 15/04/2012 - Porque a Usiminas está derretendo?

 Bom dia? O que tem de bom? kkkk

Benjamin Steinbruch. Esse é o nome do filho da mãe que está fazendo as ações da Usiminas cairem e me causando prejuízos centenários (quase 600 reais).

A Camargo Corrêa e Votorantim possuem 26% do capital votante da empresa e estão interessadas em se desfazer das posições. O outro controlador, a Nippon Steel, possui 27,8% e não quer ver o Steinbruch nem pintado de ouro, usando colar de brilhantes.

O Steinbruch consegue deixar o mal humor do Pobretão como brincadeira de criança. Ele e o Abílio Diniz podem se dar as mãos. O que eles querem, eles levam até as últimas consequências para conseguir.

O último capítulo dessa zica foi a intervenção do CADE na história. Já que não querem me vender a participação, eu vou sair comprando tudo que é ação que eu conseguir (aquisição hostil) no Free Float e vou virar dono dessa bagaça, pensou Steinbruch. Só que o CADE disse "ou vc para de ser cavalo ou eu terei que tomar as providências cabíveis". No dia 12/04/2012, quando a decisão do CADE saiu, as ações ON cairam mais de 5%, e o Ibovespa subiu quase 3%.

A empresa Usiminas é sólida e muito boa, mas o grande problema dela chama-se Benjamin Steinbruch. Agora com essa decisão do CADE, quem sabe ele pare de graça e finalmente, eu consiga lucrar com a Usiminas.

A Eletrobrás é um caso a parte. É uma empresa estatal cheia de pequenos problemas espalhados por todas as empresas da Holding. É o patinho feio das empresas elétricas. E está muito claro que haverá intervenção estatal (leia-se abrir mão da lucratividade) se for necessário sacrificar a empresa em prol do crescimento do Pais.

A empresa Eletrobrás não vai me deixar podre de rico, mas acredito ser necessário ter ela em carteira pois ela é fundamental para o país e por mais mal tratada que ela pode ser, ainda assim tem um padrinho de peso: um governo com viés desenvolvimentista.

Por isso ainda acredito nessas empresas. Mas nada me impede dentro em breve fazer ajustes para mais ou para menos.

Gostaria de agradecer as críticas recebidas de Investidor Defensivo, Etta James, Além da Poupança, Rafael Pereira, Lord Caçador e o apoio de Camaleão Faminto, Caça Níquel e Berlim Invest, que me fizeram repensar muitas coisas na forma que estou investindo.

Etta James, eu já aprendi a andar de bicicleta... kkkkkkkkkkkkkk


20 comentários:

  1. E vc faz jus ao nome pois gosta de emoções fortes. E bom preparar o coração pois com essa empresas na carteira vc vai ter que ter sangue frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não sabe de nada... Vou comprar ações da metalfrio e LLX logística. Só estou esperando o Ibovespa chegar no fundo... kkkkk
      Um abraço!

      Excluir
  2. Eletrobras é a grande aposta do Viver de renda pra ficar rico no futuro.

    Ele apanha pra caramba por causa dela da galera.

    Sobre a Usiminas, siderurgia é coisa do passado, a moda agora é mineração pelado.

    Por isso a CSN bomba e Usim e Gerdau se tornaram empresas lixos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta honra, Pobreta! Seja bem vindo.

      Em relação a Eletrobrás, eu não pretendo aumentar minha posição nela. 100 ações está de bom tamanho. E se ela entrar na área de lucro, vou por uma ordem de stop.

      Em relação a Usiminas, porque o dono da CSN não acha ela um lixo e quer controlar ela a qualquer custo? E a Usiminas é uma empresa que é diretamente favorecida com a queda do IPI pois fornece chapa de aço para automóveis e linha branca.

      Muito obrigado e seja bem vindo!

      Excluir
  3. O Pobreta esta certo, siderugia hoje é uma furada, a CSN só esta se dando bem por causa da mineração, a Usiminas é uma das poucas empresas que esta com o crescimento negativo, a eletrobras é uma furada ja a mais de 5 anos o preço dela hoje é o mesmo de 2008 não sai disso. Depois que olhar os fundamentos, de uma olhadinha nos gráficos e vê a tendencia, se for de alta compre, mas se for de baixa e pq tem alguma coisa podre...no inicio é assim mesmo, é o aprendizdo que nenhum simulado do UOL vai ensinar...um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord, a Usiminas não é uma empresa pura de siderurgia. Ela também tem o braço de mineração.

      De 2008 para cá, que é justamente aonde os dados pioraram, ela passa por um processo de reestruturação e acredito que o pior já passou.

      E mais: a Usiminas é outra empresa que pretendo por Stop quando ela entrar no lucro.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Tamos aí pra isso mesmo! Discutir as idéias com objetivo de tentarmos investir melhor! abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pau tem que comer mesmo ID. Esse é o lema: Desordem e Progresso... kkkkkkkkkkkkk
      Mas é legal essas discussões. A gente cresce como pessoa e investidores.
      Obrigado e um abraço!

