Aqui já considero a rentabilidade da renda fixa que receberei no mês + o provável aporte de R$900,00.
Poupança = R$29.729,87
Tesouro Direto = R$654,97
Renda Variável = R$0,00
Total = R$30.384,84
Rentabilidade Mensal % = +0,53
Rentabilidade Anual % = -2,68
Rentabilidade Histórica % = -2,68
Variação Patrimonial Mensal % = + 3,61
Variação Patrimonial Anual % = + 11,28
Variação Patrimonial Histórica % = + 11,28
Análise:
Primeiramente gostaria de colocar a minha insatisfação com o Tesouro Direto. Desde que eu comprei as minhas primeiras cotas em TD (dia 23/05/12) até agora, em pouco mais de 20 dias, tive uma perda de -5,5% . Para quem ouviu que esse era o mais maravilhoso investimento em RF, que era um milhão de vezes melhor que a poupança (né Max? kkkk) estou extremamente decepcionado.
Também preciso calibrar melhor o STOP. Na sexta eu comprei umas ações da PETR4 para fazer um trade rápido, a 18,20. Como é normal para Trades, coloquei o STOP. Mas eu trabalhei com uma margem muito estreita, a 17,90. Pois bem, a ação chegou a 17,83 e o STOP foi acionado. Mas no final do pregão essa porcaria de ação não disparou e fechou a 18,55? Teria ganho dinheiro se não fosse o bendito STOP.
Os aportes vão diminuir a partir do próximo mês. Já que eu coloquei internet em casa, vou pegar R$100,00 dos meus aportes e direcionar para a fornecedora de internet (Lixofonica ou Morto, o nome que vc achar melhor).
Muito obrigado a todos e até a próxima!
amigo, vai estudar!
ResponderExcluiré triste ler o q vc escreve, mostra total desconhecimento sobre ações, TD, investimentos...
100 reais de internet? absurdo! pago menos que isso por conexão muito melhor
Vc pode conseguir muito melhor em outro lugar. Nâo aonde eu moro.
ExcluirDepois eu acho hilário (senão ridículo) anônimo querer dar lição de moral em mim. Vai ver vc não tem R$10,00 na poupança e vem me dizer o que eu devo fazer? faça o meu favor!
Eike, querido, pode me chamar de chata, intrometida, repetitiva etc, mas...
ResponderExcluirVocê compra títulos do Tesouro Direto e fica acompanhando a "rentabilidade"? Pra que?
Para ter certeza que não estou sendo passado para trás... kkkkkkkkkk
Excluirkkkkkkk
ExcluirMas você sabe a diferença entre a rentabilidade do título e a marcação a mercado, né?
É o mesmo papo dos dividendos... kkkkkkkkkkkk
ExcluirEike, se sua ideia fir levar os títulos até o vencimento, a marcação a mercado só vai te estressar. Relaxa com isso.
ExcluirNão sei o que você quis dizer com o mesmo papo dos dividendos, mas não tem nada a ver...
Você tá acompanhando semanalmente a rentabilidade da carteira sendo q está praticamente tudo em poupança e tesouro direto. Não tem necessidade disso.
Quanto ao stop, primeiro quero deixar claro que trade não é pra mim. Prefiro investimentos mais automáticos. Mas, vamos lá. Você tem que ver a volatividade do papel na hora de setar o stop. Quantos % é normal o papel variar por dia? Botar um stop menor do que isso é pedir pra ter prejuízo...
É isso,
Aposentando em 2038
www.aposentandoem2038.blogspot.com.br
Tá madrugando, em 2038? kkkkk
ExcluirTudo bem que me avisaram que eu poderia ter rentabilidade negativa no TD, principalmente no começo. Mas 5% eu acredito ser exagerado.
Eu não estou totalmente em TD e Poupança, pois eu vou fazendo meus trades.
2038, me parece que existe um índice que mede essa volatividade, mas não sei qual é. Vc sabe?
Obrigado por tudo e Sucesso!
Po Eike, até a Elet6 subiu hein.... Que fase..,fiica só na poupança então
ResponderExcluirCom a internet é agora que eu vou começar e entender essa bagaça CF. E não sei não, estou sentindo que uma paulada está próxima a acontecer...
ExcluirPô, Eike
ResponderExcluirVc comprou após uma enorme alta... É normal baixar um pouco... Mas, se vc for levar o papel até o vencimento, vai ganhar exatamente a rentabilidade que vc aceitou na hora da compra... Nem mais nem menos... E vai ser muito maior que a poupança...
Salve Max!
ExcluirMe fala uma coisa Max, por acaso o governo vende o TD com ágio, por acaso? Ele vende por 220 um título que vale 200?
