terça-feira, 24 de abril de 2012

Série - Como ter uma aposentadoria sustentável - Parte III

Nesta parte quero comentar as planilhas colocadas na parte dois e espero comentários de todos, com críticas e idéias.

Penso nesse blog também como um laboratório para descobertas.

1º ponto: a referência sempre foi o valor de retirada de 5000 iniciais. Caso vc se contente com 1000 de retiradas iniciais, basta dividir todos os valores por 5.

2º ponto: é impressionante como uma inflação de 5%a.a. pode fazer um estrago descomunal na sua independência financeira.

3º ponto: eu, como muitos investidores, tinha a ilusão que bastava retirar toda a rentabilidade que eu teria renda inesgotável para toda a vida. Só que eu não contava com dois detalhes: a inflação obriga a vc aumentar as retiradas no decorrer do tempo e que a rentabilidade da renda fixa é constante.

4º ponto: esses cálculos, por mais otimista (ou pessimista, depende do ângulo que se olha) ele tem data final. Vamos supor que vc resolva viver um pouquinho mais... Aí vc terá um sério problema.

5º ponto: quanto menor a porcentagem de retiradas em relação a rentabilidade, maior é o tempo que o sistema permanece vivo.

6º ponto: mesmo vc retirando somente 40% da rentabilidade inicialmente, o sistema se esgota.

7º ponto: Se vc quiser deixar uma herança, vc precisa de um valor muito maior.

8º ponto: para eu ter a mesma renda que eu tenho atualmente (1400,00) eu precisaria de 280 mil para18 anos, 373 mil para 26 anos, 560 mil para 42 anos e 700 mil para 57 anos.

Aguardo palpites, opiniões e críticas! Um abraço a todos!

Independência financeira! Uhu!!!

22 comentários:

  1. Pô Eike você esta desanimando a galera!!! KKKKKK
    Chegar ao nível de ser independente financeiramente cedo (menos de 12 anos) só obtendo rentabilidades absurdas, mas correndo altissimos riscos, ou então ser bastante conservador e chegar ao objetivo em 25 a 30, o que também não é bom. A única solução (situação intermediária) é abrindo um negócio proprio, para não ter patrão e ganha mais, só assim poderemos ser conservadores com investimentos e ter mais paciência.
    -
    -
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor desanimar agora, do que descobrir essa realidade daqui a 18 anos... kkkkkkkkkkkkk

      Mas detalhe: até agora eu só estou supondo deixar todo o dinheiro parado na poupança. Com certeza existem alternativas melhores e mais rentáveis e produtivas.

      Nos próximos posts eu vou dar uma sugestão para a IF. é uma idéia, que pode ser melhorada com sua opinião, Lord... ;-)

      Excluir
  2. Veja bem, Eike
    Por que diabos alguém deixaria dinheiro na poupança? Em qualquer estágio da sua vida?
    Suas estimativas são tão ruins pq vc utilizou a poupança como base, que é um lixo que só às vezes ganha da inflação e não pode ser chamado de investimento sério.
    Poupança e titulos de capitalização são investimentos de analfabetos financeiros.
    SEria muito mais realista se vc fizesse tal estimativa com rendimentos do tesouro direto, atrelados à inflação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Max... Como é uma estimativa de longo prazo, a rentabilidade de 0,5% a.m. é bem realista (talvêz até otimista).

      Se a poupança fosse tão ruim assim, não haveria agora essa polêmica em querer abaixar sua rentabilidade. Hoje a poupança está ganhando na rentabilidade em vários fundos de renda fixa com alta taxa de administração.

      Excluir
    2. Oi max :)
      Eike, concordo com o max, utilizar a poupança não vale, até pq a pessoa estudou tudo sobre investimentos, passou 10, 20 anos investindo, para deixar o dinheiro na poupança depois? acho que não...

      De qq forma, penso q o melhor é atrelar maior valor de patrimonio com frugalidade e menores retiradas, se conseguir um hobbie rentavel melhor ainda.

      bjs

      Excluir
    3. Etta disse tudo.

      Hobby rentável, esse é o segredo.

      Eu, por exemplo, sou praticante de Jiu Jitsu, se conseguir, pegar a faixa preta, daqui uns 10 anos, hahahaha, e começar a dar aulas, vou fazer algo que gosto e ganhar uma graninha por fora.

      Tem várias formas de ganhar dinheiro com hobby, escrever um livro, por exemplo, dar aulas de surf, ser guia turístico, sei lá, é um caso a se pensar mesmo.

      Excluir
    4. Eike, 0,5%am só é bom se for de rendimento real, já descontando a inflação... Se for rendimento bruto, é um lixo, principalmente com uma estimativa de 5%aa de inflação!
      Esta polêmica atual é justamente porque a poupança NÃO PODE ficar boa, senão o sistema de financiamento interno do governo vai pra casa do chapéu...
      Ou seja, para os juros continuarem caindo, o rendimento da poupança deve cair antes...

      Excluir
    5. Oi, Etta
      Fico feliz que vc concordou comigo...
      Pior que poupança só titulo de capitalização, carne do baú e telesena...

      Excluir
    6. Max, deixa eu te dar uma má notícia...

      No longo prazo, NENHUM investimento em renda fixa vai dar mais do que a poupança dá hoje.

      E eu usei esse exemplo para demonstrar que aposentadoria daquelas que vc fica o dia inteiro de pijama vendo televisão é coisa do passado.

