terça-feira, 10 de abril de 2012

Inteligente pra Burro 7 - Missão Moscou

Quem tem mais de 30 anos lembra de uma série de filmes americana lançada nos anos 80/90 intitulada "Loucademia de Polícia". Era uma série de filmes de humor, que satirizava a formação e o trabalho de policiais nos Estados Unidos. A série fez tanto sucesso que chegou ao absurdo número 7 (os anos 80 foram mestres em lançar filmes trash que chegaram a números próximos de dois dígitos) e já que era o último filme da série, precisavam mandar essa cambada de trapalhões para casa do chapéu.

Amigo, compre a Usim5 que vc vai ganhar muito dinheiro...

Não vejo diferença dessa série e a minha entrada no mundo dos investimentos. Entrei com a bolsa em queda (e acreditem, ainda vai cair mais), sabendo que ela iria cair muito (me baseio na ferramenta Saldo de Volume - OBV). Comprei ações que tinham tido uma forte alta anterior sem ter tido uma queda significativa. Sem contar que as ações que eu escolhi (USIM5 e ELET3) estão longe de serem as queridinhas do Ibovespa.

Estou percebendo que eu tenho dificuldade de limpar a sujeira, quando faço uma.

Mas também é aquilo: sua mãe te dá um brinquedo. Vc vai querer brincar na hora, não vai esperar o mês que vem, né? Eu tinha acabado de me inscrever numa corretora. Não ia esperar um mês, até que a bolsa ficasse no ponto, né?

36 comentários:

  1. Tsc tsc tsc... Não vou nem comentar... se mamãe dá uma bicicleta sem rodinhas, se vc nunca andou e vai com ela em uma ladeira, vai se esborrachar no final, tem q aprender a andar antes, em um caminho tranquilo e com alguem segurando!
    Acredito q a correção vai ser grande, Pelo q vejo ainda tem muito p cair (mas posso estar errada né? Rsrs), vai p dentro de casa com a bicicleta nova, coloca rodinhas e treina na garagem antes de voltar p rua ;0)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que vai mesmo Etta... Se não bater em 60000 é marmelada.
      Pelo OBV, ainda tem que ter volume em queda de uns 21 bi...
      Pelo menos na média móvel o Ibovespa e a MM de 120 dias estão quase se encontrando.
      Agora não sei. Realizo prejuizo agora, corro o risco de passar por palhaço e ver as ações subirem amanhã ou pelo menos espero um repique para realizar um preju menor?
      Aguardo a sua sugestão.
      Obs. eu sou de maior e responsável por toda e qualquer atitude que eu tiver em relação ao meu patrimônio.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Kkk e eu q sei? Estrategia é sua :P
    É p LP? Pq se for, deixa lá, nao sao papeis ruins, ao contrario, um dia reverte, tb tem a opçao de ir comprando nos suportes e diminuindo o preço medio da compra.
    Importante é ter uma estrategia e segui-la :) eu dificilmente realizo prejuizo em papeis p LP, só em trades curtos e qdo sei q ja tomei nabo rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu lá tenho estratégia? kkkkkkkkkk
      Eu escolhi essas ações porque o VPA delas é baixo (também estavam na minha mira Telemar e Hipermarcas, mas resolvi ficar quieto pois não tenho tanto dinheiro assim kkkk)
      Ia esperar elas subirem um pouco e meter o stop nelas...
      Mas até agora eu não tive o gostinho de estar no lucro com elas... kkkk

      Excluir
    2. Ok, entao primeiro estrategia!!!
      Segundo, conselho de amiga: foge de hypermarcas como o diabo da cruz! Rsrsd esse papel é complicadinho, nao indico p iniciantes :)
      Lucro? Vc mesmo disse q sabia q ia cair, lucro nos proximos dias acho q só minha amada ambev, mas mesmo assim nao considero bom momento p entrar.
      Terceiro: estude e crie uma estrategia!!!!
      Bjs

