quinta-feira, 26 de abril de 2012

Série - Como ter uma aposentadoria sustentável - Parte IV

Aparentemente esse é um tema polêmico e que divide paixões. kkkkkkkkkkkk

O que eu demonstrei até aqui é que aquele conceito clássico de aposentadoria que é vc ficar de papo pro ar para o resto da vida é inviável ou precisa-se de uma quantidade muito grande de dinheiro.

Se para uma vida normal já é inviável, imagina para um estilo de vida excêntrico, cheio de carrões e panicats, como sugere o Pobretão.

O ponto que eu quero chegar é o seguinte: quer moleza, senta no pudim, amigo!

Não existe almoço grátis, como disse um economista. Quer vida boa, vai ter que ralar.

Ralar para criar o patrimônio e ralar para manter ele. Não existe segredo.

E além de ralar, a humildade é fundamental.

Tem muito investidor que acha que sabe tudo, chega a despresar formas variadas de investimentos.

Investimento ruim é aquele que vc perde dinheiro. Se vc ganha dinheiro ele é um bom investimento. Alguns são melhores, mas todos os investimentos que trazem mais dinheiro do que se coloca, é um bom investimento.

O ponto X deste planejamento (adoro o X... kkkkkkkkkk) é: aumentar a receita e reduzir as despesas. Quanto maior for a diferença entre as duas (a receita sempre tem que ser maior) melhor.

Se não ocorrer nenhum imprevisto, vou colocar a sugestão de como ter a aposentadoria sustentável no próximo post.

Obrigado a todos e até o episódio final dessa série!

20 comentários:

  1. Bem eu optei em comprar um apartamento e pagar a vista para não ter pagar aluguel e ter tranquilidade, Depois que o cara conseguir ter a IF é bom que ele tenha alguma atividade intelectual e fisica senã ele vai envelhecer rápido.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord, vc mandou bem. Se livrou do aluguel logo cedo, te dando tempo e dinheiro para investir.

      Uma das atividades que teremos quando chegarmos na IF é manter o patrimônio.

      A tentação será enorme. Para sair fazendo M****, vai ser facílimo. E depois vc viu, né? A renda fixa não segura patrimônio de ninguém sozinha.

      Claro que vai ser muito melhor. Caso vc decida somente gerir seu patrimônio, vc terá horário flexível, não terá que dar satisfação a ninguém (somente a vc seu conjuge, se tiver) e tomará decisões, sem ter que pedir licença.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Eu comprei um flat para alugar, paguei a vista pq na hora de financiar descobri que ele era enquadrado como imóvel comercial e os juros ficariam em quase 14&(meu teclado nao tem sinal de porcentagem) ano, mas se fosse enquadrado como residencial eu nem pensaria em financiar por 7.8 &/ano. Os juros estão muito baixos, vc deveria ter financiado e usado a grana no projeto da empresa ou escolhido pagadoras de dividendos que pagasse mais que o cobrado pelos bancos.

      Excluir
  2. Depois de aposentado,vou ficar com minhas leituras e irei à academia 2 vezes por dia ver as gostosas.Assim terei atividade física e mental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, vc só vai ter esse sossego todo se vc se aposentar pelo INSS... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. investimento ruim é aquele que vc perde dinheiro... acho que não é bem assim, investimento de risco é aquele que vc PODE perder dinheiro, mas não é necessariamente ruim, é apenas mais arriscado (obvio q tem os realmente ruins, tipo fazendas boi gordo), mas o retorno normalmente é elevado, questão de colocar na balança.
    A vida q alguns blogueiros colocam é um sonho, até pq acham q com 1M vão ter tudo isso, mas não é em assim, mas como falei no seu outro post, qdo o cara tem 100k acha q 1M é o maximo, até chegar lá e acordar p a realidade.

    Passei anos ouvindo da minha mãe p só gastar qdo tivesse 1M, depois passei a ouvir q era p gastar com moderação e batalhar p dobrar o patrimonio :P Agora q ela está doente diz p eu parar de guardar dinheiro e ir curtir a vida, que não tem isso de ficar economizando, até me proibiu de falar de dinheiro com meu pai, temos q conversar em codigos :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc Sabe o que é a IF, não é Etta Ostra? Fala que não é verdade? Trabalho continua. Agora vc não precisa mais fazer aportes, mas precisa manter a grana e fazer ela crescer.

