sexta-feira, 6 de abril de 2012

Dicas do Tio Eike de Economia Doméstica 3

Sacolinhas plásticas estão sendo banidas dos supermercados de São Paulo com a desculpa de ecologia.

Realmente essas sacolas plásticas agridem o meio ambiente. Mas porque esse combate ferrenho contra as sacolas? Porque não existe o mesmo interesse com o fim das garrafas PET, que além do meio ambiente ainda são uma das grandes responsáveis pelas enchentes?

Segundo o site Terra (link) a economia mensal com a suspensão da entrega das sacolas será de R$ 17,5 milhões.

Já que os supermercadistas estão "preocupados" com o meio ambiente, porque nós não damos o nosso apoio também?

Vamos deixar de comprar refrigerantes com garrafas PET descartáveis e substituir por retornáveis. Ou melhor, vamos nas feiras comprar frutas para fazer sucos. Bem mais ecológico que os refrigerantes (que agridem o meio ambiente na sua produção, contaminando rios).

Vamos deixar de comprar tantos produtos de limpeza e vamos substituir por vinagre e limão, que são historicamente bons higienizadores. Quem duvidar, pode procurar na internet que achará muita coisa a respeito. Assim deixamos de produzir tanto lixo com as embalagens.

Vamos deixar de comprar molhos de tomate e vamos produzir eles em casa. Serão mais saudáveis e teremos a certeza que serão de tomates mesmo (os produzidos industrialmente usam mais amido do que tomates na composição), economizando na embalagem.

Vamos deixar de comprar os supergelados e vamos fazer os congelados em casa (são fáceis de produzir. São pré-cozidos, portanto é só deixar eles em água fervente por 3 minutos e pronto!).

Muitas outras sugestões podem ser encontradas a partir do título "Freegan", que é um movimento que ganha força principalmente nos EUA e Europa, em que as pessoas se recusam a consumir, utilizando os conceitos "faça vc mesmo", reúso e reduzir consumo propriamente dito.

Claro que todas essas idéias sendo executadas ao mesmo tempo e sendo iniciadas de uma vez seriam inviáveis. É uma profunda mudança no estilo de vida.

Mas pense como um supermercadista: vc estará "salvando o meio ambiente", e economizando um bom dinheiro (a verdadeira motivação).

9 comentários:

  1. Isso é igual ao anuncio do Itau em relação ao papel usado para enviar extratos bancarios, Eles dizem que é para preservar a natureza, mas na verdade eles querem diminuir os gasto que tem com o papel e assim aumentar o lucro. Continue dando dicas Eike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nâo só reduzir custos com papel como reduzir custos com correios.
      Na verdade eu até tenho consciência ecológica evito consumir de bobeira. Mas eu vejo na cara cínica dos responsáveis por essas mudanças que a intenção é outra.
      Mas as dicas Freegans são interessantes.
      Um abraço Lord!

      Excluir
  2. Isso é uma grande verdade! O apelo ecológico é utilizado por ser politicamente correto, mas no fundo o objetivo é ganhar mais dinheiro!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que o povo é muito dócil IA...
      Eu fui no mercado e vi várias pessoas comprando as benditas sacolas reutilizáveis.
      O mercado está prejudicando as pessoas e elas o que fazem em troca? Aumentam o lucro dele.
      Aí como esperar que as coisas possam mudar?
      Empurram goela a baixo e o povo ainda agradece...
      Eu já não espero nada em relação ao coletivo e faço as coisas em busca do individual.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Tem café aqui?!

    Cara, fui ao supermercado hj e saí muito brava carregando 3 caixas! To com os ombros doendo até agora, tá na cara que isso é lobby dos supermercados e das fabricas de sacolas p arrecadarem mais dinheiro, viram que estavam perdendo uns trocados nas sacolinhas gratuitas.

    Vou ao super com sacola retornavel por ser mais pratico de carregar sem carro na volta, desde muito antes desse papo eco-chato, mas as vezes esqueço, nem sempre estou com carrinho, muito ridiculo isso, garrafa de refrigerante/água é muito mais poluente do que um saquinho que a maioria das pessoas reutiliza para armazenar lixo em casa. Agora temos que comprar saquinhos de lixo p colocar no banheiro, ou seja, quem está ganhando nessa? o planeta? claaaro

    bjs
    PS retirou os comments anonimos daqui?!?! era só para colocar em moderação, tive que criar um perfil :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só tem café como tem uma garrafa de 3 litros de big cola geladinha! (essa garrafa eu paguei R$1,80... muito bom! kkkk)

      Acredita que eu inventei uma sacolinha um dia desses para trazer cebolas para casa? Fiz assim: peguei 2 sacos do setor de feira. Enchi um de cebolas. Dei um nó. Aí coloquei o outro saco por cima e dei dois nós. Uni as pontas do segundo saco com um nó e zaz! Uma sacola prática e rápida! kkkkk

      Ainda não fiz uma pesquisa na internet em relação a substituir as sacolinhas em casa. Mas vou encontrar uma solução e postarei aqui numa outra reportagem.

      Kisses!

      Ps. Eu estou com blog a menos de 25 dias. Então ainda estou aprendendo a usar. Nem sabia que tinha esse bloqueio e já desbloqueei. Vc pode postar como anônima!

      Excluir
  4. não bebo coca :P não tem cerveja nessa bodega?!?!

    mantem os anonimos com moderação, tem uma opção de colocar alguns comentarios em moderação, se não me engano, estou meio traumatizada com blogs rsrsrs

    então, p usar em casa dá p fazer um saquinho com jornal, mas não é muito pratico e nem jornal leio, então não rola, estou comprando saquinho de rolo mesmo (facada)

    esses saquinhos da seção de feira logo vão dar um jeito de bloquear tb, tá todo mundo fazendo isso
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma sugestão de curto prazo é reutilizar o lixo.

      Parece um absurdo, mas não é.

      Podemos reutilizar as embalagens de margarina, por ex. para congelar o molho de tomate que vamos produzir em casa... kkkk

      Podemos usar as embalagens de leite como formas para gelo (ao invés de comprar barras de gelo) ou forma para produzir sabão em barra em casa (aproveitando, assim, o óleo produzido)

      Podemos usar as cascas dos orti-frutis para fazer compostagem e usar para adubo de nossas plantas frutíferas que iremos plantar nos nossos quintais, economizado com a compra de frutas... kkkk

      E por aí vai amiga!

      Excluir
    2. Eike, o que voce faz é parte do meu conceito de sobrevivencia e nao a matança de zumbi, coisa de malucos...

      tenho horta e galinhas em casa, então os restos de comida tem destino e sempre reuso tudo que posso,

      abraço

      victor fox

      Excluir