      Excluir
    3. Eu sabia que ia cair.. Mas tinha que cair justamente quando eu coloquei meu dinheiro lá? kkkk
      Na verdade essa cotação nem era para ter subido... Foi especulação pura.
      Mas a gente vê que o negócio não tem fundamento, sobe, fica lá, 15, 20 dias e nada de ruim acontece... Dá a impressão que os patamares mudaram.
      Fiz as contas e estou perdendo cerca de R$600... Isso dá cerca de 2% do meu patrimônio. Se eu realizar, perco 2%. Se não realizar, posso recuperar pelo menos uma parte ou posso perder muito mais.
      Na pior das hipóteses (leia-se, as cotações da Usim5 e elet3 chegarem a zero) perco 23% do meu patrimônio.
      Eu tinha que ter saído antes. Mas já que não saí... Só saio se tiver um repique, pronto! kkkk
      Um abraço e obrigado por tudo!

      Excluir
    4. Eike, calma, respira fundo. Tudo que sobe desce, e tudo que desce sobe. Hummmm. Quase tudo né?

      Excluir
    5. CF, a situação é a seguinte: eu sei que tudo isso faz parte do negócio. Tenho certeza que vcs já tiveram perdas muito maiores de 2% no total do patrimônio em algum momento.
      Mas quando é a primeira vez que isso acontece (eu, por mais que eu tenho feito simulações, estou acostumado a ganhar 0,5% do patrimônio todo mês - amanhã vai cair cenzão na minha conta poupança) de estar perdendo (nesse caso o gerúndio é correto) o desconforto é natural.
      Mas entendo que tudo isso faz parte.
      Obrigado pelo apoio CF.
      Só fico pensando agora no investidor anônimo, que perdeu 20% do patrimonio em opções, que é uma perda que não volta nunca mais... Pelo menos as minhas eu sei que um dia vou recuperar, nem que leve 10 anos... kkkkkkkkkk
      Abraço!

      Excluir
    6. CF, comigo TUDO que desce, sobe... Ainda... kkkk

      Excluir
    7. Ta certo que é iniciante, mas po tinha que entrar justamento no pior a usiminas é uma das pouca empresas com queda de receita, e a eletrobras ja tem o P/VPA baixo a muitos anos, isso já e cronico nela...não se iluda se a petrobras ficar na mesma situação, fuja da Hypermarcas até o dono dela não tem certeza se vai ser sucesso, caia fora da telemerda, aquilo ainda é um balaio de gato. Se esta começando compre DIVO11 aos poucos, pelo menos as empresas que fazem parte desta etf tem lucros, senão não pagariam dividendos...mas tenha cuidado pois ainda tem pouca liquidez. Um abraço.

      Excluir
    8. LC, pode ficar tranquilo que eu nem perco tempo com a petrobrás, pois eu já perdi dinheiro com ela (eu comprei um fundo de ações da Petro, tinha perdido uns 15 reais quando vi que o gráfico do Ibov estava ficando estranho. Vendi tudo e saí fora. Ainda bem que fiz isso. Foi naquele tombo que o Ibov ficou abaixo de 50 mil no ano passado).
      A Telemerda = Vivo, né? Não se preocupe também, que eu tenho uma questão pessoal contra essa empresa... kkkkk Empresa muito porca. Só não faliu ainda pois é monopólio em muitas áreas e o povo não conhece o Juizado Especial Cível...
      DIVO11 parece ser interessante. Compra-se como se compra uma ação?
      Abraço!

      Excluir
    9. Falando em balaio de gato LC... A Amil é menos organizada que a Lixofonica... kkkk Os caras não respeitam nem decisão judicial...

      Excluir
    10. Ato falho LC... Vc estava se referindo a Telemar, né? kkkk Mas não retiro o que falei da lixofonica... ;-)

      Excluir
    11. A DIVO11 segue uma carteira com empresas boas pagadoras de dividendos, para pagar dividendo tem que ter lucro, e para ter lucro tem que ser bem administrada, ja é um boa começo, Tem a SMAL11 que segue uma carteira de empresas de baixa capitalização e muito boa (tem muita empresas lixo no meio) e diversifica a sua carteira automaticamente, uma ETF voce negocia com se fosse uma ação. A maior delas é o BOVA11 que segue o Ibovespa. Um abraço.