      IF é só uma nova situação de trabalho e suor.

      Um abração!

      Excluir
    2. Trabalho nunca acaba Eike, se acabar é pq viramos estrelinha ;)
      Mas o suor é menor, nada q um ar condicionado não resolva! No meu caso são umas 3 horas por dia p me atualizar e o resto do tempo é p meus hobbies, baby, casa e maridão
      Mas tenho novidades, vou fazer aportes com salario dele, antes usava 20 a 30% p os trades, gastava os lucros p as contas e devolvia o inicial, agora não devolverei mais :D ele se animou a parar em 6 anos e resolveu mudar algumas coisas (teve motivos p mudar as coisas)
      Bjs

      Excluir
    3. Nada que uma dose de "motivação" não faça as pessoas tomarem uma decisão na vida... kkkkk

      3 horas por dia para se atualizar... Quem sabe um dia eu tenha conhecimento suficiente para chegar lá... kkkk

      Boa sorte para vc e seu maridão.

      Excluir
  4. Olá Eike!

    Ainda bem que não tenho pretensões muito loucas. Quero uma renda passiva que cubra meus gastos básicos, o resto dá pra ganhar fazendo um trabalho de vez em quando. Levo uma vida frugal e simples, então minha necessidade de dinheiro não é tão grande.

    Tb acho que investimento ruim é o que não rende. Não fico muito bitolado em achar o melhor, ficando na média, pra mim tá bom, me desgasto menos e curto mais, mesmo se isso tiver um preço.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corey, como seria essa sua renda passiva? E pensa em que? Fazer uns bicos para pagar o seu luxo?

      Um abraço!

      Excluir
    2. Assim: a renda passiva vinda dos investimentos (juros e dividendos) sustenta as despesas básicas e 2 ou 3 viagens por ano.

      Preciso trocar de carro? Quero fazer uma viagem mais cara? Preciso comprar alguma coisa mais cara? A inflação está impactando mais que o previsto? : arrumo um trabalho pelo período suficiente para bancar essa despesa.

      Acho que é uma boa saída. É mais ou menos a semi-aposentadoria que o ID fala.

      Abraço!

      Excluir
    3. Isso é meio perigoso Corey... O fato de vc ficar 5, 10 anos fora do mercado pode dificultar uma eventual volta ao trabalho. E se o mercado de trabalho estiver mais restrito por causa de uma eventual crise?

      Eu vou dar uma sugestão interessante no próximo post. Espero a sua opinião. Um abraço!

      Excluir
    4. Tem razão Eike, mas é esse exatamente o motivo de arrumar um trabalho de vez em quando. Dessa forma não ficamos muito tempo fora do mercado. Esse trabalho pode ser algo não relacionado com nossa atividade principal, pode ser algo mais simples e menos remunerado.

      Também não precisa ser um trabalho formal, sei lá, tem tantas maneiras de ganhar dinheiro!

      Aguardo sua sugestão!

      Corey

      Excluir
    5. Acho que entendi aonde vc quer chegar.

      Trabalhar somente para cobrir um imprevisto. Ou trabalhar para comprar algum luxo além do previsto. Aí vc vai trabalhar motivado (o perigo motiva as pessoas... kkk).

      A sugestão já está no forno, tá quase pronta, é só aguardar!

      Um abraço!

      Excluir
    6. Gostaria de trocar de carro, vou arrumar um trampo pra conseguir uns 20K. Nao e' tão fácil assim, a nao ser que esteja falando de ganhar salário mínimo.

      Excluir
    7. Exatamente Eike! Não tinha pensado na motivação, mas vc tem razão, rsrs!

      Anônimo:

      Sim, se precisar de 20k pra trocar de carro basta trabalhar 10 meses ganhando 2k, né?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Não existe investimento bom.
    Não existe investimento ruim.
    Existem investimentos melhores ou piores que outros investimentos...

    ResponderExcluir
  6. Em resumo...investidor bom...é investidor morto kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahuauhuahuahhauhuaa

      Lord Caçador matou a pau nesta !

      Conclusão brilhante !

      Excluir