Maior que a poupança vai depender da conjuntura. A poupança Old tem uma regra fixa (só existe o risco de quebra de contrato, mas todos os investimentos tem esse risco) de 0,5% + TR e o TD depende da inflação, IR (que pode variar ao bel prazer do governo).
Eike,
ResponderExcluirSe vc quiser ver SEMPRE ver o tesouro direto no positivo, vc tem que investir no LFT.
http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2011/10/como-montar-uma-reserva-de-emergencia.html
Os demais títulos podem variar até o vencimento, negativamente.
Esta estimativa semanal sua vai te pirar o cabeção um dia desses...rs
abs!
Tá certo que eu caí de para-quedas no mundo do investimento, que teria que ter estudado e nhemnhemnhem... Mas se eu fosse estudar para depois investir, eu só começaria depois da copa... Posso perder um trocados agora, mas estou ganhando muito tempo com isso.
ExcluirEu ainda não tive tempo de ler os seus posts sobre independência financeira. Mas ao bater o olho, me pareceram muito bons. Só de fazer um "check list" para independência financeira, já é muito bom.
Eu acho que já estou entendendo o TD, ID. E não gostei. Só seria válido depois de ter muita grana. Só é um bom negócio se vc manter ele até o final. E no meu caso, eu tenho certeza que vou ter problemas, pois duvideodó que o Tesouro não vai fazer caca até 2035 que é o vencimento do título mais curto.
O bom da gestão semanal é que eu sou obrigado a aprender bem mais rápido. Assim uma m**** não se mantém por muito tempo. kkkkkkkk
Um abraço!
TD é para prazo de 2 anos ou mais. Olhar todo dia o preço do TD vai te levar a loucura. Eu olho de mês em mês só por causa do blog. Se dependesse de mim eu nem olhava. Se não suporta ter TD no campo negativo, compre LFT, conforme o ID falou.
ResponderExcluirAbraços
AdP, o bom de fazer o controle semanal é que estou aprendendo rápido e estou modificando rápido o que não funciona.
ExcluirTudo bem, eu vou esquecer o TD que eu já comprei, mas não pretendo comprar mais. kkkkk
Um abraço!
Pois eu acho que é justamente essa gestão semanal que está te levando a fazer caca...
ExcluirMas Fernanda, eu fiz quase tudo certo no trade da petr4. Eu só errei na dose do STOP.
ExcluirE stop tem dose certa?
ExcluirSe fosse tão simples comprar, colocar o stop perto do suporte e depois vender com lucro, não acha que todos já estaríam ricos?
A questão não é fazer tudo certo ou errado, mas sim pensar se isso realmente funciona ou não.
Eike, estou com a Fernanda nessa. E digo mais, o problema é que sempre tem alguma coisinha.
ExcluirPrimeiro a internet de 50 centavos, depois a impressora, depois o stop mal calculado, depois a internet vai cair na hora de vender, o chefe vai chamar bem na hora, o mercado não vai se comportar como deveria etc etc etc.
Enfim, recomendo fortemente o livro "O investidor inteligente", do Graham. Vale cada centavo e vc provavelmente vai abrir seus olhos para outras formas de investimento.
É Eike, tenho que concordar com o pessoal.
ExcluirFernanda está certo e o A2038 tem razão. Estude.
Não se ganha experiência acompanhando as oscilações. Se ganha experiência adquirindo conhecimento e aprendendo com os erros, seja o erro seu ou dos outros. Além disso, a disciplina e o sangue frio também conta muito.
Abraços
Oi Eike
ResponderExcluiracho melhor fazer acompanhamento mensal, semanal de TD é besteira, variações são normais.
booa semana por aí
bjs
Grande Ostra! Parece que a bolsa vai bombar essa semana, em? A Grécia parece que se acertou!
Excluirvamos ver Eike
Excluiracho q sr mercado queria Grecia fora do Euro e com isso injeção de dinheiro fácil, vamos esperar p ver
futuros em leve alta nesse momento: http://money.cnn.com/data/premarket/
ExcluirEu estou na espectativa. Se as bolsas bombarem, eu vou entrar em Petr4, LLXL3 e PDGR3. O que acha?
Excluirnão acho nada!!! mas se as bolsas bombarem... vc não tinha q ter entrado antes? rsrsrs
Excluir:P
vai entrar em LP?
só posso dizer q não gosto de "X" ou PDGR, apesar de serem interessantes p trades.
boa sorte
bj
Mas vc falou tudo agora Ostra! Eu quero ser um Treideiro! kkkkkkkkkk
ExcluirQue mané LP! kkkkkkk É comprar, valorizar, vender! ;-)
Beijos Ostra, vc é um barato!