      Etta e Carioca, calma pessoal! kkk Nos póximos pots eu vou mostrar a minha sugestão de aposentadoria sustentável. Podem ficar tranquilos que vai entrar o Hobbie no meio... ;-)

      Excluir
    7. 1% aa real?
      Nenhum investimento de renda fixa vai dar mais do que 1%aa real de rendimento??????
      Fala sério! Vc acredita mesmo nisso?

      Excluir
    8. Eike, a longo prazo... não sabemos o que vai acontecer!
      Em 20 anos muita coisa já mudou, daqui mais 20 não tem como saber, nõ dá para garantir que RF vai dar mais ou menos q qq coisa.
      Um detalhe q os blogueiros esquecem é que estão fazendo previsão para daqui 20, 30 anos com base em estilo de vida e mercado financeiro de hj, podemos até imaginar, sonhar, mas nada disso é real, mais ou menos como prever rendimentos futuros com base em rendimentos passados, isso é ilusório. No máximo vão chegar a conclusão de que 1M não dá para sustentar 30, 40 anos de pijama em casa rsrsrs

      Excluir
    9. Max, existe até mesmo a possibilidade do rendimento da melhor renda fixa perder para a inflação. E Não é uma hipótese tão descartável assim (vide Japão).

      Etta Ostra James, na verdade para ter 50 anos de pijama, precisaria de 2,5 milhões. Mas é isso que eu vou colocar nos próximos posts, que não dá para esperar que é só ajuntar dinheiro que ele vai durar pela eternidade. Será necessário uma série de atitudes.

      Um abraço!

      Excluir
    10. Etta, eu estou batendo em muito senso comum dos blogueiros do brasil.

      Ninguém leva em conta o efeito da inflação sobre o patrimônio acumulado.

      Poucos usam o conceito do "ganho real".

      Ninguém considera que se vc não tiver um patrimônio ativo e se fizer retiradas, um dia ele acaba, mesmo tendo ganho real.

      Ninguém considera que na renda fixa o ganho será constante e os gastos tem um crescimento (por causa da inflação).

      Um abraço duplo!

      Excluir
    11. qdo se tem 100k a pessoa acha q 1M dá para ter uma vida de magnata, aí chega lá e descobre que não é bem assim, aí faz as contas e chega a conclusão q para se aposentar e ter uma vida simples precisa de 2,5 a 3M, aí qdo chega lá descobre que não é bem assim... rsrsrrs mas acho q 5M está de bom tamanho :P

      Excluir
    12. Eike,
      Vc está esquecendo do impacto da inflação nos investimentos... Quanto maior a inflação, maior o juros da renda fixa, elevado justamente para conter a inflação... E mais valorizam-se os titulos publicos indexados ao IPCa...
      E a inflação oficial não é a "sua" inflação... por exemplo, eu gastei menos nos últimos 12 meses do que nos 12 meses anteriores... Eu "deflacionei"... Mas meus títulos indexados ao IPCA renderam IPCA + juros "real" pactuado...
      Ou seja, sua avaliação está enviesada pelo lado contrário, esquecendo que existem vários mecanismos de proteção contra inflação (titulos atrelados ao IPCa, ações, ouro, investimentos no exterior, etc, etc, etc...)

      Excluir
    13. Etta... essa sua avaliação é perfeita! kkkkkk O povo (incluindo eu... kkkkkk) acha que ser milionário é a solução de todos os problemas...

      Max, vc está certo em muita coisa que vc disse, mas em nenhum momento contradiz o que eu falei no post 4 da série. Que de qualquer forma, teremos que trabalhar duro para manter o patrimônio, depois que conseguirmos a IF.

      Excluir
  3. Acho que pagar inss pelo mínimo para ter mais um salário vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, isso que vc colocou faz parte da sugestão de aposentadoria sustentável que eu vou por nos próximos posts.

      Não podemos nos dar o luxo de perder nenhuma oportunidade de aumentar os nossos ganhos mensais.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Qualquer dinheiro honesto que venha será bem recebido.

      Como disse um Imperador romano que criou imposto sobre as latrinas, dinheiro não tem cheiro.


      Dinheiro é PODER no nosso mundo, sem vira-se mendigo, sem dignidade, sem porra nenhuma.

      Por isso vale a pena lutar por ele de todas as formas.

      Excluir
  4. Eike, eu não sei quais são seus planos.

    Mas eu tenho pensado muito nos meus, e talvez comprar imóveis para aluguel seja uma boa para arrumar uma renda extra "vitalícia".

    Tenho pensado muito nisso tb.

    E outra, eu não tenho grandes pretensões, acredito que atualmente, se eu tivesse coisa de uns R$ 2.000,00 na mão, todo mês, sem ter muita dor de cabeça, seria uma boa, mas é claro que esse projeto daqui uns 10 anos já dobrou ou triplicou né?!

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quantia que vai servir para cada um é escolha pessoal. Eu não sei dirigir, nem pretendo comprar carro, acho mais prático e barato andar de táxi. Enquanto outros querem comprar BMW´s. eu não quero filhos, ando pensando em vasectomia. Alguns querem deixar algum conforto para os herdeiros.


      Como meu modo de vida será bem barato, poderei viver com 4 k tranquilamente num primeiro momento. O mais importante será parar de trabalhar para os outros. POis continuar a investir ainda será uma forma de trabalho, mas eu serei meu chefe.


      Após alguns anos, poderei comprar e alugar outros prazeres, como mansões, amantes, viagens pelo litoral brasileiro etc.

      Excluir
    2. Carioca, considerando inflação de 5%a.a., 2000 de hoje serão 3257,79. Mas terá o mesmo poder de compra dos 2000 atuais.

      Anônimo, isso que vc colocou também faz parte da minha sugestão!

      Obrigado a todos!

      Excluir