      Excluir
  3. Para tentar te animar,um fato : Moscou é a cidade com mais bilionários no mundo ;)
    Eu acho a Usiminas uma merda,mas já teve boa rentabilidade.Não tenho ideia se isso vai acontecer de novo,mas não vou dar ideias porque se der errado a culpa vai ser minha!XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas desse jeito também não vale! metade desses bilhionários são da máfia... kkkkkkkkkk
      RP, vc tem carta branca para dar o palpite que vc desejar. A decisão e responsabilidade sobre o meu patrimônio é somente minha. ;-)

      Excluir
    2. Rafael... diz p ele deixar o dinheiro em um etf, estudar, criar uma estrategia e parar de olhar p os piores papeis por favor!!!

      Excluir
    3. Verdade,mas e a outra metade,não conta?XD
      Sobre os comentários anteriores,eu gosto bastante da Smal11 ( tanto que eu não vendi mesmo com o ano de 2011 sendo péssimo pros ETFs )
      Já a DIVO11...ainda não conheço muito bem os novos ETFs,não vou dar opinião sobre eles para não falar besteira!XD
      A parte de parar de olhar pros piores papéis é BEM difícil,pois os melhores papéis hoje podem ser os piores de amanhã ( Petrobras,por exemplo... )
      Criar uma estratégia do zero Etta?Isso é difícil...mesmo eu tendo algumas ideias,continuo me baseando muito na Dogs of the Down e na Buffettology ( e quem não se inspira?XD )
      Mas a parte sobre estudar está certa.Mesmo eu achando que os simuladores de bolsa de valores não sejam bons,até isso já ajuda.Se não quiseres comprar livros sobre o mercado de ações,uma pesquisa mais aprofundada na internet já resolve Eike.

      Excluir
    4. Vamos corrigir minha frase, não é criar uma estrategia do nada, da cabeça dele, mas sim montar uma estrategia com base em estudo, melhor? rsrsrsrs
      Qti aos papeis, hypermarcas por ex é uma bomba (ok, sei q Faço trades com ele) Tem papeis ruins e tem os pessimos, como imovel, uma coisa é comprar terreno na favela, outra é comprar em cima de um aterro sanitario q pode explodir :)
      Bjs e bom dia p vcs

      Excluir
  4. Etta, essas ações estão dando lucro!!! kkkkkkkkkk
    Não sei porque estou me apavorando tanto... Tá tudo caindo (tá certo que açoes boas caem menos e se recuperam mais rápido) e todo mundo está perdendo nessa altura do campeonato.
    Te adoro Etta!

    ResponderExcluir
  5. Eike
    Concordo com a orientação dos colegas. Acho que o ideal para você investir em DIVO11 e/ou SMALL11 enquanto você estuda e traça uma estratégia consistente. Não acho que investir numa empresa baseado principalmente em P/VP seja uma boa. Há algumas empresas boas com P/VP alto, como a Ambev, mas que consegue obter altos retornos. Investir em Cielo deve estar totalmente fora de cogitação por você né, rsrs.
    Me baseio nos lucros, então P/VP pra mim é quase irrelevante. A Usiminas não está muito bem no quesito lucros. Eletrobrás pode ser uma boa, mas há outras que eu gosto mais.

    Abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema AdP é que a bolsa está caindo geral.
      O pior nem foram as ações erradas (tem ações muito piores por aí) mas o momento errado de entrar... Essa ação mesmo , a Usim5. Desde que eu entrei, ela bateu nos 11,78 e depois subiu até 12,41. Dava para ter ganho uma bela grana.
      Mas é um erro que não vou cometer de novo (pelo menos não tão grosseiro assim...)
      Obrigado e um abraço!

      Excluir
    2. A bolsa cair não é problema, é natural.
      Seria bom você traçar uma estratégia. Você é de longo ou de curto prazo? Quer operar 1, 2 reais ou quer se tornar sócio de empresas que crescem, reinvestindo os dividendos?
      Definir seu perfil é tão importante quanto traçar uma estratégia.

      Abraços

      Excluir
  6. Eae ER.

    Realmente uma estratégia é importante, e ter foco nela também, esse mês ta osso pros resultados no geral (é triste ver a carteira com rendimento negativo em 7%), mas esta bom para novas oportunidades e compras, bem como em rever estratégias.

