quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Fato Relevante - 17/12/2015 - O Futuro.

Futuro do brasileiro não esquerdovisky.

Seguindo os acontecimentos políticos desse ano e as consequências possíveis, inicio um planejamento e execução de gestão patrimonial em que estou preocupado em ganhar dinheiro, mesmo que o país se torne uma Venezuela ou uma Grécia.

Com a perda do grau de investimento pela segunda agência, a certa saída do Joaquim Levy no ministério da fazenda, a definição do rito do impeachment favorável à presidente Dilma e o completo desleixo com que esse governo trata a gestão, é praticamente impossível que isso tudo não acabe em meleca.

É muito claro que esse governo não leva nada a sério (e nem levará). A esperança seria o impeachment. O Temer está longe de ser o "Salvador da Pátria", mas a situação é tão ruim, mas tão ruim, que no entendimento do mercado, QUALQUER PORCARIA é melhor do que esse governo. Porém o rito definido pelo Supremo é favorável à presidente. A comissão da câmara precisará ser refeita, os votos serão abertos e quem vai definir o futuro do impeachment será o senado (em que 1/3 dos votos serem pró governo não é impossível de se conseguir). Portanto, a chance dela escapar é grande.

Agora, ela escapando e ficando certo a permanência dela na presidência até 2018, alguém duvida que o país se tornará ingovernável? O PSDB perder de novo será humilhante demais. Até a pessoa mais humilde não aceitaria isso. A Dilma vai ter dificuldades para aprovar até a compra de uma bala de canela.

Bolsa de valores só é viável para trades, pois agora, se é que ainda tem, os investidores institucionais internacionais terão que sair em sua grande maioria, por agencias de riscos nos colocarem em grau especulativo. Dívida interna será paga, pois na pior das hipóteses, é só fabricar dinheiro. Mas a inflação vai subir nesse caso e o Imposto de Renda vai comer todo lucro - se não virar prejuízo. A dívida externa pode se tornar uma grande renegociação - e grandes perdas.

Pois é... Estou tentado em comprar dólar em espécie. Mas não sei, estou pensando...

domingo, 6 de dezembro de 2015

Prestação de Contas - Patrimônio Novembro/2015

Agora está do jeito que o Diabo gosta!!!!
 
 
Descrição da diversificação patrimonial:
 
Poupança Antiga e Nova
 
Ações: PETR3, CMIG4, ELPL4, ABEV3, OIBR3
Fundos: BOVA11 Tesouro Direto: Tesouro IPCA+ 2019 (NTNB Princ), Tesouro IPCA+ 2035 (NTNB Princ), Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2020 (NTNB), Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2035 (NTNB), Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2045 (NTNB), Tesouro Prefixado 2017 (LTN), Tesouro Prefixado 2021 (LTN), Tesouro Selic 2021 (FLT) (NEW)

FII: AEFI 11, XTED11, FFCI 11
 
Aporte: R$ 844,56 Total = R$ 80.413,02

Rentabilidade Mensal % = - 3,48 %
Rentabilidade Anual (2015) % = - 7,34 %
Rentabilidade Histórica (desde jan/12) % = - 9,08 %  

Variação Patrimonial Mensal % = - 2,49 %
Variação Patrimonial Anual (2015) % = + 21,21 %
Variação Patrimonial Histórica (desde jan/12) % = + 194,28 %
 
Obs. o atraso na apresentação dos dados foi por motivos de força maior e por maior foco em entender o que está acontecendo nesse país e decidir os próximos movimentos. Desculpe.