Já ouviu a expressão "cemitério de malandro"?
ExcluirAnônimo, eu vou tentar. Mas eu posso te garantir que eu sei quando parar. Se eu levar um festival de ferros, eu não vou continuar com isso.
ExcluirUm abraço.
Por curiosidade, então, poderia dizer em que momento você decidiria parar?
ExcluirE, caso decida parar de fazer trades, o que fará com seu dinheiro?
Eike, vc sabe o q esta fazendo e a $$ é sua, então só posso te desejar, novamente, boa sorte
ExcluirBjs
Anônimo, nem penso nessa hipótese. O único plano B que eu tenho é deixar a RV.
ExcluirE por que não pensa em comprar ações de boas empresas, por bons preços, para o longo prazo (coisa de 15 a 20 anos)?
ExcluirEike Rico,
ResponderExcluirStop loss é assim mesmo. Você entrou pra especular então não poderia se dar ao luxo de contar com a hipótese de tomar um prejuízo grande.
Mas o importante é você saber onde o mercado costuma raspar esses stops (bem perto ou pouco abaixo dos suportes) e jogar um pouco mais abaixo. Isso não é uma regra, cada papel deve ser estudado separadamente.
Abcs, bons negócios
Posso estar sendo exagerado, mas vou trabalhar com 5% de STOP.
ExcluirVamos ver no que vai dar, FI.
Um abraço, sucesso.
Eike,
ExcluirVai depender mais do ponto do que os 5%. Tem que puxar o gráfico de cada papel e ver se está bom pra comprar ou vender, e ainda se o ponto é bom pra operar. A maioria das vezes, na minha opinião, o ponto não é bom, não trás segurança e o risco x retorno é ruim.
Abcs, sucesso nos negócios
Eike, lembra que qd vc comprou os titulos eu brinquei dizendo que vc tinha comprado RV e não RF. Esses títulos com prazo mais longo dependem do humor do mercado. Portanto e normal eles variarem muito no CP.
ResponderExcluirO importante e vc ter uma estratêgia bem definida na sua cabeça e ter sangue frio para suportar sem sofrimento essas variações.
O meu susto Sandman foi a porcentagem de queda. 5,5% não é pouca coisa. É praticamente um ano rentabilidade de poupança.
ExcluirPara quem está acostumado a ver a RF como algo linear e constante, é de arrepiar... kkkkkkkkk
Um abração Sandman!
Eike,
ExcluirEsqueça esse dinheiro do TD, e não invista mais se não for o seu perfil.
TD só vale a pena para resgate no prazo ou próximo do prazo.
Há títulos de prazo menor que 2035, e com rentabilidade pré-fixada bem acima da poupança velha e da nova.
PF, o que eu percebi que TD é isso mesmo: comprar e esquecer. Só vale a pena resgatar na data.
ExcluirMas é complicado acreditar que não vai haver calote até 2045...
Um abraço!
Eike;
ResponderExcluirMuita hora nessa calma [2]!
O Td é assim mesmo, esse mês mesmo, com certeza minha "rentabilidade" será negativa, mas na realidade não é nada disso, a rentabilidade será a mesma já que não venderei antes. O TD é o tipo de investimento que pode assustar quem deseja saber exatamente quanto está ganhando. Pra isso só se for LFT que acompanha a Selic.
Entendo como vc se sente, bate um desânimo ao constatar que está tudo dando "errado" e indo contra o planejado.
Abração!
Corey
Uma alternativa mais "palpável" são os cdbs, o Sofisa oferece 2 cdbs equivalentes às ntnbs, com rentabilidade até melhor que a própria nota do tesouro. Num cdb desse vc sempre sabe quanto está ganhando e não ocorrerá deflacionamento do valor, porém tem outros riscos envolvidos. Fica a dica.
ExcluirAh! Se der, tire a captcha.
Oi Eike beleza?
ResponderExcluirEu também faço acompanhamento semanal, ja estou acostumado a fazer assim a mais de 5 anos, em relação ao tesouro direto, eu não compro, pois o meu objetivo é acumular patrimônio e prefiro ações, mesmo que o risco seja maior.
Um abração.
Lord.
O pessoal falava tão bem do TD que pensei que fosse uma maravilha. Ainda bem que não coloquei muito dinheiro nisso... kkkk
ExcluirAbração Lord!
Eike, dá uma olhada no podcast de hoje. Foi sobre TD: http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mauro-halfeld/MAURO-HALFELD.htm
ResponderExcluirVou ouvir sim, obrigado pela dica anônimo!
ExcluirEm resumo: o TD tem que segurar até o final. É bom saber.
Excluir