    Esperar recuperar o PM e vender, comprar mais das ações para baixar o PM, assumir prejuizo e entrar em outra ação, esquecer que você comprou essas ações e procurar outras...como o AdP disse, definir o seu perfil importe também.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7% caça niquel??? Ainda ta com hypermarcas, eletropaulo e klabin na carteira?
      Mas é isso mesmo, nada como uma queda p rever estrategias.
      Bjs

      Excluir
    2. Para tudo! Que história é essa CN? Vc está tendo queda de 7% na carteira?
      A minha carteira, que todo mundo (inclusive eu) está descendo a lenha, que eu mesmo reconheço que entrei fora da hora, teve perda de 10,21% (sem contar corretagem).
      Então a minha carteira não é tão desastrosa assim. Até se levando em conta que sou um recém entrado nesse mundo, que ainda não aprendeu a andar de bicicleta sem rodinha, né Etta?
      Caça Níquel, muito obrigado pelo seu comentário. Foi maravilhoso!

      Excluir
    3. Etta,

      Estou com Hypermarcas e Eletropaulo, a Klabin eu vendi com lucro de 1% (ja descontado tudo), vou deixar a Hype parada um pouco, não estou afim de assumir prejuizo dentro dessa queda geral.

      ER,

      Os 7% são em relação ao mês passado onde, no anual são 5% (calculando manualmente a diferença do investido e valor atual). Mas não estou tão preocupado assim, entrei novamente no ELPL4 para baixar um pouco o PM (Não que tenha ajudado muito huahuahuauahu), apesar de termos investido em empresas diferentes, nós dois entramos em momentos de altas das ações, mas estou indo para o lado da paciência xD, sem sustos por enquanto, mês que vem eu reverto hehehehe


      Abraços!

      Excluir
  7. Mais de 30?

    Eu tenho 26 e lembro muito bem dos filmes! hahaha!!!

    Nem lembrava mais dos personagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior nome é o do puxa-saco do capitão né? O Proctor... kkkkkkkk

      Excluir
  8. Já mudei de estratégia diversas vezes.
    A atual agora é comprar apenas empresas de serviços publicos, luz, agua, telefonia... Ações defensivas.
    Espero que desta vez, pare nesta estratégia.
    Até agora, a minha conclusão é comprar sempre, pouco e ações diversificadas.
    Acredito que USIM5 e ELET3 ainda vão te dar muitas alegrias ao longo dos 100 anos pela frente.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que elas vão recuperar muito antes disso ID.
      É só a bolsa reagir.
      Se elas não reagirem ainda posso por para aluguel.
      No mundo das ações nunca se perde.
      Um abraço!

      Excluir
    2. ER,

      Se continuar com o bradesco, colocar ações para aluguel só se tiver mais 50K na ação =/, pelo menos foi o que me falaram mês passado e ta no site.

      Abrass

      Excluir
    3. CN, aonde que vc leu isso no site? Não estou encontrando...
      Valeu pela dica!

      Excluir
  9. ER, no site do bradesco vai na parte de homebroker>produtos>aluguel de ações, aí no final do site tem um item descrito como repasse ao doador, onde diz que o mínimo para ser doador é 50K.

    Este é um mal do bradesco, pois não encontrei em nenhum outro lugar um valor mínimo para se ser um doador.

    Abrasss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei! kkkk
      http://www.bradescocorretora.b.br/corretora/default.aspx?vgnextoid=fc765cc3b0403310VgnVCM1000003e2ad70aRCRD&vgnextchannel=fc765cc3b0403310VgnVCM1000003e2ad70aRCRD

      Já descobri o problema, CN... É que no Bradesco não se pode disponibilizar ações para aluguel via Home Broker, somente via mesa de operação. E via mesa de operação é caro mesmo.

      Um abraço e obrigado!

      Excluir
  10. como vc comprou e ta caindo, espera formar um suporte e reverter a tendencia de queda, ai vc compra no fundo mais, pra fazer uma media boa e reduzir os seus prejuizos ou maximizar os lucros a longo prazo

    ResponderExcluir