      Excluir
  5. De nada pela ajuda.Eu não sou um daqueles competidores que querem ver todos os outros se dando mal!;)
    Admito que se não fosse essa merda de situação,TALVEZ a Usiminas fosse fodona hoje em dia,mas o mundo não é feito de ´ses`.
    Boa sorte nessa!\o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, uma vez Flamengo, sempre Flamengo... kkkk
      Acredito que ela vai dar a volta por cima. Creio que a fase dos cortes já foram. Agora é investimentos!
      Um abraço!

      Excluir
  6. Apenas para confirmar a informação. Usiminas não é só siderurgia, também atua na mineração e parece que estão bem interessados em algumas minas no interior de MG

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É FI, parece que eles resolveram abrir a munheca e sair as compras... kkkk
      Um abraço!

      Excluir
  7. Agora vc está começando a estudar, estou gostando de ver :)
    Eletrobras não tenho muita opinião, mas acho q muitos apostam nela imaginando uma privatização, que na maioria das vezes qdo acontece são ótimos negócios, mas empresas com dedinho do governo são fod@, vide BB e Petro.
    Usiminas depois dessa queda está começando a me chamar a atenção, justamente pelo interesse da CSN e pelo que o FI falou, ela tb atua na mineração.
    Antes de 2008 Gerdau era um papel que eu curtia muito, me deu algumas alegrias, mas não entro mais nele desde então.
    Qto a aprender a andar de bicicleta, cuidado, alguns tombos sempre acontecem depois q tira as rodinahs, e pior é q vc se anima inventa de andar sem as mãos, em pé no banco, e aí pode se machucar feio ;o) (nãããooo eu jamais fiz isso, imaginaaaa)
    Agora... 600 reais de preju? Isso não é nada, estou com 11k de preju em um papel e to na boa kkkkkkk até pq, se não realizou, não´e preju :)
    E as criticas não foram de sacanagem, foram construtivas tá? Assim como o Rafa, não curto ver os outros batendo a cabeça, se bem q muitas vezes os tombos fazem parte do aprendizado
    beijão, bom domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu Etta, a CSN já é carta fora do baralho. O CADE já mandou parar as compras sob pena de multa. Por isso o tombo de quinta.

      Sem contar a atual controladora, a Nippon Steel. Ela e a CSN já foram sócios em um outro negócio e os Japas não tem a menor saudade do Beijamim, que pelos relatos que eu li consegue ser mais intragável que o Senor Abravanel de mal humor. kkkk Na visão do Beijamim ele não tem sócios e sim uns malas para torrar a paciencia dele... kkkkk

      Mas Etta, proporcionalmente a minha perda é maior que a sua, pois estou perdendo 2% do meu patrimônio com essa brincadeira.

      Um abraço e obrigado por tudo. Não liga não para o meu mal humor, beleza?

      Excluir
    2. oi Eike, eu sei q a csn está fora, mas se ela se interessou, algo há de bom na Usiminas, por isso me chamou a atenção, nao significa que vou entrar, mas sim observar com mais carinho ;)

      bem... fazendo as contas dessa forma, é, sua perda é maior, mas só se vc realizar agora e o mal humor faz parte tb, pode observar que quando sempre que houver quedas grandes os blogueiros vão ficar meio estressados, não tem como evitar, já passei por isso tb, por isso entendo vc´s
      beijão, bom final de ddomingo

      Excluir
  8. A usiminas tem problemas sérios de gestão! Talvez agora com os novos controladores ela melhore a médio prazo. Mas ainda sou maias CSN, que caiu bastante e no momento está barata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço a CSN, mas tendo no comando o Benjamin Steinbruch, já fico com um pé atrás. Ele usa de "metodos não convencionais" para controlar seus negócios, não pedindo licença para seus sócios.
      Um abraço!

      Excluir
  9. Quem nunca perdeu dinheiro no mercado de ações que atire a primeira pedra. Perder faz parte do jogo. O que precisamos é procurar o lado bom da perda, que é o seu ensinamento. Nas perdas é que vemos a verdadeira face do investidor.

    Não sou fã da Usiminas. De 2008 para cá ela vem ficando cada vez pior. Lucros caindo, margens caindo, dívidas subindo. Eu prefiro ficar de fora. Mas até 2008 a empresa era muito boa, o que talvez pode ser sinal de que por enquanto a empresa está em uma situação ruim.

    Como não gosto de grandes dúvidas, prefiro investir nas empresas menos difíceis de analisar.

    Abraços e parabéns por se informar sobre a empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu AdP. Eu só me afobei pois eu nunca tinha investido via corretora. E a ansiedade de começar a brincadeira? Sonho com isso a muitos anos. Sempre tinha um impecilho: ou era falta de dinheiro, ou era falta de internet ou era falta de conta corrente... Agora resolvi tudo e estou na área!

      Um abraço e obrigado por tudo!

      Excluir
  10. Eae ER,

    Conversar e trocar idéias com os companheiros bloqueiros é sempre bom, seja nos bons e malz momentos, em relação ao preju eh como a Etta disse, só vai ser preju se você assumir (realizar)...da uma olhada na ELPL4, levando vários tombos de bike essa semana...

    Entendo que o Steinbruch não é das melhores peças, mas mesmo assim ainda não tiro a CSN do meu radar, o preço esta cada mais atrativo.


    Abração!!!

    ResponderExcluir